Petrobras . Blog Fatos e Dados

home

Blog Fatos e Dados

home

Nossa Assembleia Geral Ordinária elegerá administradores e Conselho Fiscal

27.Mar.2015

A Assembleia Geral Ordinária de nossos acionistas, a ser realizada em 29 de abril de 2015, vai tratar da eleição dos administradores e do Conselho Fiscal.

Ainda não finalizamos os trabalhos de elaboração de nossas demonstrações financeiras do 3º trimestre de 2014 e do ano de 2014, para supervisão dos auditores independentes e aprovação pelo Comitê de Auditoria, Conselho Fiscal e de Administração, para posterior divulgação.

Diante disso, as demais matérias atribuídas à Assembleia: examinar, discutir e votar as demonstrações financeiras e tomar as contas dos administradores, deliberar sobre a destinação do lucro líquido do exercício e distribuição dos dividendos relativos ao exercício de 2014 e aprovar o orçamento de capital relativo ao exercício de 2015, serão objeto de deliberação em Assembleia Geral Extraordinária a ser oportunamente convocada.

Reiteramos nosso firme propósito em finalizar os trabalhos de elaboração de nossas demonstrações financeiras no menor prazo possível, porém ainda não existe data para a conclusão. Fatos adicionais julgados relevantes serão oportunamente divulgados ao mercado. (...)

Ver post completo

Conselho de Administração da Petrobras Distribuidora nomeia diretor Financeiro

27.Mar.2015

O Conselho de Administração da Petrobras Distribuidora aprovou nesta quinta-feira (26/3) a eleição de Carlos Alberto Barra Tessarollo como novo diretor Financeiro da subsidiária.

Economista formado pela Universidade Gama Filho, Carlos Alberto Barra Tessarollo é atualmente nosso gerente de Seguros da Petrobras, onde ingressou em 2003, e Diretor Vice-Presidente da BEAR Captive Insurance, nas Ilhas Bermudas. Já ocupou as funções de diretor Financeiro e de auditor estatutário em diversas empresas, incluindo nossas subsidiárias no exterior.

Anteriormente, no Sistema Petrobras, foi Chefe da área de Pagamentos Internacionais da INTERBRAS (1978 a 1988) e Gerente Setorial de Financiamentos, Seguros e Garantias da Braspetro (1988 a 1996). Na Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), exerceu a função de Gerentes de Seguro (1996 a 2002).

Ver post completo

Decidimos dar início à saída de Okinawa

27.Mar.2015

refinaria-okinawa.jpgDecidimos dar início a nosso plano de saída de Okinawa, no Japão. O plano prevê encerramento das atividades de refino da refinaria Nansey Sekiyu (NSS). Para manter o abastecimento da ilha de Okinawa a NSS dará continuidade à atuação do terminal marítimo de carga até a finalização do plano, que será conduzido em estreita colaboração com o METI (Ministry of Economy, Trade and Industry) japonês.

Durante todo o processo, continuaremos a atuar de forma responsável e alinhada às melhores práticas de responsabilidade socioambiental, comprometidos com a população de Okinawa e com nossa força de trabalho local.

Ver post completo

Luciano Coutinho substitui Guido Mantega na presidência do nosso Conselho de Administração

26.Mar.2015

edise.jpgO economista Guido Mantega renunciou hoje (26/03) ao cargo de presidente e membro do nosso Conselho de Administração.

O Conselho de Administração, em reunião também realizada nesta quinta-feira, aprovou, por maioria, a eleição do conselheiro Luciano Galvão Coutinho para ocupar o cargo de presidente do conselho, em substituição a Guido Mantega.

Não foi eleito novo conselheiro. Luciano Galvão Coutinho já é membro do nosso Conselho de Administração desde abril de 2008. Além disso, integra o Conselho de Administração da Petrobras Distribuidora e preside, desde abril de 2007, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Essa eleição, conforme dispõem a Lei das Sociedades Anônimas e o nosso Estatuto Social, é válida até a próxima assembleia geral de acionistas.

Ver post completo

Descubra curiosidades sobre plataformas com o nosso novo infográfico

26.Mar.2015

info-plataformas-p.pngEntrou em operação este mês a plataforma P-61, uma TLWP (Tension Leg Wellhead Platform), localizada no campo de Papa-Terra, na Bacia de Campos. É a primeira plataforma desse tipo operando no Brasil. Além da P-61, em nossas atividades de exploração e produção de petróleo e gás, operamos diversos tipos de plataformas, entre fixas, semissubmersíveis, autoeleváveis, FPSOs e navios-sondas.

No infográfico “Tipos de Plataformas”, explicamos melhor a diferença entre cada uma delas, e mostramos curiosidades e informações técnicas, como a profundidade a que chegam e a vantagem de cada uma. Nas fotos, vídeos e ilustrações do infográfico, é possível ver, por exemplo, o quarto e o refeitório de uma plataforma e imagens de um FPSO Monocoluna, a primeira plataforma redonda do mundo. Acesse!

Ver post completo

Nossa propaganda foi suspensa logo após recebermos notificação do Conar

25.Mar.2015

resposta-veja.jpgLeia a resposta que enviamos à coluna Radar On-line, de Lauro Jardim. Diferentemente do que foi informado pelo jornalista, nossa resposta foi enviada às 22h28 da terça-feira (24/03):

Resposta: A Petrobras recebeu a notificação do Conar no dia 23 de março, às 16h13, e providenciou a suspensão imediata do filme "Petrobras - Ontem, hoje e sempre superando desafios". Todos eles", objeto da representação no 017/15. A companhia está analisando as informações recém recebidas para definir que procedimento irá adotar. Em anexo, segue confirmação da suspensão de veiculação providenciada pelas três agências de publicidade que atendem a Petrobras. De acordo com o Conar, o prazo para recurso é até o dia 6 de abril de 2015. A companhia informa também que, desde o dia 20/3, Luís Fernando Nery foi nomeado pela diretoria para exercer o cargo de gerente executivo de Comunicação Institucional. (...)

Ver post completo

Aprovada a revisão de nossa governança e modelo de gestão

25.Mar.2015

EdiseNossa Diretoria Executiva aprovou, em reunião realizada ontem, dia 24, o início do projeto de revisão da governança corporativa e do modelo de gestão organizacional, em função do novo ambiente de negócios e da revisão do nosso plano de investimentos.

O projeto terá liderança da Presidência e orientação da Diretoria Executiva e será conduzido por um grupo de executivos com experiência em diversas áreas da companhia. (...)

Ver post completo

Consórcio de Libra conclui perfuração do segundo poço de extensão

24.Mar.2015

mapa-libra.jpg

Leia o comunicado que divulgamos nesta terça-feira (24/03):

A Petrobras informa que o consórcio de Libra concluiu a perfuração do poço de extensão 3-BRSA-1267-RJS/3-BRSA-1267A-RJS (3-RJS-735/735A). Os resultados da perfuração confirmaram a presença de uma coluna de hidrocarbonetos de aproximadamente 200 metros em reservatórios com boas características de permeabilidade e porosidade.

Informalmente conhecido como C1, o poço está localizado na parte central do bloco de Libra, na Bacia de Santos, a cerca de 220 km da costa da cidade do Rio de Janeiro.

A profundidade final atingida foi de 5.780 m, sendo 2.160 m de lâmina d’água. Esse é o segundo poço perfurado com sucesso pelo consórcio de Libra e encontra-se a 18 km de distância do primeiro poço, denominado 3-RJS-731. (...)

Ver post completo

Grupo de trabalho com ABEMI e ABCE tem mais de 150 empresas: resposta ao Valor

24.Mar.2015

resposta-valor.jpgLeia a resposta que enviamos ao jornal Valor Econômico sobre grupo de trabalho constituído com a ABEMI e a ABCE:

RESPOSTA:

A Petrobras, juntamente com a ABEMI e a ABCE constituíram um Grupo de Trabalho (GT) em 2002, e que possui mais de 150 empresas participantes, a fim de compartilhar conhecimentos e buscar soluções para os problemas enfrentados no processo de implementação dos grandes projetos. O GT busca soluções que possam ser compartilhadas por todas as empresas que prestam serviços para a Petrobras.

São discutidos temas como procedimentos técnicos, produtividade, tecnologias para construção e montagem e outros temas importantes para o relacionamento entre a Petrobras e as construtoras, tendo as soluções se mostrado benéficas na implantação do projetos. (...)

Ver post completo

Estamos em dia com nossas obrigações: respostas ao Globo sobre indústria naval

23.Mar.2015

resposta-o-globo.jpgLeia as respostas que enviamos ao jornal O Globo sobre a indústria naval:

PAUTA:

Estamos fazendo uma matéria sobre a situação dos estaleiros. Muitos alegam que a Petrobras vem suspendendo os contratos que estavam em andamento. Queria uma resposta sobre os seguintes casos. As informações estão corretas?

1. Estaleiro Enseada (ex-Inhauma)

O estaleiro iria fazer a conversão das P-74,75,76 e 77. A 74 já está finalizando, mas a 75 e 76 foram para a China. O estaleiro fará apenas 40% da conversão da P-76. Procede?

Resposta: Não procede. O Estaleiro Enseada é responsável pelo execução da conversão dos cascos para as plataformas P74, P75, P76 e P77. A P76 irá atracar no estaleiro nos próximos dias para completação dos serviços.

2. Brasa - Faz a integração dos módulos do casco do FPSO Cidade de Maricá. Receberá em setembro o casco do FPSO Cidade de Saquarema. No total, o estaleiro é responsável pela construção de 12 módulos. Procede?

Resposta: O estaleiro Brasa, localizado em Niterói - RJ, é responsável pela construção de 12 módulos (6 para o FPSO Cidade de Maricá e 6 para o FPSO Cidade de Saquarema). Os FPSOs Cidade de Maricá e Cidade de Saquarema chegarão ao estaleiro Brasa, para instalação dos módulos construídos no Brasil e integração final, respectivamente, em maio e agosto de 2015. (...)

Ver post completo