Petrobras . Blog Fatos e Dados

home

Blog Fatos e Dados

home

Confira nossas ações no mutirão nacional de combate ao mosquito Aedes aegypti

05.Fev.2016

Mutirao-Aedes-Blog.jpgDesde o início da semana, estamos participando do Plano Nacional de Enfrentamento ao Aedes e à Microcefalia. A mobilização foi feita em nossas unidades e subsidiárias (Petrobras Distribuidora, Transpetro e Liquigás).

Realizamos um mutirão de verificação, limpeza e eliminação de possíveis focos do mosquito em dezenas de unidades administrativas, como nossos prédios em Aracaju, Curitiba, Manaus, Natal, Salvador, Santos, São Paulo, Rio de Janeiro e Vitória. (...)

Ver post completo

Estamos engajados no combate à violência sexual contra crianças e adolescentes no carnaval

03.Fev.2016

combate_violencia.jpgEstá em ação a Campanha Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual de Crianças e Adolescentes no Carnaval, realizada anualmente pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. Por meio dessa iniciativa, incentivamos e apoiamos denúncias de abusos pelo Disque Direitos Humanos ou Disque 100, ou feitas diretamente ao Conselho Tutelar mais próximo do denunciante. Abraçamos essa causa, que é de todos, como signatários da Declaração de Compromisso Corporativo do Enfrentamento de Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

O Disque Direitos Humanos ou Disque 100 é o principal canal de comunicação do Departamento de Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos. Desde sua criação até hoje, já recebeu mais de 300 mil denúncias. O serviço é gratuito e funciona 24 horas por dia, inclusive nos finais de semana e feriados. As ligações podem ser feitas de todo o Brasil, por meio de discagem direta e gratuita, de qualquer terminal telefônico fixo ou móvel, bastando discar 100. As denúncias podem ser anônimas, e o sigilo das informações é garantido quando solicitado pelo demandante. Todas as denúncias recebidas são analisadas, tratadas e encaminhadas aos órgãos responsáveis. (...)

Ver post completo

Sistema Petrobras participa de mutirão nacional de combate ao mosquito Aedes aegypti

01.Fev.2016

combate-aedes-blog.pngEstamos participando do Plano Nacional de Enfrentamento ao Aedes e à Microcefalia. O crescimento dos casos está associado ao Zika vírus, uma doença que é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. É uma situação inédita no mundo e que reforça a importância de eliminar os criadouros do mosquito, que também transmite Dengue e Chikungunya.

Estão em andamento na Petrobras e subsidiárias (Petrobras Distribuidora, Transpetro e Liquigás) campanhas educativas com as comunidades do entorno, rede de postos, revendas Liquigás e a força de trabalho em todo o Brasil com foco na prevenção, combate ao mosquito e esclarecimentos sobre os sintomas das doenças. (...)

Ver post completo

Campo de Lula já é o maior produtor e exportador de óleo do Brasil

01.Fev.2016

PLATAFORMA_CIDADE_ANGRA.jpg

A produção média de petróleo que operamos no campo de Lula em dezembro de 2015 foi de 442 mil barris por dia (bpd), equivalente a aproximadamente 51% de toda a produção que operamos no pré-sal (874 mil bpd) no período. Com esse elevado potencial , Lula já é o maior campo produtor de petróleo no Brasil, além de maior produtor nacional de gás natural, com produção média de 20,6 milhões de metros cúbicos/dia (m³/d) em dezembro.

O campo de Lula assumiu e vem mantendo a liderança na produção de petróleo nacional desde agosto do ano passado, quando ultrapassou o campo de Roncador.  A expectativa para 2016 é de um aumento ainda maior com a entrada em operação dos FPSOs Cidade de Maricá e Cidade de Saquarema, adicionando uma capacidade de produção de até 300 mil bpd ao campo de Lula. O Cidade de Maricá já está na locação e iniciará em breve a interligação dos poços, e o Cidade de Saquarema está em processo de integração, no estaleiro Brasa, em Niterói. (...)

Ver post completo

Barco-escola leva capacitação profissional para ribeirinhos

30.Jan.2016

Barco-escola Samaúma

Desde a inauguração, em 1979, o barco-escola Samaúma já capacitou profissionalmente mais de 50 mil alunos de seis estados do Norte do Brasil. Só em 2015, foram emitidos mais de 2.700 certificados e percorridos cerca de 1.500 km ao longo de quatro municípios do Amazonas. Há 13 anos, nós apoiamos essa iniciativa do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-AM) por meio do Programa Petrobras Socioambiental.

Por alcançar municípios muito distantes, por meio de vias fluviais, e oferecer cursos gratuitos, o projeto é uma oportunidade de capacitação para os ribeirinhos – assim chamados por residirem às margens do rio Amazonas e dos seus afluentes e não possuírem possibilidade de utilizar a malha rodoviária. (...)

Ver post completo

Nossa produção de Diesel S-10 bate recorde e supera em 40% resultado do ano anterior

29.Jan.2016

Diesel_S-10.jpg

Nosso parque de refino encerrou 2015 com um recorde na produção total de Diesel S-10 da ordem de 11,686 milhões de metros cúbicos (m³). O volume atingido no período representa alta de 40% na comparação com o resultado do ano anterior, quando produzimos 8,329 milhões de m³ do derivado. O crescimento da produção contribuiu ainda para a redução das importações de Diesel S-10 em 49%, passando de 9,3 milhões de m³ em 2014 para 4,7 milhões de m³ em 2015. (...)

Ver post completo

Aprovamos nossa nova estrutura e modelo de governança

28.Jan.2016

nova-estrutura-Blog.png

Nosso Conselho de Administração aprovou, em reunião realizada nesta quarta-feira (27/01), a nova estrutura organizacional e o novo modelo de gestão e governança da companhia.

A reformulação ocorre como parte da nossa resposta à nova realidade do setor de óleo e gás, que tem nos levado a priorizar atividades mais rentáveis, tornando-nos mais competitivos.

A reestruturação envolve a redistribuição de atividades, a fusão de áreas e a revisão do modelo decisório. Um dos objetivos centrais é ampliar os mecanismos de controle e conformidade.

Com as mudanças, estima-se redução de custos de até R$ 1,8 bilhão por ano. Também está prevista redução de pelo menos 30% no número de funções gerenciais em áreas não operacionais. Possuímos cerca de 7,5 mil funções gerenciais aprovadas, das quais 5,3 mil estão em áreas não operacionais.

A nossa reformulação adequa a estrutura e a gestão à visão estabelecida pelo Plano de Negócios 2015-2019, que tem como metas fundamentais a geração de valor e a desalavancagem. Além disso, amplia o nosso esforço para fortalecer os mecanismos de controle, conformidade e transparência (...)

Ver post completo

Prorrogação do mandato do presidente do Conselho da Petrobras Distribuidora e eleição de presidente interino

26.Jan.2016

posto-petrobras-distribuidora.jpgO Conselho de Administração da nossa subsidiária Petrobras Distribuidora S.A. aprovou a prorrogação do mandato do conselheiro Segen Farid Estefen como presidente do Conselho dessa subsidiária até a próxima Assembleia Geral Ordinária.

Adicionalmente, foi aprovada a designação do diretor de Operações e Logística da Petrobras Distribuidora, Ivan de Sá Pereira Junior, como presidente interino da subsidiária até a próxima Assembleia Geral Ordinária.

Ver post completo

Oferta de gás nacional ao mercado brasileiro subiu 3,9% em 2015

26.Jan.2016

gas.jpg

A oferta total de gás natural para o mercado brasileiro, em 2015, foi de 95,03 milhões de metros cúbicos por dia (m³/dia). Contando apenas a participação do gás natural nacional, foram 44,93 milhões de m³/dia (3,9% a mais do que no ano anterior). Para completar o volume da oferta total, nosso balanço de movimentação de gás contabilizou o gás regaseificado em nossos terminais e a importação do gás boliviano. Os terminais de gás natural liquefeito (GNL) situados em Pecém (CE), na Baía de Guanabara (RJ) e na Bahia foram responsáveis pela regaseificação de 18,04 milhões de m³/dia, na média, ao longo do ano. Da Bolívia, foram importados, em média, 32,06 milhões de m³/dia. (...)

Ver post completo

Inscrições prorrogadas para a terceira edição do Prêmio Petrobras de Jornalismo 2015

25.Jan.2016

premio-jornalismo.jpgJornalistas e fotógrafos de todo o Brasil terão mais tempo para inscrever seus melhores trabalhos na terceira edição do Prêmio Petrobras de Jornalismo. As inscrições, que se encerrariam na próxima terça-feira (26), foram prorrogadas até o dia 26 de fevereiro. Receberão o prêmio as melhores reportagens nacionais e regionais nas áreas de Petróleo, Gás e Energia;  Responsabilidade Socioambiental; Esporte; Cultura; a melhor foto nacional, a melhor regional; a reportagem internacional que mais se destacar e a matéria com maior destaque sobre Transparência e Governança Corporativa. As inscrições devem ser feitas somente pelo site do prêmio. Os trabalhos vencedores e seus autores serão conhecidos no primeiro semestre deste ano.

Podem concorrer matérias e fotos publicadas entre 10 de abril de 2014 a 9 de  julho de 2015. Serão premiadas as melhores matérias regionais e nacionais publicadas em jornal/revista, televisão, rádio e portal de notícias nas áreas citadas, além das melhores fotografias regional e nacional. Na categoria Internacional será escolhida a melhor reportagem ambientada no Brasil, escrita por correspondente de veículo estrangeiro residente no país e que esteja enquadrada em um dos temas do prêmio: Transparência e Governança Corporativa; Petróleo, Gás e Energia; Responsabilidade Socioambiental; Esporte ou Cultura. Todas as matérias inscritas concorrem, ainda, ao Grande Prêmio Petrobras de Jornalismo para a melhor reportagem considerando todas as categorias, temas e veículos. (...)

Ver post completo