Petrobras . Blog Fatos e Dados

home

Blog Fatos e Dados

home

Recebemos maior prêmio da OTC e destacamos importância das nossas parcerias no pré-sal

04.Mai.2015

otc-premio.jpg

A diretora da nossa área de Exploração e Produção, Solange Guedes, recebeu na noite de ontem (3/5), o prêmio OTC Distinguished Achievement Award for Companies, Organizations and Institutions, reconhecimento mais importante que uma empresa de petróleo pode receber na qualidade de operadora offshore. A cerimônia de premiação ocorreu durante jantar em Houston, Estados Unidos, na Offshore Technology Conference (OTC), maior evento do mundo dedicado à área de exploração e produção de petróleo no mar.

Em seu discurso de agradecimento, Solange Guedes destacou a importância do reconhecimento para o nosso corpo técnico e da parceria com sócios, e o papel destacado dos fornecedores e da comunidade acadêmica. “A exploração e produção do pré-sal tem sido uma missão desafiadora, que estamos desempenhando em estreita colaboração com nossos parceiros, com os fornecedores e com a comunidade técnica e científica. Este prêmio é resultado do trabalho conjunto, baseado em uma ampla rede de cooperação”, disse.

Ela ressaltou que, apenas oito anos após o anúncio da descoberta do pré-sal, a nova província petrolífera já responde por mais de 20% da nossa produção de petróleo no Brasil.

Após enumerar algumas tecnologias que nos levaram a conquistar o prêmio, a executiva destacou que todo o dióxido de carbono produzido no pré-sal está sendo reinjetado. “Com isso, evitamos a emissão de 1 milhão de toneladas de CO2”, contabilizou, lembrando que a iniciativa aumenta o volume de petróleo extraído dos campos. (...)

Ver post completo

Conquistamos o maior prêmio da indústria mundial de óleo e gás

03.Mai.2015

otc-blog-conquista.jpg

As tecnologias de ponta desenvolvidas pelo nosso corpo técnico foram reconhecidas pelo prêmio mais importante da indústria mundial de óleo e gás pela terceira vez. Uma distinção que poucas empresas possuem e um patrimônio científico que será utilizado por petrolíferas do mundo todo. Mais que um prêmio, o OTC Distinguished Achievement Award 2015 é um reconhecimento à inovação e talento brasileiros.

Conheça as tecnologias premiadas do pré-sal em www.petrobras.com.br/tecnologiasdopresal.

Ver post completo

Festival Cine PE chega à 19ª edição em Recife

02.Mai.2015

cine-pe.jpgComeça neste sábado (2/5) o Cine PE, festival que conta com nosso patrocínio desde 2001 e que traz algumas novidades nesta 19ª edição. Este ano, o evento muda de endereço e volta para o clássico Cinema São Luiz, onde foi realizado em seu lançamento, em 1997. Os longas de ficção e documentários voltam a competir juntos, na Mostra Competitiva de Longas-Metragens, que reúne sete filmes nacionais e estrangeiros, com diversas estreias no Brasil, entre elas aguardadas produções pernambucanas.

A Mostra Competitiva de Curtas-Metragens Pernambucanos apresenta sete filmes e a Mostra Competitiva de Curtas-Metragens Nacionais, nove. Fora de competição e em sua primeira exibição no Brasil, “O Exótico Hotel Marigold 2” abre o evento, com a presença do diretor inglês John Madden. (...)

Ver post completo

Destacamos as tecnologias do pré-sal na Offshore Technology Conference 2015

01.Mai.2015

premio-otc.jpgParticiparemos, de 3 a 7 de maio, em Houston, nos Estados Unidos, da Offshore Technology Conference (OTC), o maior evento do mundo dedicado à área de exploração e produção de petróleo no mar. Na edição deste ano, receberemos o prêmio OTC Distinguished Achievement Award for Companies, Organizations, and Institutions, reconhecimento mais importante que uma empresa de petróleo pode receber na qualidade de operadora offshore. Estarão presentes na conferência a diretora Solange Guedes (Exploração e Produção) e os diretores Hugo Repsold (Gás e Energia) e Roberto Moro (Engenharia, Tecnologia e Materiais).

Nossa participação no evento começa no domingo, dia 3 de maio, com o jantar de premiação, a partir de 17h30. Fomos escolhidos em reconhecimento ao conjunto de tecnologias desenvolvidas para a produção da camada pré-sal e o prêmio será recebido pela diretora Solange Guedes.

Na segunda-feira (4/5), às 14h, o ministro brasileiro de Minas e Energia, Eduardo Braga, e os diretores Solange Guedes, Hugo Repsold e Roberto Moro visitarão nosso estande na feira. O espaço contará com conteúdos audiovisuais e interativos sobre as nossas tecnologias pioneiras para a exploração e produção no pré-sal. (...)

Ver post completo

Assembleia de acionistas elege novos membros dos Conselhos de Administração e Fiscal

30.Abr.2015

edise.jpgForam eleitos na tarde da última quarta-feira (29/04) os novos membros dos nossos Conselhos de Administração e Fiscal. Os nomes dos conselheiros foram definidos pelos acionistas – para mandato de um ano – em Assembleia Geral Ordinária realizada na nossa sede, no Rio de Janeiro.

Na ocasião, também foi realizada Assembleia Geral Extraordinária para deliberar sobre outros temas. Confira os eleitos pelos acionistas e as deliberações das assembleias:

Assembleia Geral Ordinária

I. Eleição dos Membros do Conselho de Administração, como segue:

Conselho de Administração

Eleitos pelo Acionista Controlador
Sr. MURILO PINTO DE OLIVEIRA FERREIRA
Sr. ALDEMIR BENDINE
Sr. LUCIANO GALVÃO COUTINHO
Sr. LUIZ NELSON GUEDES DE CARVALHO
Sr. LUIZ AUGUSTO FRAGA NAVARRO DE BRITTO FILHO
Sr. ROBERTO DA CUNHA CASTELLO BRANCO
Sr. SEGEN FARID ESTEFEN

Eleito pelos Acionistas Minoritários Detentores de Ações Ordinárias
Sr. WALTER MENDES DE OLIVEIRA FILHO

Eleito pelos Acionistas Detentores de Ações Preferenciais
Sr. GUILHERME AFFONSO FERREIRA  

Representante dos Empregados da Petrobras
Sr. DEYVID SOUZA BACELAR DA SILVA

II. Eleição do Sr. MURILO PINTO DE OLIVEIRA FERREIRA como Presidente do Conselho de Administração, nos termos do artigo 18 do Estatuto Social da Companhia.

III. Eleição dos membros do Conselho Fiscal e respectivos suplentes, como segue: (...)

Ver post completo

Concluímos poço na Bacia de Sergipe e batemos recorde de profundidade de água na costa brasileira

29.Abr.2015

recorde-perfuracao.jpgConcluímos a perfuração do poço 3-BRSA-1296-SES (nomenclatura ANP), em águas ultraprofundas da Bacia de Sergipe, na concessão BM-SEAL-10, bloco SEAL-M-499.

Os resultados dos testes confirmaram a presença de petróleo leve (de maior valor de mercado) e boas condições de porosidade e permeabilidade dos reservatórios.

A perfuração do poço atingiu a profundidade final de 6.060 metros. O poço está localizado a 94 km da cidade de Aracaju (SE), a 10 km do poço descobridor, em profundidade de água de 2.988 metros. Essa profundidade representa um novo recorde na perfuração de poços marítimos na costa brasileira.

Este é o terceiro poço de extensão na área de Moita Bonita, descoberta em agosto de 2012, e integra o projeto exploratório da Bacia de Sergipe-Alagoas em águas profundas. (...)

Ver post completo

Brasileiros conquistam campeonato e vice no Pan-Americano de judô

28.Abr.2015

judo-masculino.jpgAs equipes masculina e feminina de judô do Brasil, que contam com nosso patrocínio, conquistaram as medalhas de ouro e prata, respectivamente, no Campeonato Pan-Americano de Judô de 2015, disputado em Edmonton, no Canadá. Os judocas brasileiros terminaram a competição com um total de 17 medalhas, sendo nove ouros, sete pratas e um bronze. No quadro de medalhas, o Brasil saiu do campeonato com o primeiro lugar geral.

A equipe masculina sagrou-se campeã após vencer a equipe de Cuba em quatro dos cinco confrontos da final. Enquanto as meninas do Brasil chegaram ao vice-campeonato depois de duas vitórias e três derrotas para o Canadá.  As finais foram disputadas no último domingo. (...)

Ver post completo

Pedimos para ingressar como assistente do MPF nas ações da Lava Jato

27.Abr.2015

Informamos que protocolamos, no dia 24/04, pedidos de ingresso como assistente do Ministério Público Federal nas sete ações penais decorrentes da “Operação Lava Jato”, nas quais somos vítima. Essas ações estão em curso na 13ª Vara Federal de Curitiba (PR).

Com essa medida, a Petrobras, que vem colaborando com as autoridades públicas, pretende atuar de forma mais incisiva na busca da reparação do seu prejuízo, visto que a sentença penal condenatória poderá garantir indenização pelos prejuízos oriundos dos delitos.

Estamos tomando todas as medidas junto às autoridades brasileiras para reparar os danos sofridos em função dos atos ilícitos denunciados no âmbito da “Operação Lava Jato”.

Ver post completo

Vamos em frente

27.Abr.2015

A divulgação das demonstrações contábeis de 2014 representa um ponto de virada para a nossa empresa, diante dos desafios que temos enfrentado nos últimos meses, porque reforça o compromisso com a transparência de nossas atividades e impulsiona iniciativas futuras baseadas neste novo contexto, como uma abertura maior aos mercados internacionais e o aumento da confiança de nossos investidores. Para que a empresa continue operando com excelência, estamos nos empenhando para superar nossos obstáculos com trabalho e resultados.

O presidente Aldemir Bendine explica a importância da divulgação de nossas demonstrações contábeis de 2014:

Em 2014, segundo as demonstrações contábeis, tivemos um prejuízo de R$ 21,6 bilhões, principalmente em decorrência da perda por desvalorização de ativos (impairment) e da baixa decorrente de pagamentos indevidos identificados no âmbito da Operação Lava Jato. Ainda assim, apresentamos uma série de resultados operacionais positivos, que demonstram a nossa sustentabilidade. Destacam-se entre eles: (...)

Ver post completo

Festival de música celebra restauração de espaço cultural no Rio

25.Abr.2015

casa-choro.jpgA partir deste sábado (25/4), o Rio de Janeiro sedia o VI Festival Nacional do Choro, evento que celebra a inauguração do primeiro centro de referência do gênero musical no estado. A festa, que vai se estender até a Praça Tiradentes, no Centro do Rio, reunirá 20 grupos do Brasil e do exterior.

Localizada na Rua da Carioca, a Casa do Choro contará com oito salas de aula, estúdio, centro de pesquisa e auditório para shows e palestras. Construção erguida no início do século XX, com características semelhantes às dos templos mouros (daí o apelido “mourisquinho”), o prédio histórico é tombado pelo INEPAC e foi cedido pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro para o Instituto Casa do Choro. O imóvel, que segundo pesquisas foi construído por volta de 1902, estava em ruínas e foi totalmente restaurado, contando com nosso patrocínio.

O espaço é administrado pelo Instituto Casa do Choro, sob a presidência da compositora e cavaquinista Luciana Rabello, e vice-presidência do compositor, arranjador e violonista Mauricio Carrilho. O instituto é responsável pela Escola Portátil de Música (EPM) que, desde o ano 2000, já ofereceu conhecimento musical através da linguagem do choro para mais de 10 mil estudantes e, atualmente, mantém cerca de 1.100 alunos matriculados nas oficinas que acontecem na UNIRIO. (...)

Ver post completo