Petrobras . Blog Fatos e Dados

home

Blog Fatos e Dados

home

Cancelamento de bloqueio cautelar de empresa em processos de contratação

30.Jul.2015

computador.jpgLeia o comunicado que divulgamos nesta quinta-feira (30/07):

A Petrobras informa que foi cancelada a medida cautelar de bloqueio aplicada à empresa TKK Engenharia Ltda., devido ao arquivamento do processo administrativo correspondente a esta empresa por parte da Controladoria Geral da União (CGU), conforme Oficio nº 14243/2015/SE/CGU-PR enviado à Companhia.

Em 06 de março de 2015, em comunicado ao mercado, a Companhia anunciou a aprovação, pela Diretoria Executiva, da constituição de Comissões para Análise de Aplicação de Sanção (CAASE) e o bloqueio cautelar de empresas citadas como participantes de cartel nos Termos de Colaboração Premiada do ex-Gerente Executivo de Engenharia Pedro José Barusco Filho, dentre elas a TKK Engenharia Ltda.

Ver post completo

Transpetro coloca em operação o primeiro navio gaseiro do Promef

30.Jul.2015

niemeyer.jpgO navio Oscar Niemeyer foi entregue à Transpetro nesta quinta-feira (30/07), após cerimônia no Estaleiro Vard Promar, em Niterói, no Rio de Janeiro. Esta é a 11ª embarcação do Programa de Modernização e Expansão da Frota (Promef) a entrar em operação, sendo a primeira da série de gaseiros. A viagem inaugural do navio será para Barra do Riacho (ES), onde fará sua primeira operação de carregamento.

A entrega do gaseiro representa um momento importante para a indústria naval fluminense: é o primeiro gaseiro do Sistema Petrobras construído no Brasil e também o primeiro construído no estado do Rio de Janeiro.

Atualmente, no estaleiro Vard Promar, há cinco embarcações do Promef em construção, das quais três se encontram no estágio de acabamentos. Os gaseiros são destinados ao transporte de gás liquefeito de petróleo. (...)

Ver post completo

Esclarecimento sobre Notícias: Reunião do Conselho da Administração

30.Jul.2015

esclarecimento-imprensa-notebook.jpgLeia abaixo o esclarecimento enviado à CVM na noite de quarta-feira (29/7):

Esclarecimento:
A partir de um Termo de Compromisso assinado com a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), a Petrobras se comprometeu a reestruturar a Transportadora Associada de Gás (TAG) e suas subsidiárias integrais: Nova Transportadora do Sudeste (NTS) e Nova Transportadora do Nordeste (NTN), de forma a criar uma carregadora de gás natural no nordeste e outra no sudeste do Brasil.

Ao final desse processo, apenas as empresas TAG e NTS serão mantidas, ambas como subsidiárias integrais da Petrobras, sendo a TAG responsável pelos ativos do Norte e Nordeste e a NTS pelos ativos do Sudeste.

Essa operação altera apenas a estrutura societária das subsidiárias, sem impacto no negócio de transporte de gás natural.

Conforme divulgado em 15 de julho, a Petrobras reitera que seu Plano de Negócios e Gestão 2015-2019 prevê desinvestimentos no valor total de US$ 15,1 bilhões para o biênio 2015 e 2016, e que, assim sendo, a Companhia está estudando oportunidades de desinvestimentos nas áreas de gás e energia, exploração e produção de petróleo e gás e abastecimento, tanto no Brasil como no exterior.

Sobre a oferta pública de ações da Petrobras Distribuidora (BR), a Petrobras reafirma o que foi divulgado através de Fato Relevante em 01 de julho. Na ocasião, a Companhia informou que a Diretoria Executiva aprovou a elaboração de estudos(...)

Ver post completo

Aguardamos conclusão de investigação externa da Braskem sobre venda de nafta

29.Jul.2015

resposta-geral.jpgLeia a resposta que enviamos ao site G1 sobre contrato para fornecimento de nafta:

RESPOSTA:

A Petrobras exigiu da Braskem a instauração de uma investigação externa independente sobre a elaboração e execução do contrato de fornecimento de nafta. A empresa aguarda a conclusão desta investigação.

A Petrobras reitera que comissão interna de apuração identificou falhas nos procedimentos de aprovação do contrato. O relatório desta apuração foi enviado ao Ministério Público e à Polícia Federal. (...)

Ver post completo

Atletas do Time Petrobras 2016 visitam a nossa sede

29.Jul.2015

time-petro-visita.jpg

Nosso presidente, Aldemir Bendine, recebeu nesta quarta-feira (29/07) 20 atletas patrocinados. Entre os presentes, estavam dois medalhistas de ouro dos jogos de Toronto, Fernando Saraiva, do levantamento de peso, e Yane Marques, do pentatlo moderno; três medalhistas de prata, Fabiana Beltrame, do remo, Mayra Aguiar, do judô, e Fernando Scavasin, da esgrima; e cinco medalhistas de bronze, Flávia Saraiva, da ginástica artística, Iris Tang Sing e Raphaella Galacho, do taekwondo, Joedison Chocolate, do boxe, e Jaqueline Ferreira, do levantamento de peso.

A cerimônia contou ainda com a presença de duas estrelas do esporte paralímpico: Daniel Dias, da natação, e Verônica Hipólito, do atletismo. Os dois fazem parte do Time Petrobras 2016 e competem em agosto em Toronto. Também participaram do evento o diretor de Gás e Energia, Hugo Repsold, o diretor Coorporativo e de Serviços, Antônio Sérgio e o diretor de Engenharia, Tecnologia e Materiais, Roberto Moro. Das mãos dos atletas, o presidente e os diretores receberam a camisa do Time Petrobras 2016. (...)

Ver post completo

Realizaremos apuração interna sobre entrega de brindes: resposta ao Globo

28.Jul.2015

resposta-o-globo.jpgLeia a resposta que enviamos ao jornal O Globo sobre supostos recebimentos de brindes por empregados e ex-empregados.

RESPOSTA:

A Petrobras tomou conhecimento nesta segunda feira, dia 27, de uma lista de empregados e ex-empregados que seriam destinatários de "brindes especiais-2010".  A empresa,  internamente, iniciará de imediato a apuração dos fatos.

PERGUNTAS:

Vamos publicar uma matéria sobre documento apreendido pela Polícia Federal no âmbito da Operação Lava-Jato que lista o nome de 100 funcionários da empresa que receberam obras de arte como presente da Odebrecht, em 2010.

Como o documento será divulgado no site, solicito: (...)

Ver post completo

Atletas do Time Petrobras conquistaram 34 medalhas em Toronto

27.Jul.2015

medalhas-time-petrobras-2016.jpg

Os atletas de modalidades que patrocinamos conquistaram 34 medalhas nos jogos em Toronto, que terminaram neste domingo. Foram nove medalhas de ouro, seis de prata e 19 de bronze. Ao todo, os brasileiros ganharam 141 medalhas nesta edição da competição, sendo 41 ouros, 40 pratas e 60 bronzes, encerrando a participação na terceira colocação no quadro de medalhas, atrás apenas de Estados Unidos e Canadá.

Entre os atletas do Time Petrobras 2016 o destaque foi o canoísta baiano Isaquias Queiroz, que conquistou dois ouros, nas provas C-1 1.000 metros e C-1 200 metros, e ainda levou uma prata ao lado de Erlon Silva na C-2 1.000 metros. Outro grande nome na competição foi o halterofilista paulista Fernando Saraiva Reis, ouro na categoria para atletas com mais de 105 kg do levantamento de peso. Ele levantou 192 kg no arranco e 235 kg no arremesso, totalizando 427 kg e ainda quebrou o recorde pan-americano, que era dele mesmo (alcançado no Pan de Guadalajara, no México, em 2011). É o atleta mais forte das Américas. O levantamento de peso, que desde 2011 tem o nosso patrocínio, obteve outras três medalhas em Toronto, uma prata com Gregório Machado, e dois bronzes, com Bruna Piloto e Jaqueline Ferreira, que é atleta do Time Petrobras 2016(...)

Ver post completo

Produção nacional de gasolina: Resposta ao Valor Econômico

27.Jul.2015

resposta-valor.jpgLeia a resposta que enviamos ao Valor Econômico sobre produção de gasolina:

Resposta:
O nível de processamento das nossas refinarias é definido mensalmente, buscando o melhor resultado econômico para a empresa. Para tal, são considerados vários fatores:

- Preços dos diferentes petróleos e derivados importados e exportados;
- Previsão da demanda de combustíveis a ser atendida pela Petrobras;
- Disponibilidade dos ativos de refino e logística, considerando paradas para manutenção;
- Paradas de manutenção;
- Nível de produção de petróleo nacional, entre outros.

Cabe ressaltar que a Rnest está maximizando a produção de diesel.


Perguntas:
A Petrobras pode esclarecer um pouco mais as razões que levaram ao aumento da exportação de gasolina em maio? É que o consumo aparente desse derivado aumentou entre abril e maio, passando de 2,538 bilhões de m3 para 2,668 bilhões(...)

Ver post completo

Brasil é prata por equipes na prova do florete na esgrima em Toronto

26.Jul.2015

esgrima-prata.jpgO Brasil conquistou mais uma medalha na disputa da esgrima em Toronto, no Canadá. Após os três bronzes individuais e o bronze feminino por equipes na espada, na noite de sábado (25/07) o Brasil foi prata na disputa masculina por equipes do florete. Na decisão, o time brasileiro, formado por Fernando Scavasin, Ghislain Perrier e Guilherme Toldo, enfrentou a equipe dos Estados Unidos, formada por Gerek Meinhardt, Miles Chamley-Watson e Alexander Missialas. Patrocinamos a esgrima brasileira desde 2011.

Com a prata conquistada na noite de sábado, a esgrima brasileira fecha os jogos de Toronto com cinco medalhas no total. Na última sexta-feira (24/07), o Brasil conquistou a medalha por equipes na disputa feminina da espada, com Rayssa Costa, Nathalie Mouellhausen e Amanda Simeão. Na quarta (22) Ghislain Perrier foi bronze no florete individual. Na terça (21), Nathalie Moullhausen foi bronze na espada, e na segunda (20) Renzo Agresta havia conquistado a mesma medalha no sabre. (...)

Ver post completo

Buscamos as melhores condições de custos e prazos: resposta à Folha sobre fornecedores

26.Jul.2015

resposta-folha.jpgLeia a resposta que enviamos à Folha de S. Paulo a respeito de nossos fornecedores:

RESPOSTA:

A Petrobras informa que os projetos das unidades de produção em andamento não têm relação com o contrato de financiamento assinado com Banco de Desenvolvimento da China. A companhia busca sempre as melhores condições de custos e prazos bem como o cumprimento de suas metas de produção. A Petrobras procura cumprir os índices de Conteúdos Locais exigidos pela legislação.

PERGUNTA:

Publicaremos no domingo uma matéria sobre a substituição de fornecedores nacionais, afetados pela Operação Lava Jato, por empresas estrangeiras, principalmente chinesas. Apuramos que isso ocorreu parcialmente ou totalmente nos seguintes contratos: Integra (P-67, e p-70), Iesa (compressores), Ecovix (P-68), Enseada (P-75 e P-77). (...)

Ver post completo