Petrobras . Blog Fatos e Dados

home

Blog Fatos e Dados

home

Deliberações da Assembleia Geral Extraordinária

25.Mai.2015

edise.jpgInformamos que a Assembleia Geral Extraordinária, realizada hoje, às 15h, no auditório do nosso Edifício-Sede, deliberou e aprovou, por maioria, o seguinte:

I. Relatório da Administração e Demonstrações Contábeis, acompanhadas do Parecer do Conselho Fiscal, relativos ao exercício social encerrado em 31 de dezembro de 2014.

A União Federal, ao votar o item único desta Assembleia Geral Extraordinária, voto majoritário do conclave, aprovou o Relatório da Administração, as Demonstrações Contábeis referentes ao exercício social encerrado em 31 de dezembro de 2014, acompanhadas do Parecer do Conselho Fiscal e do Parecer dos Auditores Independentes, com as ênfases consignadas no Parecer dos Auditores Independentes, bem como com o registro da Secretaria do Tesouro Nacional, no sentido de salientar eventuais efeitos que possam advir da divulgação de novas informações relativas à “Operação Lava-Jato” que modifiquem de forma relevante as premissas e estimativas utilizadas na elaboração das Demonstrações Contábeis.

Em seu voto, a União Federal também determinou que a Petrobras continue a promover as medidas jurídicas necessárias, perante qualquer autoridade ou foro, individualmente e/ou na condição de litisconsorte do Ministério Público Federal, na forma da Lei nº 8.429, de 2 de junho de 1992 (Ação de Improbidade Administrativa), todas elas hábeis a reaver os prejuízos que lhe foram causados pelos atos praticados por seus ex-dirigentes e terceiros, no âmbito da “Operação Lava-Jato”.
 

Ver post completo

Respeitamos recomendações legais em atividades realizadas com produtos que contenham benzeno

24.Mai.2015

resposta-o-globo.jpgLeia o posicionamento que enviamos ao jornal O Globo a respeito de atividades realizadas com produtos que tenham benzeno em sua composição:

O benzeno é um agente químico presente em inúmeras substâncias e diversos ambientes. Nas atividades realizadas na Petrobras com produtos que tenham o benzeno em sua composição, todas as recomendações legais e técnicas são observadas, e medidas de mitigação da possibilidade de exposição são tomadas, conforme preconizado pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), especialmente, por meio do Programa de Prevenção da Exposição Ocupacional ao Benzeno (PPEOB). O programa baseia-se no princípio da melhoria contínua e na incorporação de novas tecnologias eficientes, tanto para a redução da concentração de benzeno nos produtos, quanto nos ajustes dos processos para minimizar a possibilidade de exposição humana ao agente químico.

Na companhia, são realizadas ações sistematizadas de monitoramento e controle do ambiente de trabalho e da saúde dos trabalhadores. Os monitoramentos, seja do ambiente ou dos resultados de exames de saúde, são criteriosamente analisados e acompanhados por meio de protocolos específicos, procedimentos normatizados, assessoria de especialistas e instituição de medidas de controle. (...)

Ver post completo

Reajuste de preços de asfalto: resposta à revista Isto É

24.Mai.2015

Leia a resposta que enviamos à revista Isto Éresposta-istoe.jpg a respeito de reajustes de preços de asfalto:

Resposta: Os reajustes de preços dos derivados da Petrobras obedecem a parâmetros estritamente internos que são acompanhados permanentemente pela alta administração da Companhia. No caso específico da comercialização de asfalto, a relação com o preço do petróleo não é direta por se tratar de um derivado com nuances de mercado específicas do segmento, como por exemplo condições climáticas, demandas por obras de infraestrutura, entre outros.

A Petrobras informa que houve reajustes às distribuidoras, no percentual médio de 12% com vigência a partir de 23/11/2014 e de 20% com vigência a partir de 24/12/2014, dos preços de comercialização dos ligantes asfálticos (os índices referem-se à média Brasil).

Pergunta: Estamos fazendo uma matéria sobre aditivos de obras rodoviárias do DNIT que foram impactadas pelo reajuste do preço de materiais betuminosos e gostaríamos de saber quais foram os fatores que levaram a companhia a elevar em até 35% o valor dos insumos, no fim de 2014.

Ver post completo

Petrobras Nas Pistas apresenta últimos episódios da série

24.Mai.2015

Desempenho e velocidade são os temas dos dois últimos episódios da série Petrobras Nas Pistas. A aventura automotiva do jornalista Renato Bellote, que viajou pelas estradas do país mostrando raridades e curiosidades sobre o funcionamento dos carros na cidade e na estrada, chegou ao fim. 

Na terceira parte da série exclusiva, a equipe vai até uma prova de Fórmula Truck para avaliar como veículos tão pesados conseguem atingir velocidades altas. O jornalista confere o desempenho do clássico Porsche 911, um carro de 1975 e conhece uma das maiores coleções de caminhões do Brasil.

No seu quarto e último episódio (abaixo), Petrobras Nas Pistas entra no universo dos aficionados por velocidade. Em Interlagos, Renato Bellote visita o GP Petrobras de Fórmula 1, onde as mais famosas máquinas do mundo automotivo aceleram e emocionam o público em uma disputa acirrada. Depois, uma voltinha no Dodge Challenger mostra porque o carro é considerado "uma estrela de cinema". E finalizando, um passeio pelas memórias de pilotos veteranos. Confira:

Para assistir à série completa e saber mais sobre o universo automotivo, visite o site Petrobras Nas Pistas.

Ver post completo

Mangaratiba ganha área de proteção ambiental para espécie marinha ameaçada de extinção

23.Mai.2015

boto-cinza.jpg

Espécie da fauna brasileira ameaçada de extinção, o boto-cinza (Sotalia guianensis) conta com um novo mecanismo para sua preservação: a Área de Proteção Ambiental (APA) Marinha Boto-Cinza, na Baía de Sepetiba, localizada no município de Mangaratiba, litoral sul do estado do Rio de Janeiro. Instituída pela Lei Municipal nº 962 sancionada em 10 de abril de 2015, a APA é fruto de debates e parcerias entre o poder público e a sociedade, nos quais o Projeto Abrace o Boto-Cinza, patrocinado por meio do Programa Petrobras Socioambiental, teve papel de grande destaque.

“A criação da APA Marinha é de extrema importância para a região, tendo em vista que a Baía de Sepetiba é uma das maiores do Brasil e riquíssima em biodiversidade, abrigando a maior população de botos-cinza, animal que atualmente está na Lista Nacional das Espécies da Fauna Brasileira Ameaçadas de Extinção”, destaca o coordenador do projeto, Leonardo Flach.

A nova APA é uma unidade de conservação que tem por objetivo garantir a manutenção do ecossistema marinho na Baía de Sepetiba. De forma pioneira, este instrumento de proteção prevê ao mesmo tempo a preservação da espécie e o uso sustentável dos recursos naturais da região, garantindo o estoque pesqueiro, fundamental para a atividade econômica e a sobrevivência de populações locais. Com a criação da APA Marinha Boto-Cinza, as atividades de educação ambiental e turismo sustentável, apoiadas por meio do Programa Petrobras Socioambiental, contribuirão para sensibilizar ainda mais a comunidade e pescadores em prol da redução da captura acidental dos botos e para prevenção da pesca predatória ilegal. Somente em 2014, foram recolhidos 64 botos mortos, o maior índice desde 2005. Em 2015, já foram encontrados 23 indivíduos, muitos deles localizados pelos pescadores artesanais, que acionam a equipe do projeto, reforçando esta importante parceria. (...)

Ver post completo

Conheça curiosidades sobre equipamentos de nossos sistemas submarinos

21.Mai.2015

O papel da engenharia submarina tem sido decisivo para produzirmos em águas profundas e ultraprofundas. Soluções tecnológicas sofisticadas, com equipamentos bastante específicos, permitem-nos levar o petróleo e o gás natural do fundo do mar até nossas unidades de produção. Alguns dos termos que designam esses equipamentos são curiosos e outros, difíceis de entender para quem não é familiarizado com o tema.

Saiba quais são e entenda como funcionam alguns dos nossos principais equipamentos submarinos:

Árvore de Natal Molhada

arvore_natal_molhada

O nome “árvore de natal” surgiu na década de 1930, quando habitantes de províncias petrolíferas terrestres, nos EUA, associaram o equipamento – que estava coberto de neve – a um pinheiro de Natal. Com a completação dos primeiros poços submarinos na década de 60, o termo ganhou o adjetivo “molhada” quando passou a ser instalada no fundo do mar.

Trata-se de um conjunto de válvulas operadas remotamente, que controlam o fluxo dos fluidos produzidos ou injetados no poço. Suporta elevadas pressões e diferentes faixas de temperatura ambiente. É instalada na cabeça do poço submarino, com o auxílio de mergulhadores (profundidades de até 300 metros) ou de veículos de operação remota (ROV), para águas profundas e ultraprofundas. (...)

Ver post completo

Seminário reúne especialistas para formularem pacto global de não-tolerância à violência contra mulheres

21.Mai.2015

seminario-mulher.jpgComeçou ontem (20/5), em São Paulo, o I Seminário Internacional Cultura da Violência contra as Mulheres, iniciativa inédita no mundo, que conta com nosso patrocínio. O objetivo é provocar um debate aprofundado sobre o tema entre especialistas de diferentes países para gerar um pacto global de não-tolerância à perpetuação de uma cultura de violência contra as mulheres e de violação a seus direitos.

A cerimônia de abertura contou com a participação da ministra de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, Eleonora Menicucci. Na ocasião, Eleonora explanou sobre a importância do encontro e mencionou a importância da ação Siga Bem Mulher. “A nossa parceria com a Petrobras e BR Distribuidora leva para a população estradeira, por meio da ação Siga Bem Mulher, todas as informações sobre direitos da Lei Maria da Penha”.

O gerente da nossa área de Relacionamento Comunitário da Gerência Executiva de Responsabilidade Social, José Barbosa, esteve presente na abertura do evento e afirmou que “o patrocínio para este Seminário reafirma o compromisso da companhia de apoiar temas e causas relacionadas aos direitos humanos. Essa é uma iniciativa alinhada as nossas ações de investimento social - o Programa Petrobras Socioambiental - e aos princípios éticos expressos no Código de Ética do Sistema Petrobras”. (...)

Ver post completo

Esclarecimento sobre reversão de provisão do setor elétrico

20.Mai.2015

edise.jpgLeia o comunicado divulgado hoje (20/5) ao mercado de capitais, arquivado na CVM às 19h38:

A Petrobras informa que provisionou, nas demonstrações contábeis de 2014, perdas para créditos com o setor elétrico para todos os casos em que não possuía garantias reais.

Nas demonstrações contábeis revisadas do primeiro trimestre de 2015, conforme divulgado na nota explicativa 7.4, a Companhia informou sobre a reversão de parte dessas perdas no montante de R$ 1,3 bilhão. (...)

Ver post completo

Assinamos contrato de financiamento de US$ 1,5 bilhão com o Banco de Desenvolvimento da China

20.Mai.2015

acordo-china.jpgO presidente Aldemir Bendine e nossos diretores receberam na tarde desta quarta-feira (20/5) o presidente do Banco de Desenvolvimento da China (CDB), Hu Huaibang, e comitiva, em nossa sede, no Rio de Janeiro. Assinamos hoje o contrato de financiamento de US$ 1,5 bilhão que será desembolsado nos próximos dias, como parte do Acordo de Cooperação assinado entre as partes ontem.

Considerando o financiamento de US$ 3,5 bilhões, já desembolsados, a captação junto ao CDB em 2015 totaliza US$ 5 bilhões.

Ver post completo

Assinamos acordo de financiamento de US$ 5 bilhões com Banco de Desenvolvimento da China

20.Mai.2015

china.jpg

Assinamos ontem (19/05) acordo de cooperação com o Banco de Desenvolvimento da China – CDB para os anos de 2015 e 2016.

A operação engloba financiamento de US$ 3,5 bilhões - já desembolsados, conforme comunicado em 1º de abril deste ano - e o desembolso adicional de US$ 1,5 bilhão, totalizando US$ 5 bilhões no ano de 2015.

O acordo foi assinado pelo nosso presidente, Aldemir Bendine, e pelo presidente do CDB, Hu Huainbang, durante cerimônia realizada em Brasília.

Este acordo dá continuidade à nossa parceria estratégica com o CDB, fortalecendo a cooperação entre as economias dos dois países.

Ver post completo