Petrobras . Blog Fatos e Dados

home

Blog Fatos e Dados

home

Campo de Lula já é o maior produtor e exportador de óleo do Brasil

01.Fev.2016

PLATAFORMA_CIDADE_ANGRA.jpg

A produção média de petróleo que operamos no campo de Lula em dezembro de 2015 foi de 442 mil barris por dia (bpd), equivalente a aproximadamente 51% de toda a produção que operamos no pré-sal (874 mil bpd) no período. Com esse elevado potencial , Lula já é o maior campo produtor de petróleo no Brasil, além de maior produtor nacional de gás natural, com produção média de 20,6 milhões de metros cúbicos/dia (m³/d) em dezembro.

O campo de Lula assumiu e vem mantendo a liderança na produção de petróleo nacional desde agosto do ano passado, quando ultrapassou o campo de Roncador.  A expectativa para 2016 é de um aumento ainda maior com a entrada em operação dos FPSOs Cidade de Maricá e Cidade de Saquarema, adicionando uma capacidade de produção de até 300 mil bpd ao campo de Lula. O Cidade de Maricá já está na locação e iniciará em breve a interligação dos poços, e o Cidade de Saquarema está em processo de integração, no estaleiro Brasa, em Niterói.

Os resultados obtidos com a exportação do petróleo do campo de Lula contribuem positivamente com a balança comercial brasileira, visto que o óleo tem boa aceitação no mercado internacional. Ao todo, o volume exportado deste campo somou 59,1 milhões de barris de petróleo no ano passado (média de aproximadamente 162 mil bpd). Esses valores levam em consideração também a parcela dos nossos parceiros no campo.

A marca representa uma tendência de mudança do perfil da nossa cesta de exportação de petróleo, até então predominantemente de óleos pesados. A crescente participação do óleo do campo de Lula aumenta a proporção de petróleos médios ou de média densidade – como o encontrado majoritariamente na área do pré-sal da Bacia de Santos. Em 2015, a proporção de óleos médios no nosso mix de exportação atingiu 37%.

Operamos (65%) o campo de Lula em parceria com a BG E&P Brasil (25%) e a Petrogal Brasil (10%).

Vejam também: saiba quais são e como funcionam nossas plataformas.
 

Postado em: [Atividades]

7 comentários

Paulo toledo

23.Fe.2016

O nome desse campo é uma ofensa ao contribuinte desse país.

Fatos e Dados

29.Fe.2016

Olá, Paulo,

temos um post que explica sobre essa nomenclatura. Confira: Técnicos batizam novas oportunidades exploratórias com nomes informais e curiosos.

Francielle

21.Fe.2016

O gás natural vem do petróleo também? Se não estou errada, o glp e feito com as "sobras" do refino, mas e esse gás natural?

Fatos e Dados

23.Fe.2016

Olá, Francielle,

O gás liquefeito de petróleo é uma das frações mais leves do petróleo e sua queima é muito limpa, com baixíssima emissão de poluentes.

O gás natural é um combustível fóssil presente nos reservatórios de petróleo, ele pode estar dissolvido ou não em óleo.

Ele é encontrado em campos terrestres ou marítimos. Em muitos casos a produção de gás natural está veiculada a produção de petróleo.

Entenda o Caminho do Gás Natural.

rogerio

20.Fe.2016

o povo q só reclama. A informação e ótima mas preferem reclamar

Felipe

18.Fe.2016

Infelizmente vocês destruíram a empresa. A dívida de 500 bi e subindo é impagável. A Petrobras sangra enquanto vocês postam todos os dias esta mesma notícia, ao invés de correrem contra o tempo para venderem operações caríssimas que não servem para nada. Enquanto não venderem ativos, a empresa terá custos altíssimos pra captar recursos e o mercado (gringos) seguirá brincando de comprar e vender os papéis que estão num preço humilhante pra nós, brasileiros. Cada 5 centavos é 1%...ela tem volatilizado em torno de 8% por dia! Isso é uma sacanagem...Sei que não vão postar o que escrevi mas fica meu registro de alguém que já investiu MUITO dinheiro nas ações da Petrobras e hoje tem apenas 30% do Patrimônio que foi investido. Sem falar dos meus conhecidos com os fundos do FGTS que estão virando pó. Lamentável...

Daniel Bacellar

15.Fe.2016

Ricardo, Embora seja possível discutir-se a oportunidade de usar-se esse nome especificamente, lula é um animal marinho. Poderia ser polvo ou siri, mas preferiram escolher lula. Já há campos com nome 'golfinho', 'guará', 'bem-te-vi', 'jubarte' etc. Não existe campo com nome de pessoa, viva ou falecida, na Petrobras. Se houvesse, para referir-se ao ex-presidente, deveriam chamá-lo pelo nome completo ou pelo sobrenome, como é usual para obras públicas (Ayrton Senna, Zeferino Vaz, Getúlio Vargas e Mário Covas são exemplos; Costa e Silva é um exemplo infeliz de como sobrenomes também são utilizados). As bacias têm nome geográficos, referentes ao local no continente mais próximo ao que se localizam ('Espirito Santo', 'Santos', 'Campos' etc).

Manoel Jose Silva Filho

13.Fe.2016

campo de Lula ..................eta nomezinho miseravel pra algo de futuro no Brasil onde tanta coisa com importancia , deixa-se de lado ( porque nao Tancredo ..............ou qqr outro que nao esteja em evidencia , e que podera nunca vir a ficar em evidencia ??

Fatos e Dados

16.Fe.2016

Ola, Manoel
Temos um post que explica melhor essa nomenclatura. Confira:Técnicos batizam novas oportunidades exploratórias com nomes informais e curiosos

ricardo

11.Fe.2016

Chamar uma bacia petrolífera brasileira de "Campo de Lula" é uma afronta junto ao povo brasileiro. Até quando deveremos nos submeter a este tipo coronelismo em troca de nada, ou melhor, em troca do maior prejuízo daquela que era a maior companhia brasileira, nosso orgulho. Sugiro que mudem o nome! Obrigado, Ricardo, apenas um brasileiro desiludido com aquele que "um dia" teve o meu voto.

Fatos e Dados

15.Fe.2016

Ola, Ricardo,
temos um post que explica melhor essa nomenclatura. Confira: Técnicos batizam novas oportunidades exploratórias com nomes informais e curiosos.

*Campos obrigatórios




Enviar