Petrobras . Blog Fatos e Dados

home

Blog Fatos e Dados

home

"O cenário de crise é o ideal para assumir riscos e apostar em tentativas", diz Nassim Taleb

07.Nov.2017

HSM_Petrobras_2017.jpg

O analista e best seller libanês Nassim Taleb  abriu o dia de apresentações desta terça-feira (07/11) na HSM 2017, em São Paulo. O evento tem como tema “O poder do conhecimento”. Taleb falou sobre outro poder defendido por ele, o da fragilidade. Para ele, o cenário de crise é  o ideal para assumir riscos e apostar em tentativas.  “É preciso sondar as incertezas, as tentativas podem melhorar os processos. E quando você comete um erro, tem um pequeno lado negativo e um grande lado positivo”, disse. “Você pode ganhar dinheiro com os seus próprios erros. É só estar disposto a mudar sua estratégia, se moldando naquilo que você for aprendendo”.

Parte da biografia de Nassim é resultante dessa competência de enxergar vantagem no que parece “frágil” do ponto de vista econômico. Há 30 anos ele se beneficiou da histórica black monday americana, quando o índice Dow Jones despencou mais de 22% e Taleb, beneficiando–se  da volatilidade  (e do risco),  lucrou uma quantia astronômica (fala-se de dezenas de milhões de dólares). Não por acaso, o escritor afirmou que se tornou “cientista” econômico por uma questão de oportunidade. “Ao tentar me beneficiar do caos tornei-me um analista” , disse. “Porque as crises não são necessariamente ruins, eu diria até que são benéficas”.

“O ideal é não ficar preso ao seu plano de negócios”, completou, citando exemplos de empresas que mudaram seus caminhos e, assim, alcançaram o sucesso (caso da joalheria Tiffany e da Boeing).  A liberdade de movimento e estratégias funciona melhor com conhecimento do cenário e coragem, evidentemente.  Aliás, assim como o propósito e a habilidade de se adaptar a diferentes cenários de maneira rápida e dinâmica, a necessidade de aprender e valorizar os erros e a coragem são outros temas recorrente nesta HSM 2017. Algumas vezes, a coragem é levada ao significado da origem da palavra, que é “agir com o coração”. E, por aqui, seu uso é sempre sugerido com boas doses de conhecimento e respaldo técnico.

Veja também:

O poder do conhecimento e da transparência no cenário empresarial são destaque na HSM

HSM EXPO 2017 traz convidados internacionais para debater tecnologia e governança

Recebemos Troféu Transparência 2017

Mudamos e estamos seguindo em frente

Créditos fotos: Recheio Digital/ Leco de Souza

Postado em: [Sociedade e Meio Ambiente, Tecnologia e Inovação]

3 comentários

Paula Cristina Kuhn

09.No.2017

É nos erros que temos as grandes ideias para uma mudança. E com crise devemos analisar e tirar vantagens em áreas que antes chamais imaginaríamos.

Fábio Guimarães

08.No.2017

Perfeito. O risco estará sempre presente nas ações empreendedoras e visionárias.

Elzilene

08.No.2017

Verdade temos que ter agir.

*Campos obrigatórios




Enviar