Petrobras . Blog Fatos e Dados

home

Blog Fatos e Dados

home

Caravana Siga Bem envolve 17 mil caminhoneiros em ações sociais

01.Mar.2015

caravana-siga-bem-logo.pngForam mais de 28 mil quilômetros rodados, com 100 paradas em 95 cidades ao longo de oito meses, totalizando 17 mil caminhoneiros envolvidos. Esse é o balanço da oitava edição da Caravana Siga Bem, que foi encerrada no dia 25 de fevereiro, em evento na pista de testes da Volvo, em Curitiba (PR). Ao longo desses meses, o projeto, que conta com nosso patrocínio desde 2004 e atualmente integra o Programa Petrobras Socioambiental, levou noções de boas práticas de cidadania, profissionalização e ações sociais aos motoristas. A largada para a nona edição acontecerá em 1º de abril, em São Paulo.

Criado em 2003, o Siga Bem, que é considerado a maior ação social itinerante da América Latina, tem ações dirigidas ao combate da exploração e do abuso sexual da criança e do adolescente. Nesta edição de 2014, o projeto ofereceu palestras com 150 agentes regionais e estaduais de conselhos tutelares e adesivou milhares de caminhões com o Siga Bem Criança – Disque 100. O alcance da Caravana foi de 9.800 crianças e adolescentes, além de 329 escolas e projetos sociais presentes nos eventos.

Em outra frente de conscientização do Siga Bem Mulher, 106 palestras foram ministradas por 120 agentes regionais e estaduais da Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher. Adesivos, cartilhas e trabalhos de mobilização nos eventos consolidaram as noções de combate à violência, com nosso apoio e da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM/PR). (...)

Ver post completo

Provas online do Programa de Estágio estarão disponíveis até segunda-feira

28.Fev.2015

provas_online.jpgAcrescentamos mais um dia para que candidatos inscritos no Programa de Estágio de Estudante façam a prova online, que é a primeira etapa do processo seletivo. A mudança, incluída no edital, informa que a prova deverá ser realizada e concluída, gratuitamente, nos dias 28 de fevereiro, 1º e 2 de março, sempre de 8 às 18h. No endereço eletrônico www.petrobras.com.br, o candidato deverá informar o e-mail e o CPF cadastrados no ato de inscrição para acessar o link da prova. (...)

Ver post completo

Assista ao segundo episódio da série Petrobras Nas Pistas

28.Fev.2015

Está no ar o segundo episódio da série Petrobras Nas Pistas. Desta vez, nos aventuramos em trilhas off-road para descobrir como um carro de rally aguenta o tranco. Depois, demos uma volta de Karmann-Ghia, um carro lançado há mais de 60 anos e que atrai fãs até hoje. Assista:

Acesse nosso ambiente especial e confira outros conteúdos sobre o universo automotivo.

Veja também o primeiro episódio da série exclusiva.

Ver post completo

Alteração na Diretoria Corporativa e de Serviços

27.Fev.2015

EdiseNosso Conselho de Administração aprovou a licença do diretor Corporativo e de Serviços, José Eduardo de Barros Dutra, para tratamento de saúde, por um período de até 90 dias, podendo ser prorrogada em caso de novo pedido. Esta aprovação é necessária, pois nosso Estatuto Social prevê que um diretor não pode se ausentar do exercício do cargo por um período superior a 30 dias sem licença ou autorização do Conselho de Administração.

Durante o período de licença do diretor, o Conselho aprovou a designação do Gerente Executivo de Recursos Humanos, Antônio Sergio Oliveira Santana, para desempenhar, interinamente, as funções da Diretoria Corporativa e de Serviços, acumulando ambas as funções. (...)

Ver post completo

Substituição de membro do Conselho de Administração

27.Fev.2015

edise.jpgInformamos que Márcio Zimmermann renunciou nesta sexta-feira (27/2) ao cargo de membro do nosso Conselho de Administração.

O Conselho de Administração, em reunião também realizada hoje, aprovou, por maioria, a eleição do advogado Luiz Navarro para ocupar o cargo de Conselheiro em substituição ao Conselheiro Márcio Zimmermann.

Luiz Navarro é consultor sênior no escritório Veirano Advogados e suas principais áreas de atuação são: (i) anticorrupção, integridade corporativa & compliance e (ii) direito administrativo e regulatório. Navarro trabalhou por 10 anos na Controladoria-Geral da União (CGU), onde exerceu os cargos de Secretário-Executivo, Secretário de Prevenção da Corrupção e Corregedor-Geral.

Essa eleição, conforme dispõem a Lei das Sociedades Anônimas e o Estatuto Social da Petrobras, é válida até a próxima Assembleia Geral de Acionistas.

Ver post completo

Imprensa erra ao dizer que delegamos a banco responsabilidade de buscar interessados em reservas

27.Fev.2015

esclarecimento-imprensa.jpgLeia o esclarecimento que divulgamos nesta sexta-feira (27/02):

Em relação a notícias publicadas pela imprensa, a Petrobras esclarece que não delegou ao banco JP Morgan a responsabilidade de mapear investidores interessados em adquirir reservas de petróleo sob concessão da petroleira, inclusive no pré-sal. A companhia reforça que está revisando seu planejamento financeiro e entende que deverá ser necessário reduzir seus investimentos, elevar os desinvestimentos, assim como estudar outras possibilidades de financiamento e de incremento do fluxo de caixa.

Além disso, a Petrobras mantém constante diálogo com as instituições bancárias e financeiras com intuito de contratar ou renovar linhas de crédito, atividade corriqueira por parte da companhia.

Ver post completo

Descumprimentos da Alumini nos levaram a rescindir contrato: leia nossa resposta à Band Rio

27.Fev.2015

Leia nossa resposta à TV Band Rio a respeito de contrato com a Alumini Engenharia:

Resposta: A Petrobras informa que rescindiu os contratos com a Alumini por uma série de descumprimentos da contratada, como o não atendimento das determinações regulares da Fiscalização do Contrato, a lentidão na prestação dos serviços que culminou no abandono da obra e o não pagamento de obrigações trabalhistas, contribuições previdenciárias e depósitos no Fundo de Garantia dos seus funcionários.

Embora todas as oportunidades de sanar as pendências contratuais tenham sido concedidas à Alumini enquanto os contratos ainda estavam vigentes, a contratada não atendeu às diversas solicitações da Fiscalização do Contrato.

Por fim, a Petrobras informa que sempre esteve em dia com suas obrigações em todos os contratos celebrados com a Alumini e esclarece que não é parte nas relações trabalhistas entre as empresas contratadas e seus respectivos funcionários e atuará no processo judicial nos estritos limites da lei. (...)

Ver post completo

Reunião do Conselho: não procedem notícias sobre discussão de compra de nossas ações por parte da União

26.Fev.2015

esclarecimento-imprensa.jpgEm relação a notícias publicadas, esclarecemos que não está prevista na agenda da próxima reunião do Conselho de Administração discussão sobre a utilização pela União de parte das reservas internacionais de US$ 380,5 bilhões para comprar nossas ações.

Além disso, confirmamos que consta da agenda desta reunião discussão sobre a contratação da empresa de auditoria para os exercícios de 2015 e 2016.

Ver post completo

Esclarecimento sobre revisão da nossa classificação de risco

26.Fev.2015

esclarecimento-imprensa-notebook.jpgSobre a revisão do nível de risco (rating) da nossa dívida, anunciada na terça-feira (24/3) pela agência Moody’s, ressaltamos que estamos trabalhando para garantir, o mais brevemente possível, uma divulgação transparente e com confiabilidade de nossos resultados financeiros de 2014.

Além disso, estamos implementando uma série de ações voltadas para a preservação do caixa e redução da alavancagem. Estamos revisando nosso planejamento financeiro e entendemos que deverá ser necessário reduzir nossos investimentos, elevar os desinvestimentos, assim como estudar outras possibilidades de financiamento e de incremento do fluxo de caixa. Temos trabalhado também no aprimoramento de nossos controles internos, como demonstra a criação da diretoria de Governança, Risco e Conformidade. (...)

Ver post completo

Lei de Acesso à Informação: respostas e esclarecimento ao Globo

25.Fev.2015

resposta-o-globo.jpgLeia o esclarecimento enviado ao jornal O Globo sobre reportagem que aborda o cumprimento da Lei de Acesso à Informação:

"Em relação à matéria “Petrobras não cumpre Lei de Acesso à Informação”, publicada hoje, 25/2, no  portal O Globo online, a Petrobras esclarece que, ao contrário do noticiado na matéria, respondeu a 13.215 pedidos de informações, entre maio de 2012 a novembro de 2014. No total, 93% destas solicitações foram atendidas. O percentual de negativas de acesso corresponde a dados estratégicos protegidos pelo sigilo empresarial, conforme previsto na Lei, cuja revelação violaria o dever de lealdade dos administradores e revelaria nossas vantagens competitivas. A Petrobras reitera que cumpre a Lei de Acesso à Informação. 

Com relação a investimentos em publicidade, não há restrição da divulgação dos valores globais investidos em 2014. A Petrobras informou ao jornal O Globo que os valores gastos neste ano estão em consolidação e serão divulgados na primeira semana de março."

Leia também as perguntas do jornal e as respostas que enviamos:

PERGUNTAS:

1- Por que a empresa não divulga a agenda pública de seus dirigentes?

2- Por que a empresa não divulga o salário de seus funcionários?

3- Por que não estão disponíveis no site da empresa relatórios de gestão e processos de contas anuais de 2012 a 2014? (...)

Ver post completo