Petrobras . Blog Fatos e Dados

home

Blog Fatos e Dados

home

Nota da Transpetro sobre acidente em terminal no Espírito Santo

07.Jul.2015

transpetro.jpgLeia a nota divulgada pela Transpetro nesta terça-feira (07/07) sobre acidente ocorrido no Terminal Aquaviário de Barra do Riacho (TABR), no Espírito Santo:

A Transpetro lamenta informar o falecimento de Alex Vieira Ribeiro, de 39 anos, e de Oseias Damasceno Soares, de 27 anos, funcionários da empresa terceirizada Espiral Engenharia. O acidente aconteceu nesta terça-feira, 7, no Terminal Aquaviário de Barra do Riacho (TABR), no Espírito Santo.

Os prestadores de serviço realizavam a montagem de um andaime no píer. Com a queda da estrutura no mar, ambos faleceram. Uma comissão interna foi instaurada e está investigando as causas do acidente.

A Transpetro está prestando toda a assistência necessária à empresa terceirizada.

Ver post completo

Bendine reafirma compromisso com modelo de gestão alinhado a preceitos de mercado

07.Jul.2015

bendine.jpgNosso presidente, Aldemir Bendine, participou na última segunda-feira (06/07), em São Paulo, da cerimônia de abertura do Ethanol Summit 2015, um dos principais eventos do mundo voltados para energias renováveis, com foco em etanol e nos produtos derivados da cana-de-açúcar.

Ao falar sobre a nossa política de preços de derivados, Bendine reforçou o alinhamento a critérios de mercado. “Reafirmo nosso compromisso em manter a política de preços de acordo com critérios de mercado. Estamos em um momento no qual o mercado enfrenta baixa demanda, então precisamos saber o período correto de colocar uma possível correção para que a gente mantenha a rentabilidade da companhia”, disse o presidente.

Ele também ressaltou a necessidade de os representantes do segmento de etanol trabalharem em conjunto e olhando para os próximos anos. “Já temos uma agenda de discussão com a União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica) e temos que trabalhar de forma complementar e sinérgica na questão da infraestrutura e da logística”, afirmou. (...)

Ver post completo

Tribunal profere decisão cautelar sobre o Parque das Baleias

06.Jul.2015

edise.jpgLeia o comunicado que divulgamos nesta segunda-feira (06/07) ao mercado de capitais:

O Tribunal Arbitral proferiu, em 2 de julho de 2015, decisão cautelar em relação à arbitragem proposta pela Petrobras a respeito da resolução da Agencia Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustiveis – ANP, que considera as concessões de Baleia Anã, Baleia Azul, Baleia Franca, Cachalote, Caxaréu, Jubarte e Pirambu como um único campo a partir do segundo trimestre de 2014.

A decisão cautelar determina que a Petrobras passe a depositar trimestralmente, em favor da ANP, os valores controversos de participação especial. Com base no preço do petróleo e na produção atual dos campos, este montante será de aproximadamente R$ 350 milhões por trimestre. (...)

Ver post completo

Resposta ao Globo: Rescisão de contratos de afretamento de sondas com a Schahin

05.Jul.2015

resposta-o-globo.jpgLeia nossa resposta enviada ao jornal O Globo sobre rescisão de contrato com a Schahin:

Resposta: A Petrobras rescindiu os contratos de afretamento de sondas com a Schahin por conta do descumprimento de cláusulas contratuais por parte da empresa, que, em abril deste ano, interrompeu o funcionamento de cinco de suas sondas alegando dificuldades financeiras.

Na ocasião, a Schahin comunicou a Petrobras que seus problemas de caixa já representavam possibilidade de risco operacional nas sondas. Em resposta, a Petrobras informou a Schahin que a situação configurava quebra de contrato, dando margem à sua rescisão e instaurou comissão interna para avaliar os danos causados pelo desrespeito da Schahin ao planejamento de operação das sondas.

Com o relatório desta comissão apontando para a configuração de que houve descumprimento contratual por parte da Schahin, implicando inclusive custos adicionais para a Petrobras, ocorreu, em maio deste ano, a rescisão dos contratos.

Diante das informações passadas pela Schahin de sua situação financeira, manter os contratos poderia significar riscos à segurança operacional.

A Petrobras esclarece que a Schahin registrou, entre março de 2014 e março de 2015, piora gradativa em seu desempenho operacional, além de ter registrado incidentes graves em suas sondas.

Além disso, é importante frisar que não houve substituição dos contratos da Schahin por nenhuma outra empresa, nem pelo ICBC, que não participa de nenhum contrato de afretamento de sondas em vigência(...)

Ver post completo

Lubrax Avante tem nova especificação

05.Jul.2015

lubrax.jpgO Lubrax Avante, produto premium da Petrobras Distribuidora para o segmento de motores a diesel e também lubrificante oficial que abastece as equipes da Fórmula Truck, passou a ser um produto integralmente sintético. A mudança – que já foi aplicada aos lotes fabricados pela Petrobras Distribuidora desde março – atende à nova especificação da classificação europeia da ACEA, revisão de 2012, conforme estabelece a Resolução nº 22/2014 da Agência Nacional de Petróleo Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

O produto, que manteve suas características de desempenho, supera as especificações mais avançadas da categoria, inclusive das principais montadoras de veículos. Proporciona excelente rendimento do veículo e mantém o motor em melhores condições de operação.

Na Fórmula Truck, a Petrobras Distribuidora está presente desde 1996 como patrocinadora e fornecedora exclusiva de lubrificantes. No mercado, o Lubrax Avante está disponível em embalagens de 1L, 3L, 20L, 200L ou a granel.

As fichas de segurança e outras informações sobre o produto se encontram no site da Petrobras Distribuidora

Ver post completo

Navio-plataforma Cidade de Itaguaí chega ao campo de Lula

03.Jul.2015

itaguai.jpgO navio-plataforma FPSO Cidade de Itaguaí já está ancorado na Área de Iracema Norte do campo de Lula, no polo pré-sal da Bacia de Santos, litoral do estado do Rio de Janeiro. A unidade tem capacidade de produção de 150 mil barris de óleo por dia e compressão de 8 milhões de metros cúbicos de gás natural por dia. A produção de petróleo no campo tem previsão de ser iniciada ainda no terceiro trimestre deste ano.

Ancorado a 240 km do litoral do Rio de Janeiro, em profundidade d´água aproximada de 2.240 metros, o FPSO Cidade de Itaguaí será conectado a oito poços produtores e nove poços injetores. O gás natural será exportado para terra via gasoduto submarino. Adicionalmente, a unidade tem capacidade de armazenamento de 1,6 milhão de barris de petróleo e capacidade de injeção de 264 mil barris de água por dia. (...)

Ver post completo

Liquigás realiza Processo Seletivo Público

03.Jul.2015

liquigas.jpgA Liquigás Distribuidora realiza, no segundo semestre de 2015, Processo Seletivo Público para o preenchimento de 145 vagas em 44 cidades de 22 estados, voltadas aos profissionais de nível superior, médio e fundamental completo e incompleto.

“Este processo seletivo busca o provimento de vagas e formação de cadastro em diferentes níveis de escolaridade e em diversos locais do país. É primordial que o candidato verifique, antes de pagar a taxa de inscrição, se atende aos requisitos exigidos para o cargo pretendido, como previsto no edital”, ressalta Antonio Marcos Zanetti, Gerente de Administração de Pessoal da Liquigás Distribuidora.

As vagas se dividem em: 26 para nível superior; 86 para candidatos de nível médio; 20 para quem possui nível fundamental completo e 13 para quem não completou o fundamental. A descrição das vagas está disponível no site da Liquigás. (...)

Ver post completo

Divulgação de resultados do segundo trimestre de 2015

02.Jul.2015

EdiseDivulgaremos os resultados do segundo trimestre de 2015 no dia 6 de agosto de 2015, após o fechamento do mercado.

Dessa forma, entre os dias 23 de julho e 6 de agosto, estaremos em período de silêncio, durante o qual estaremos impossibilitados de comentar ou prestar esclarecimentos relacionados aos resultados do trimestre e perspectivas.

Esta iniciativa visa a atender às melhores práticas de governança corporativa, garantindo a equidade no tratamento das informações.

Ver post completo

Programa Petrobras Agenda 21 realiza oficinas de gestão social

02.Jul.2015

agenda-21.jpgTeve início em várias regiões do país o ciclo de oficinas de gestão social nas comunidades de abrangência do Programa Petrobras Agenda 21. O objetivo desta segunda fase é fortalecer e fomentar a autonomia dos fóruns comunitários criados na primeira etapa. As ações contemplam quatro oficinas e um curso de comunicação comunitária, somando 300 horas de capacitação, em 83 cidades de 12 estados – Alagoas, Bahia, Ceará, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Sergipe, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo.

As comunidades abrangidas pelo Programa Petrobras Agenda 21 participarão de quatro oficinas de gestão social: produção textual; empreendedorismo, cooperativismo e economia solidária; elaboração de projetos e estruturação de pessoa jurídica. A capacitação se complementa com o curso de comunicação comunitária, que trará noções básicas de comunicação, técnicas e produção, edição e difusão de informações. Todo o processo de capacitação será feito até junho de 2016. (...)

Ver post completo

Venda de participação nas concessões de Bijupirá e Salema

01.Jul.2015

Edise2Assinamos nesta quarta-feira (01/07), com a PetroRio S.A. (“PetroRio”), os contratos para a venda de nossa participação de 20% nas concessões dos campos de Bijupirá e Salema, atualmente operados pela Shell. O valor da transação é de US$ 25 milhões, sujeito a ajustes comuns nesse tipo de operação.

Esses campos estão localizados na Bacia de Campos, em lâminas d’água variando de 480 a 850 m. A produção diária média é de 22 mil barris de óleo e 325 mil m3 de gás associado. O óleo extraído é do tipo leve de 28º a 31º API.

Esta operação faz parte do nosso Plano de Desinvestimento e está relacionada à otimização do portfólio na área de Exploração e Produção e alinhada com o Plano de Negócios e Gestão 2015-2019.

A conclusão da transação de compra e venda entre as partes está sujeita a determinadas condições precedentes, dentre as quais a aprovação da cessão de direitos pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica – CADE e pela Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis – ANP.

Ver post completo