Petrobras . Blog Fatos e Dados

home

Blog Fatos e Dados

home

Pedidos de ressarcimento a empreiteiras: esclarecimento sobre notícia da Agência Estado

31.Mar.2015

esclarecimento-imprensa-notebook.jpgEm relação à notícia veiculada pela Agência Estado, em 30/03/2015, na qual consta, entre outras informações, que "assim que publicar o balanço com os valores da corrupção, a Petrobras pretende pedir indenização das empreiteiras envolvidas na Operação Lava Jato, da Polícia Federal" e que "um grupo de trabalho, que envolve a Petrobras e a Advocacia Geral da União (AGU) estuda um plano de ressarcimento”, esclarecemos que:

Conforme informado ao mercado no dia 27 de março, a Petrobras está tomando todas as medidas necessárias junto às autoridades brasileiras para recuperar danos sofridos em função dos atos ilícitos denunciados no âmbito da Operação Lava-Jato, inclusive aqueles à sua imagem.

A legislação brasileira prevê diversas medidas pelas quais valores podem ser recuperados pela Petrobras, o que inclui acordos de leniência por parte dos fornecedores envolvidos e processos judiciais iniciados pelas autoridades (ações de improbidade administrativa), que podem resultar na condenação dos réus ao pagamento de indenizações por danos materiais, morais e multas. (...)

Ver post completo

Venda de ativos na Argentina

31.Mar.2015

O Conselho de Administração da Petrobras Argentina, PESA, em reunião realizada na última segunda-feira (30/3), informou a alienação da totalidade de seus ativos situados na Bacia Austral, na província de Santa Cruz, para a Compañia General de Combustibles S.A. (CGC) pelo valor de US$ 101 milhões.

Os ativos da PESA que fazem parte da transação são 26 concessões de exploração e produção em terra, com produção média de 15 mil barris de óleo equivalente por dia, além de toda a infraestrutura necessária para escoamento, tratamento e armazenamento. (...)

Ver post completo

Conselheiro Mauro Cunha não concorrerá a novo mandato

31.Mar.2015

edise.jpgLeia comunicado divulgado nesta segunda-feira (30/3):

A Petrobras recebeu correspondência do conselheiro Mauro Gentile Rodrigues da Cunha, eleito pelos acionistas minoritários para o Conselho de Administração, informando que ele não pretende concorrer a um novo mandato.
 

Ver post completo

Início da produção do campo Hadrian South em águas ultraprofundas no Golfo do México norte-americano

30.Mar.2015

hadrian.jpgFoi iniciada, no último sábado, 28 de março, a produção do campo de Hadrian South, na área de Keathley Canyon, localizado a aproximadamente 370 quilômetros da costa do estado da Louisiana, nos Estados Unidos, a uma profundidade de água de 2.332 metros.

Detemos 23,33% do campo de Hadrian South, operado pela ExxonMobil, com 46,67%. A empresa Eni tem 30% de participação no campo.

O sistema de produção de Hadrian South consiste em dois poços submarinos produtores de gás natural, interconectados à unidade flutuante de produção no campo de Lucius, situada a 12 km de distância. A capacidade da plataforma de Lucius reservada para o campo de Hadrian South é de 8,5 milhões de metros cúbicos de gás por dia (50 mil barris de óleo equivalente por dia). (...)

Ver post completo

Conheça a dimensão de nossa rede óptica, a primeira offshore do mundo

30.Mar.2015

fibra-optica.jpgNossa rede óptica é maior do que a de muitas operadoras de telecomunicações que atuam no país. Ela é usada para interligar refinarias, escritórios, centros de processamento, terminais, unidades de fertilizantes e plataformas. É a primeira rede de comunicações ópticas offshore do mundo, implantada em 1998.

As fibras ópticas também desempenham um papel importante na automação dos dutos em que estão instaladas. Em sua maioria, os cabos ópticos possuem 36 fibras. Temos 7.979 km de cabos de fibra óptica terrestre, instalados próximos aos dutos, e 544 km de cabos ópticos submarinos, interligando as plataformas da Bacia de Campos. Nossa extensão de cabos é um pouco maior do que o tamanho do litoral brasileiro, que é de 7.367 km.

Ver post completo

Generalização do que foi apurado é descabida e infundada: carta à Época

29.Mar.2015

carta-geral.jpgLeia a carta enviada pela Petrobras Distribuidora à revista Época:

Em relação à matéria publicada pela revista Época, a Petrobras Distribuidora esclarece que, ao receber a denúncia do revendedor Cassio Arsego, em 17/11/2011, instaurou uma comissão interna para apurar os fatos. Foi identificado que o assessor comercial Carlos Roberto Geraldo de Oliveira recebeu propina do revendedor, o que resultou na imediata demissão do empregado por justa causa. Não foi identificado o envolvimento de nenhum outro empregado e o caso foi encaminhado à Polícia Civil do Rio Grande do Sul.

A Petrobras Distribuidora esclarece que, diferentemente do que sugere a matéria, tal postura não reflete os preceitos e as práticas da companhia, que conta com uma equipe altamente competente e comprometida. A empresa reitera que tomou todas as medidas cabíveis para apurar os fatos e punir o responsável. Logo, a generalização de um problema específico - que foi apurado e resultou na demissão do empregado - é descabida e infundada.

Ver post completo

Programa de Visitas existe desde 1999 e atende todos os nossos públicos

29.Mar.2015

resposta-o-globo.jpgA respeito de reportagem publicada hoje no jornal O Globo, esclarecemos que o Programa de Visitas é um programa institucional de relacionamento, a exemplo dos que se realizam em diversas grandes empresas. Leia a resposta que enviamos ao veículo:

RESPOSTA:

Não haverá visita com comitiva do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região. A Petrobras esclarece que seu Programa de Visitas Corporativas existe desde 1999 e atende a objetivos estratégicos para consolidar a imagem de empresa de energia social e ambientalmente responsável, além de mostrar transparência por meio de visitas às suas instalações. Trata-se de um programa institucional de relacionamento, a exemplo dos que se realizam em diversas grandes empresas. Desde seu início, já contou com a participação de clientes, investidores, fornecedores, organizações da sociedade civil, poder público, comunidade científica e acadêmica, parceiros e revendedores, entre outros. Os roteiros têm o objetivo de mostrar a atuação integrada da Petrobras nas diversas regiões onde a empresa se insere.

PERGUNTA:

Conforme contato telefônico solicito por meio deste informações sobre o convite feito no último dia 3 de março ao Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região para visita de juízes aos ativos de produção no Rio Grande do Norte. Necessito saber: (...)

Ver post completo

Projeto de fabricação de sabão ecológico com óleo de cozinha reciclado gera emprego e renda no RN

28.Mar.2015

sabao-ecologico.jpgA reciclagem do óleo de cozinha e sua transformação em sabão ecológico está gerando emprego e renda para 90 mulheres de seis comunidades carentes de Natal, no Rio Grande do Norte, graças ao projeto Sabão Ecológico das Comunidades, que conta com nosso apoio desde 2013. Além disso, o projeto que integra o Programa Petrobras Socioambiental contribui para a melhoria da qualidade de vida em sua área de abrangência, já que o descarte do óleo no meio ambiente prejudica solos, lençóis freáticos e estações de tratamento de esgoto.

O projeto Sabão Ecológico das Comunidades, implementado pela organização não governamental Centro de Promoção à assistência Social (Cepas), inclui a coleta do óleo em restaurantes, lanchonetes e bufês parceiros; a purificação em uma miniusina construída com recursos do projeto; a distribuição do óleo purificado a seis pontos de fabricação de sabão, um em cada município; a fabricação das barras de sabão; o corte; a embalagem e a distribuição do produto.  Seis municípios são beneficiados pelo projeto: Curtume, Alto da Torre, Garis, Jardim Progresso, Pajuçara e Nordeste. (...)

Ver post completo

Nossa Assembleia Geral Ordinária elegerá administradores e Conselho Fiscal

27.Mar.2015

A Assembleia Geral Ordinária de nossos acionistas, a ser realizada em 29 de abril de 2015, vai tratar da eleição dos administradores e do Conselho Fiscal.

Ainda não finalizamos os trabalhos de elaboração de nossas demonstrações financeiras do 3º trimestre de 2014 e do ano de 2014, para supervisão dos auditores independentes e aprovação pelo Comitê de Auditoria, Conselho Fiscal e de Administração, para posterior divulgação.

Diante disso, as demais matérias atribuídas à Assembleia: examinar, discutir e votar as demonstrações financeiras e tomar as contas dos administradores, deliberar sobre a destinação do lucro líquido do exercício e distribuição dos dividendos relativos ao exercício de 2014 e aprovar o orçamento de capital relativo ao exercício de 2015, serão objeto de deliberação em Assembleia Geral Extraordinária a ser oportunamente convocada.

Reiteramos nosso firme propósito em finalizar os trabalhos de elaboração de nossas demonstrações financeiras no menor prazo possível, porém ainda não existe data para a conclusão. Fatos adicionais julgados relevantes serão oportunamente divulgados ao mercado. (...)

Ver post completo

Conselho de Administração da Petrobras Distribuidora nomeia diretor Financeiro

27.Mar.2015

O Conselho de Administração da Petrobras Distribuidora aprovou nesta quinta-feira (26/3) a eleição de Carlos Alberto Barra Tessarollo como novo diretor Financeiro da subsidiária.

Economista formado pela Universidade Gama Filho, Carlos Alberto Barra Tessarollo é atualmente nosso gerente de Seguros da Petrobras, onde ingressou em 2003, e Diretor Vice-Presidente da BEAR Captive Insurance, nas Ilhas Bermudas. Já ocupou as funções de diretor Financeiro e de auditor estatutário em diversas empresas, incluindo nossas subsidiárias no exterior.

Anteriormente, no Sistema Petrobras, foi Chefe da área de Pagamentos Internacionais da INTERBRAS (1978 a 1988) e Gerente Setorial de Financiamentos, Seguros e Garantias da Braspetro (1988 a 1996). Na Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), exerceu a função de Gerentes de Seguro (1996 a 2002).

Ver post completo