Petrobras . Blog Fatos e Dados

home

Blog Fatos e Dados

home

Processamento de diesel em unidades de hidrotratamento bate recorde mensal

30.Out.2014

Atingimos recorde mensal de processamento em unidades de hidrotratamento de diesel nas nossas refinarias no Brasil. A carga processada em setembro foi de 104 milhões de litros por dia, em média, o que representa um volume de 2 milhões de litros superior ao recorde mensal anterior, obtido em junho de 2014.

O resultado atingido reafirma nossa busca contínua pelo aumento da eficiência operacional das refinarias, com excelência na gestão integrada do sistema de abastecimento, contribuindo para a redução das importações desses derivados. A marca foi alcançada respeitando os princípios de Segurança, Meio Ambiente e Saúde que norteiam nossas ações.

Veja mais

Esclarecimento sobre contratação de empresas independentes

30.Out.2014

Leia o esclarecimento que divulgamos nesta quinta-feira (30/10):

Em relação a matérias publicadas na imprensa, a Petrobras confirma a contratação de duas empresas independentes especializadas em investigação, uma brasileira (Trench, Rossi e Watanabe Advogados) e outra americana (Gibson, Dunn & Crutcher LLP), com o objetivo de apurar a natureza, extensão e impacto das ações que porventura tenham sido cometidas no contexto das alegações feitas pelo ex-diretor Paulo Roberto Costa, bem como apurar fatos e circunstâncias correlatos que tenham impacto material sobre os negócios da companhia.

Veja mais

Tarde de autógrafos com piloto da Williams movimenta o 28º Salão Internacional do Automóvel de São Paulo

30.Out.2014

Uma tarde de autógrafos com o piloto Felipe Massa, da escuderia Williams Martini Racing, no dia 5 de novembro, será um dos nossos destaques na 28ª edição do Salão Internacional do Automóvel de São Paulo. O evento acontece até 9 de novembro.

No nosso espaço, os amantes do esporte motor poderão experimentar dois simuladores de última geração. No simulador da mais importante categoria do esporte motor, o participante poderá sentir a experiência de pilotar um carro de corrida e concorrer a 20 pares de ingressos para assistir ao Grande Prêmio Petrobras do Brasil de Fórmula 1, em Interlagos. Em outro simulador, é possível pilotar um carro da Copa Petrobras de Marcas em uma prova virtual, tudo montado dentro do chassi de um Mitsubishi Lancer adaptado especialmente para esse fim.

Os participantes no evento poderão ainda conhecer antecipadamente o troféu, inspirado em uma plataforma de petróleo, que será entregue ao primeiro colocado do Grande Prêmio, no dia 9 de novembro, em São Paulo. Será possível também consultar a eficiência energética de seus carros, segundo o Programa Nacional da Racionalização do Uso dos Derivados do Petróleo e do Gás Natural (Conpet). (...)

Veja mais

Petrobras é a marca mais lembrada pelos consumidores na categoria 'Combustível'

29.Out.2014

A Petrobras é a marca de combustível mais presente na memória do consumidor brasileiro na categoria 'Combustível'. O reconhecimento aconteceu durante o Folha Top of Mind, principal prêmio de brand awareness (percepção de marca) no Brasil, entregue na noite de segunda-feira (27/10).

Realizado desde o início da década de 1990, o Datafolha vai às ruas a fim de descobrir quais marcas são as mais lembradas pelos brasileiros em dezenas de categorias de produtos e serviços. O levantamento, conhecido por ser o mais abrangente na área, foi produzido em cerca de 170 cidades brasileiras junto à população com 16 anos ou mais, totalizando mais de 5.600 entrevistas.

Em cerimônia realizada no HSBC Brasil, em São Paulo, o nosso prêmio foi entregue a Marcos André Costa, gerente de Comunicação Institucional da nossa Regional São Paulo-Sul. “É a 11ª vez que a Petrobras conquista o prêmio Top of Mind, na categoria 'Combustível'. Esse é o típico reconhecimento que orgulha a toda a força de trabalho da companhia. Trata-se de um esforço compartilhado com nossos fornecedores e também com a Petrobras Distribuidora e seus revendedores. É a confirmação de um trabalho aderente à Visão de Futuro 2030 da empresa, de ser a marca preferida pelos públicos de interesse", declarou Costa.

Veja mais

Módulos da plataforma P-66 seguem rumo ao estaleiro integrador

29.Out.2014

Estão prontos e embarcados na balsa São Tomé os primeiros módulos da P-66, que foram construídos na Fábrica de Módulos do Consórcio Tomé Ferrostaal, localizada no Porto de Maceió, em Alagoas. Os módulos de processamento de óleo (M08) e de processamento de óleo e tratamento de água produzida (M10) seguirão viagem até o Estaleiro Brasfels, em Angra dos Reis, no Rio de Janeiro, com saída prevista para amanhã (30/10). A previsão de chegada da Balsa São Tomé ao seu destino é 12 de novembro. A balsa São Luís transportará os módulos de lançadores, recebedores e manifolds (M09A e M09B) até o final de novembro.

O Estaleiro Brasfels, localizado em Angra dos Reis (RJ), foi contratado para realização da integração da P-66 e da P-69. A integração inclui a operação de içamento e montagem dos módulos sobre o casco e as interligações e testes dos módulos entre si e com os sistemas do casco. O casco da P-66 encontra-se em fase de testes finais no Estaleiro Rio Grande 1 (ERG-1), localizado em Rio Grande (RS), e seguirá ainda em novembro também para Angra dos Reis. (...)

Veja mais

BR Mania comemora 20 anos com promoções e lançamentos

29.Out.2014

As lojas de conveniência BR Mania chegam aos 20 anos de sucesso com muitos motivos para comemorar: única franquia do segmento a deter o Selo de Excelência da Associação Brasileira de Franchising (ABF) em 2014, a rede acaba de atingir a marca de 1.000 unidades em postos Petrobras de todo o país. E busca fidelizar o consumidor com a promoção “Bons Momentos BR Mania Viram Histórias”, que até 15 de novembro vai distribuir 300 câmeras digitais wi-fi e 60 mil brindes instantâneos em cupons premiados na Linha Burger.

É a maior campanha já realizada pela rede e acontece junto com outra ação interativa voltada para o público: um concurso cultural com o tema “Momento BR Mania”, que premiará vinte fotografias com câmeras digitais wi-fi. O regulamento está disponível em https://bonsmomentosbrmania.com.br/regulamento.

Lançamentos – Nas prateleiras, já estão disponíveis dez novos produtos da linha de food service – como sanduíches da Linha Burger, empanadas argentinas, feijoada completa, bolos caseiros e pudim de leite – que diversificam ainda mais o mix da BR Mania (agora são 150 itens com marca própria) e buscam aumentar o ticket médio.

Para o diretor da Rede de Postos de Serviço da Petrobras Distribuidora, Luis Alves de Lima Filho, a BR Mania já se consolidou na preferência do consumidor: “Além de qualidade e variedade nos produtos, com destaque para a linha de food service de marca própria, as lojas têm espaço para serviços exclusivos, como a BR Mania Padaria e o BR Mania Café. O atendimento e o clima acolhedor completam a receita do sucesso”, explica.

Veja mais

Conheça nossas novas fronteiras exploratórias: Costa Leste e Margem Equatorial

28.Out.2014

Nós trabalhamos sempre pensando no futuro. Hoje, temos uma curva de produção de petróleo que vai contemplar o país durante um longo tempo. Isto é fruto dos resultados que obtivemos nas Bacias de Santos e Campos, no Pré-sal.

Mas já estamos pensando além, em novas fronteiras exploratórias no litoral do país. Temos duas grandes áreas de fronteira: a Costa Leste, que vai da Bahia até Pernambuco, e a Margem Equatorial, que vai do Rio Grande do Norte até o Oiapoque.

Uma área de fronteiras exploratórias não tem poços perfurados (ou muito poucos), São áreas onde o conhecimento é pequeno ou nenhum. Trabalho para nossos geofísicos e geólogos. Confira o nosso vídeo da série “Petrobras de Perto”: Novas fronteiras exploratórias.


Veja também:
-
Saiba mais sobre as carreiras de geofísico e geólogo.

Veja mais

Primeiro poço de Libra confirma descoberta de petróleo

27.Out.2014

Leia nosso comunicado sobre confirmação de descoberta de petróleo com a perfuração do primeiro poço de Libra:

O consórcio de Libra informa que a perfuração do primeiro poço de extensão na área de Libra, o 3-BRSA-1255-RJS (3-RJS-731), comprovou a descoberta de petróleo de boa qualidade na porção noroeste da estrutura.

O poço, informalmente conhecido como NW1, está localizado no pré-sal da Bacia de Santos, a cerca de 170 km da costa do estado do Rio de Janeiro e a aproximadamente 4 km a Sudeste do poço descobridor, o 2-ANP-2A-RJS.

O intervalo portador de petróleo foi constatado por meio de perfis e amostras de fluido, que serão posteriormente caracterizadas por análise de laboratório. O poço ainda está sendo perfurado, a uma profundidade de 5.326 metros, e a perfuração prosseguirá até 5.850 metros.

O consórcio dará continuidade às operações para concluir o projeto de perfuração do poço até a profundidade prevista e verificar a extensão da nova descoberta, além de caracterizar as condições dos reservatórios encontrados.

O consórcio de Libra é formado pela Petrobras (operadora, com 40%), Shell (20%), Total (20%), CNPC (10%) e CNOOC Ltda. (10%), tendo como gestora do contrato a Pré-Sal Petróleo S.A. (PPSA). Libra foi a primeira área leiloada pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) sob o regime de partilha de produção.

Veja mais

Conheça nossas providências relacionadas à "Operação Lava Jato"

27.Out.2014

Em razão do período eleitoral, que teve início em 5 de julho, a publicação de conteúdos nos nossos ambientes digitais foi temporariamente restringida. Com o término das eleições, estamos de volta ao fluxo normal de postagens e o espaço para comentários do blog, que estava desabilitado, por medida de cautela, também volta a funcionar. Neste nosso primeiro post, leia o comunicado oficial sobre nossas providências internas relacionadas à “Operação Lava Jato”:

"Rio de Janeiro, 27 de outubro de 2014 – Petróleo Brasileiro S.A. – Petrobras, diante das notícias relacionadas às investigações decorrentes da Operação Lava Jato, vem atualizar o mercado com as seguintes informações:

A “Operação Lava Jato” é uma investigação que vem sendo realizada pela Polícia Federal brasileira. No âmbito da citada operação, um ex-diretor da Petrobras, conjuntamente com outras pessoas, já foi denunciado pelos crimes de lavagem de dinheiro e organização criminosa. Neste momento, estão em curso investigações sobre a prática de supostos crimes em desfavor da Petrobras.

Considerando esse cenário, a Petrobras tomou diversas medidas com a finalidade de apurar fatos, cabendo ressaltar as seguintes:

- Constituiu Comissões Internas de Apuração para averiguar indícios ou fatos contra a empresa, bem como subsidiar medidas administrativas e procedimentos decorrentes;

- Requereu acesso aos autos da investigação relacionada à Operação Lava Jato, incluindo os autos da ação por lavagem de dinheiro e organização criminosa, como forma de acompanhar de perto as investigações, o que foi deferido pelo Poder Judiciário;

- Solicitou acesso ao conteúdo da “delação premiada” realizada pelo ex-Diretor Paulo Roberto Costa, o que ainda não foi deferido pelo Poder Judiciário;

- Vem prestando esclarecimentos às Autoridades (Polícia Federal, Ministério Público Federal e Poder Judiciário), inclusive informando as diligências já realizadas no âmbito da Companhia;

- Solicitou esclarecimentos, para subsidiar suas avaliações internas, às empresas mencionadas na imprensa como tendo atividades sob investigação na “Operação Lava Jato”, especialmente após a repercussão na mídia de informações a respeito da mencionada “delação premiada”. (...)

Veja mais

Parecer sobre RNEST: cartas aos jornais O Estado de São Paulo e Folha Online

20.Out.2014

Leia as cartas que enviamos aos jornais o Estado de S. Paulo e Folha Online a respeito de parecer sobre obras da Refinaria Abreu e Lima (RNEST):

Carta ao Estadão

"Com relação à reportagem 'Parecer indica sobrepreço maior em refinaria' (11/10), a Petrobras esclarece que os pareceres do TCU citados na matéria são resultado de auditorias realizadas em 2010 e 2014 que ainda não foram julgadas em definitivo pelo Tribunal.

Sobre o processo de 2010, que aborda a variabilidade das estimativas de preço, a Petrobras ressalta que já apresentou sua defesa ao detalhar o uso da metodologia AACE (Association for the Advancement of Cost Engineering), comprovando a correção de suas ações. Conforme demonstrado, a Petrobras age sempre com base nas boas práticas de engenharia, atendendo as normas nacionais e internacionais sobre estimativas de custos.

Em relação à auditoria de 2014, referente à fórmula de reajustamento dos preços do contrato, a Petrobras também recorreu da decisão do TCU, justificando a metodologia escolhida para a definição da referida cláusula.

No que diz respeito aos critérios de seus processos de licitação, a companhia esclarece que as estimativas de preços para seus contratos representam informação sigilosa. Em virtude disso, a comissão de licitação não tem acesso aos valores estimados até a abertura dos envelopes com os preços das licitantes. Do mesmo modo, em nenhum momento os participantes do certame têm conhecimento dos preços estimados pela Petrobras, mesmo depois do contrato assinado." (...)

Veja mais