Petrobras . Blog Fatos e Dados

home

Blog Fatos e Dados

home

Cinco unidades iniciam produção neste ano

01.Fev.2014

plataformas-61Em 2014, colocaremos novas unidades estacionárias em operação: P-58, P-61 (que terá a Tender Assisted Drilling - TAD), P-62, Cidade de Ilhabela e Cidade de Mangaratiba. Em 2013, outras cinco unidades começaram a produzir. Foram elas: FPSO Cidade de São Paulo (Sapinhoá), FPSO Cidade de Paraty (Lula Nordeste) e FPSO Cidade de Itajaí (Baúna), todas na Bacia de Santos, além da P-63 (Papa Terra) e a P-55 – Roncador Módulo III, ambas na Bacia de Campos.

Atualmente, a P-58 (Parque das Baleias), P-62 (Módulo IV do campo de Roncador) encontram-se nas suas locações e entrarão em produção no primeiro trimestre deste ano.

A P-61 tem seu primeiro óleo previsto para o segundo trimestre (campo de papa- terra) e irá operar em conjunto com a SS-88 TAD que deixou a China e tem previsão de chegada ao Brasil até o fim deste mês. A TAD fará a perfuração e completação dos poços que serão interligados a P-61.  Os FPSOs Cidade de Ilhabela e Cidade de Mangaratiba mantêm o cronograma de entrada para o terceiro e quarto trimestres de 2014, respectivamente. Ambas operarão no pré-sal da Bacia de Santos, sendo a primeira no campo de Sapinhoá, na área de Sapinhoá Norte, e a outra, na área de Iracema Sul.

De acordo com o PNG 2013-17, 25 plataformas entrarão em produção entre 2013 e 2017 e 38 novas unidades vão passar a produzir petróleo e gás no período 2013-2020. (Os números estão de acordo com o que foi divulgado no PNG). Segundo nosso diretor de Exploração e Produção, José Formigli, pouquíssimas empresas no mundo têm essa demanda por novas unidades. “Isso é porque elas não têm o portfólio que temos”, compara o diretor, destacando o índice de sucesso exploratório de 100% no pré-sal.

Em 2016, a previsão é que a produção alcance 2,5 milhões de barris de petróleo por dia (bpd), em 2017, o volume subirá para 2,75 milhões e, em 2020, para 4,2 milhões. A produção em barris de óleo equivalente (petróleo e gás) atingirá 3 milhões em 2016, 3,4 milhões em 2017 e 5,2 milhões em 2020. O pré-sal terá parcela crescente nesse aumento de produção. A marca de 1 milhão de bpd no pré-sal será superada em 2017, quando responderá por 42% da produção, e atingirá 2,1 milhões de bpd em 2020.

Produção crescente
“Deixamos de dizer que apenas a descoberta do pré-sal é uma realidade. A produção é uma realidade”, diz a presidente Graça Foster, destacando que a marca de 320 mil barris por dia foi atingida apenas sete anos após a primeira descoberta.

E lembra: “Na porção norte-americana do Golfo do México, foram necessários 17 anos para se atingir uma produção significativa, enquanto na nossa Bacia de Campos, levamos 11 anos. Tivemos desafios tecnológicos relevantes no pré-sal. E superamos. Houve redução do tempo de perfuração de poços de 134 dias para 70 em 2012″, disse.

Essa redução no tempo de perfuração gera grande economia de recursos. Os investimentos na construção de poços (exploratórios e de desenvolvimento da produção) somam US$ 75 bilhões no PNG 2013-2017. Isso representa 32% dos investimentos do Plano e 51% dos investimentos em Exploração&Produção no Brasil. Em função dessa relevância, foi criado o PRC-Poço, Programa de Redução de Custos de Poços. “As plataformas são a parte mais visível, mas os poços, que ficam abaixo delas, são o que custa mais caro”, explica Formigli.

Postado em: [Atividades]

23 comentários

HIRAN DE MOURA SEVERINO

21.Ab.2014

Olá, parabéns as presidentas, engenharias ,áreas técnicas , produção e operação desta tão grande empresa.....Um feliz final de páscoa para todos nós, que DEUS nos abençoe sempre.....obrigado pela atenção.....

vinicius lima dileva

09.Ab.2014

parabens a toda a equipe, estou começando meu curso esse mes, pretendo me formar fazer faculdade e graduação, estou me preparando pra seu um integrante dessa empresa que e um orgulho pra mim e pra todos os brasileiros! valew

Marcelo Kurk

08.Ab.2014

Essa parte que fala de que nenhuma empresa atingiu esse nível de produção nesse espaço de tempo, precisa entrar nos comerciais de TV.

Andréia Gomes - Campos dos goytacazes

03.Ab.2014

Parabéns Petrobrás, tenho orgulho de pertencer à um país que é pioneiro em águas profundas, e em tecnologia própria. Acredito que vamos crescer ainda mais com o pré-sal, e que seremos auto suficientes em Petróleo.

Deijane

31.Ma.2014

Olá galera! Vou inciar o curso de petróleo e gás, estou muito ansiosa para começar a trabalhar na área e se deus permitir sera numa dessas plataformas. Valeu!! bjsss

FELIPE

30.Ma.2014

Muito legal vou min esforçar para fazer um curso e quem sabe um dia eu poder entrar na Petrobras. Um grande sonho :D abraço a todos

jpnatha luz ferreira

24.Ma.2014

Quero uma chance para trabalha como ajudante na Petrobras , s Preciso de uma chance desde js agradeço

Julio cesar Lobato tavares

20.Ma.2014

Que Deus continúir a benco a petróbras concedendo grande conquistas que quero não somente ouvir ler nos jornais mais participar das conquistas como um colaborado desta grande empresa que um dos meus sonhos.

Danilo Lima Santos

15.Ma.2014

Olá Pessoal , Cursei Gestão Ambiental , Biocombustíveis , Operador em Plataforma de Petróleo e Gás , Um dia quero muito estar nesta equipe melhor do Brasil , Petrobras !

Obdias vasconcelos

15.Ma.2014

O meu sonho e trabalhar na petrobrás,e ja comecei fazendo o curso de petróleo e gás. Sei que um dia vou chegar lá .....Meus parabéns petrobrás.

jean

08.Ma.2014

Olá,estou cursando Gestão Ambiental para um dia quem sabe trabalhar em umas dessas nossas plataformas aqui no RS mesmo,to muito ansioso para que isso aconteça.

Nevile Almeida Przybylski

07.Ma.2014

Sabemos que em Rio Grande/RS já foram construídas quatro plataformas, sendo que três saíram dos estaleiros em 2013 e em nenhuma delas foi colocado o nome da cidade,em homenagem e reconhecimento à cidade e aos 20.000 metalúrgicos que as construíram. A comunidade e os trabalhadores esperam que dos oito cascos de plataformas e das três sondas que estão em construção, pelo menos uma tenha o nome de "Cidade do Rio Grande".

Hendrik Raphael

06.Ma.2014

Meu sonho e trabalhar na plataforma,creio em Deus que um dia vou estar fazendo o trabalho que eu tanto admiro ,ainda tenho 15 anos.Mais ja vou me preparando,pois vai da tudo certo,minha area ja ta garantida eu creio !!

gabrielly martins

05.Ma.2014

Olá , sou apenas uma adolecente de apenas 13 anos , e tenho vontade de me forma , na verdade não e vontade e sim um sonho que irei realizar , e de se forma na área de petroléo e gas , são coisas que me facino e que tenho vontade de estudar , sobre isso . Vou em busca de realizare esse sonho , porém , estudar sobre isso e uma coisa muito emportante ara mim . Acho cada vez mais magnifico ,oque vocês fazem , meus pais me apoiam todos os dias para que cada vez mais eu consiga ir rumo ao meu sonho !

Sônia Fróes

04.Ma.2014

Parabéns, Tenho orgulho do meu Brasil!

adriano tiesen

04.Ma.2014

otimo trabalho pela petrobras e quem critica e quem nao entende nada estou me esforsando para um dia estar la.

antonio carlos neves rodrigues da silva

28.Fe.2014

Eu antonio carlos curto e a dimiro a bravura da petrobras que a cada dia vem mudando a carra do brasil e porcima sustentando o mundo.Um dia espero estar lá fasendo a diferença.

gabriel da silva rosauro

26.Fe.2014

E o FHC queria privatizar a Petrobrás , certamente entregando as grandes petrolíferas internacionais, mas o que me impressiona é o fato de hoje economistas de plantão e sábios de toda a espécie, criticando o governo pela gestão da Petrobrás, e o interessante quanto a noticias dessas, eles se calam.

Maria Cristina Fiorotti Cypreste

23.Fe.2014

Necessito dos telefones da Plataforma P25. Pois preciso me comunicar com a Engenheira Química do laboratório da plataforma. Atenciosamente.

Fatos e Dados

24.Fe.2014

Olá.

Sua demanda foge à área de competênica do blog. Sugerimos que tente contato por meio do Fale Conosco disponível no nosso site.

Saudações,

a equipe.

CID COSTA

21.Fe.2014

Vai Brasil !!!!

saulo (sp)

20.Fe.2014

Estou apostando no crescimento e desenvolvimento sustentável do Brasil nesta área petrolífera. E nós, universitários , esperamos que a Petrobrás e as empresas petrolífera nos dê oportunidades tb.

Ely vasconcelo do carmo.

20.Fe.2014

Parabens pelo grande trabalho que a petrobras vem realizando no brasil com uma excelente producao em pequeno periodo. Espero em Itacoatiara am vou ser um funcionario se Deus quiser.

Janos Santana Souza

19.Fe.2014

Eu, janos faço o curso na área de petróleo e gás. Estou contente com o bom resultado obtido pela petrobras de cento e trinta e quatro dias para setenta dias.