Petrobras . Blog Fatos e Dados

home

Blog Fatos e Dados

home

Geóloga Sylvia Anjos, uma das pioneiras da área no Brasil, recebe prêmio internacional

20.Jul.2017

sylvia-blog.png

A nossa geóloga Sylvia Anjos foi reconhecida por sua liderança e dedicação no desenvolvimento e divulgação do conhecimento da geologia de petróleo. Ela recebeu da American Association of Petroleum Geologists (AAPG) o prêmio AAPG Distinguished Service Award for 2017, um dos mais importantes na área no mundo. Essa foi a primeira vez que um profissional brasileiro recebeu essa distinção.
 
A entrega ocorreu durante a reunião anual da AAPG, em Houston, Texas, nos Estados Unidos. (...)

Ver post completo

Diretor fala sobre importância da certificação do nosso novo modelo de governança

19.Jul.2017

Solicitamos à B3 (antiga BM&FBovespa) certificação no Programa Destaque em Governança das Estatais, uma espécie de selo de qualidade na área.  A iniciativa reafirma o compromisso com a contínua melhoria da nossa governança e nosso alinhamento às melhores práticas do mercado. Veja entrevista do nosso diretor executivo de Governança e Conformidade, João Elek.

Ver post completo

Recebemos novos recursos recuperados pela Operação Lava Jato

19.Jul.2017

senado_300.jpgDesta vez, os valores retornaram para o caixa da Transpetro, nossa subsidiária. Foram três parcelas em recursos repatriados pelo Ministério Público Federal (MPF) até a última sexta-feira (14/7).  Com mais esses ressarcimentos, o volume recuperado proveniente de colaboração premiada e acordos de leniência sobe dos cerca de R$ 660 milhões para a casa dos R$ 716 milhões.

Seguiremos adotando medidas jurídicas contra empresas e pessoas, inclusive ex-funcionários e políticos, que causaram danos financeiros e à imagem da companhia. Somos coautores com o MPF e a União em 13 ações de improbidade administrativa em andamento. Além de ser assistente de acusação em 33 ações penais. (...)

Ver post completo

Produção de petróleo e gás atinge 2,81 milhões de barris/dia em junho

17.Jul.2017

cidade mangaratiba.jpgA nossa produção total de petróleo e gás natural, em junho, foi de 2,81 milhões de barris de óleo equivalente por dia (boed). Desse total, 2,70 milhões boed foram produzidos no Brasil e 113 mil boed no exterior. A produção média de petróleo no país foi de 2,20 milhões de barris por dia (bpd), volume 0,6% superior ao de maio.

O resultado se deve, principalmente, ao retorno à produção, após parada programada, da plataforma P-43 - localizada nos campos de Barracuda e Caratinga, na Bacia de Campos- e do FPSO Cidade de Mangaratiba, no campo de Lula, no pré-sal da Bacia de Santos.

Em junho, a produção de gás natural no Brasil, excluído o volume liquefeito, foi de 80,3 milhões de m³/d, 1,8% acima do mês anterior. Esse aumento decorre, principalmente, do retorno à produção do FPSO Cidade de Mangaratiba. (...)

Ver post completo

25ª edição do Anima Mundi exibe 470 filmes de 45 países

12.Jul.2017

Anima Mundi.jpgCom nosso apoio, mais uma edição do consagrado festival internacional de animação Anima Mundi, a 25ª, traz para o Rio de Janeiro e São Paulo um panorama com o que há de melhor no mundo no gênero animação e as tão aguardadas oficinas.

No Rio de Janeiro, o festival acontece de 14 a 23 de julho no centro da cidade, no Cine Odeon - Centro Cultural Luiz Severiano Ribeiro, no Espaço Cultural BNDES, no Centro Cultural Justiça Federal, na Cinemateca do MAM, no Centro Cultural dos Correios e no Centro Cultural Banco do Brasil.

Já em São Paulo é realizado de 26 a 30 de julho na Caixa Belas Artes, no Centro Cultural Banco do Brasil, no Centro Cultural São Paulo, na Cinemateca Brasileira e nas salas do Circuito Spcine, localizadas em todas as regiões do estado. (...)

Ver post completo

Aprovamos oferta pública de ações da Petrobras Distribuidora

11.Jul.2017

posto-gasolina-BR.jpgNosso Conselho da Administração, em reunião realizada hoje, aprovou a abertura de capital de nossa subsidiária integral Petrobras Distribuidora S.A. (BR), que será conduzida por meio de oferta pública secundária de ações.

No processo de abertura de seu capital, a Petrobras Distribuidora pretende aderir ao segmento especial do mercado de ações da B3 (antiga BM&FBOVESPA) denominado Novo Mercado, em linha com as melhores práticas de governança corporativa. (...)

Ver post completo

Corte Federal de Apelações em NY acolhe em parte nosso recurso relativo à class action

08.Jul.2017

Informamos que, na data de ontem (07/07), a Corte Federal de Apelações do Segundo Circuito (United States Court of Apelas for the Second Circuit) anulou a decisão de certificação de classe e determinou que a 1ª instância reavalie a matéria.

A Corte acolheu parcialmente o recurso da Petrobras, ao rejeitar alguns aspectos da decisão e confirmar outros. Dentre outras questões, a Corte entendeu que o juiz deveria ter considerado a necessidade de prova de localização das transações nos Estados Unidos através de evidências comuns aos membros da classe. (...)

Ver post completo

Venda de ativos no Paraguai

07.Jul.2017

posto-paraguai.jpgIniciamos a etapa de divulgação da oportunidade de desinvestimento (Teaser), referente à venda de nossos ativos no Paraguai. Nesse projeto, temos o objetivo de alienar integralmente nossa participação acionária nas empresas Petrobras Paraguay Distribución Limited (PPDL UK), Petrobras Paraguay Operaciones y Logística SRL (PPOL) e Petrobras Paraguay Gas SRL (PPG).
 
No Paraguai atuamos por meio das sociedades acima discriminadas, no mercado de distribuição e comercialização de combustíveis, GLP e lubrificantes, e dispomos de uma rede de 197 estações de serviços e 113 lojas de conveniência. Também atuamos nos segmentos de aviação, com operação em três aeroportos, e de grandes consumidores (“B2B”), somos a maior distribuidora de combustíveis no país. Em termos de logística, ainda contamos com um terminal próprio de distribuição na cidade de Villa Elisa. (...)

Ver post completo

Cessão de Direitos do Campo de Maromba na Bacia de Campos

06.Jul.2017

Iniciamos a etapa de divulgação da oportunidade de desinvestimento (Teaser), referente à cessão da totalidade de nossa participação no Campo de Maromba, na Bacia de Campos.  

Neste projeto, a Petrobras, operadora com 70% de participação, e Chevron Brasil Petróleo Ltda., detentora de 30% de participação, oferecem conjuntamente 100% dos direitos do Campo de Maromba (Concessão de BC-20A), localizado no sudeste da Bacia de Campos. A transação em potencial representa uma oportunidade para desenvolver e monetizar uma descoberta de óleo pesado em águas rasas, próxima aos campos em produção de Peregrino e Papa-Terra. (...)

Ver post completo

Recebemos reconhecimento como uma das empresas mais inovadoras do país

05.Jul.2017

tecnologia-inovacao.jpgEm cerimônia realizada no dia 3 de julho, em São Paulo (SP), recebemos o Prêmio Valor Inovação Brasil 2017, organizado pelo jornal Valor Econômico. Na ocasião, fomos reconhecidos, pela segunda vez consecutiva, como uma das empresas mais inovadoras do país. Melhoramos nossa posição no ranking geral das 150 companhias, passando de 14º lugar em 2016 para 11º em 2017. Além disso, fomos vencedores na categoria Indústria de Base e Metalurgia, que inclui as empresas de óleo e gás, minério e cimentos.

“O conjunto de inovações que a Petrobras produz todos os anos nos habilita a ocupar esta posição de destaque no ranking 2017. Essa premiação é o reflexo de todo o trabalho do sistema tecnológico da Petrobras, que funciona, principalmente, em função dos objetivos de negócio da companhia. A partir da definição desses objetivos são definidos os focos, desafios e metas a serem superadas ao longo do tempo. Daí surgem os projetos de pesquisa e desenvolvimento, e as inovações são frutos desses projetos”, afirmou o gerente de Gestão Tecnológica do Cenpes, Paulo Barreiros. (...)

Ver post completo