Petrobras . Blog Fatos e Dados

home

Blog Fatos e Dados

home

Conheça Mazinho, biólogo marinho do Projeto Tamar

20.Out.2017

Nossa parceria com o Projeto Tamar completa 35 anos cheios de história pra contar. Uma delas é a do biólogo marinho Claudemar Santos, mais conhecido como Mazinho.

Aos 13 anos Mazinho vendia doces e amendoim na praia quando, seguindo a dica de um tio, se inscreveu para um processo seletivo para monitor mirim do Projeto Tamar, o Programa Tamarzinhos. O curso contou com a participação de 80 crianças, das quais apenas 15 seriam selecionadas para continuar no Projeto. Selecionado na primeira etapa, o jovem se encantou e entrou de cabeça nos estudos garantindo sua vaga. E sua história não terminou por aí: alguns anos depois foi contratado para cuidar das tartarugas e de outros animais do Tamar.Mazinho 2003.jpg

O tempo passava e Mazinho percebia que queria entender ainda mais sobre os animais. Ainda sem formação profissional, vendo grandes profissionais da biologia todos os dias, percebeu que também queria aquilo para sua vida. E foi assim que escolheu a faculdade que ia cursar: “Minha meta foi me formar como o primeiro biólogo Tamarzinho, biólogo da Praia do Forte. Eu sei que meus pais não foram biólogos e não tiveram formação acadêmica, por conta das carências de estrutura e problemas financeiros também. Mas eu sabia que tinha todas as ferramentas em mãos pra conseguir. Eu tinha que dar orgulho pras crianças que estão vindo por aí. Em 2014 eu me formei.”

O exemplo de Mazinho foi seguido também pelo seu irmão, Itamar, que percorreu o mesmo caminho: começou como tamarzinho, foi jovem aprendiz, tratador e hoje, também formado em biologia, continua trabalhando no Tamar. “É um orgulho pra mim saber que eu o inspirei. Ele hoje me inspira também”, conta.

Mazinho projeto Tamar.jpg

Mazinho atualmente gerencia a equipe de atendimento do projeto na Praia do Forte. Sua história é conhecida por muitos e, por onde passa, faz amizade. Não perde oportunidades de mostrar para as crianças da região que, assim como ele, elas também podem crescer na vida e ser o que quiserem: “Tenho liberdade pra me aproximar das crianças e dar uma palavra positiva pra elas. Isso eu conquistei aqui dentro do Projeto Tamar. Eu não teria nada disso se não fosse pelo Projeto. Tenho certeza que ainda estaria vendendo salgadinhos na praia, como a maioria dos meus amigos”.  Seu amor pela natureza e pelo trabalho é tão grande, que influenciou até na escolha o nome de seu filho: Eduardo Coral.

São histórias incríveis como essa que enriquecem nossas parcerias com projetos ambientais e culturais. Nesses 16 anos, Mazinho viu de perto as mudanças que essa parceria proporcionou; não só para sua vida mas também no dia-a-dia de centenas de pessoas e animais da região. “Essa parceria do Tamar com a Petrobras me inspirou muito na minha permanência na Praia do Forte e na minha trajetória”.

Fazemos das palavras de Mazinho também as nossas: “Que essa parceria tenha vida longa!”.

Leia também:

Nossa parceria com Tamar completa 35 anos

Somos reconhecidos por liderança em gestão ambiental pelo Carbon Disclosure Project (CDP)

Mudamos e estamos seguindo em frente

Postado em: [Sociedade e Meio Ambiente]

5 comentários

Mayara Morais

31.Ou.2017

O projeto é maravilhoso , uma das profissões mais lindas que já conheci , gostaria muito de poder um dia fazer parte ! Queria muito poder ajudar e mostrar o amor que tenho por esses animais , mais infelizmente tenho mais de 22 anos e não posso ser um jovem aprendiz ? Mais quem sabe um dia eu não realizo esse sonho . Todo sucesso do mundo ao prenotei de vocês ?

walquimar da silva

29.Ou.2017

bom dia! sou morador da praia de Ubu município de Anchieta do estado do espírito santo, e vice presidente da associação comunitária! gostaria de saber como funciona o projetor e gostaria de implantar aqui na minha comunidade para trabalhar com jovens!

Fatos e Dados

10.No.2017

Olá Walquimar,

Você pode obter mais informações na página do próprio projeto Tamar. E também no Facebook.

cezar rocha dos santos

28.Ou.2017

Desejo fazer o curso

Vera silva freitas reis

26.Ou.2017

Tem projetos que são nossos o projeto Tamar e o Tamarzinho são realizações para nossa biossegurança, Taise Maria Sanches foi uma das grandes biologas que fizeram acontecer o projeto Tamar e tenho a certeza estaria mais realizada com o Tamarzinho.

Edson Ricardo S P Cunha

25.Ou.2017

Durante a exposição na Sede da Petrobras celebrando os 35 anos de parceria entre a Petrobras. & o Projeto Tamar. Tive a oportunidade de conhecer o biólogo Mazinho e ele realmente é um cara que acredita no que faz e quando explica sobre o projeto fala com o coração. Meus parabéns Mazinho!

*Campos obrigatórios




Enviar