Petrobras . Blog Fatos e Dados

home

Blog Fatos e Dados

home

Dia Mundial da Limpeza. Participe você também!

18.Set.2019

Brisa refrescante, sol e banho de mar. Quando vamos à praia, o que menos queremos é encontrar lixo enquanto estamos relaxando ou fazendo um castelinho na areia com nossos filhos. Para conscientizar as pessoas sobre os impactos ambientais a partir do descarte irregular de resíduos como esses, mais de 150 países se mobilizam anualmente para uma operação de coleta de lixo em praias, rios, lagoas e mangues: o World Cleanup Day (Dia Mundial da Limpeza).

E, mais uma vez, vamos aderir a esse movimento global, por meio dos projetos patrocinados pelo Programa Petrobras Socioambiental. O mutirão de limpeza mundial vai acontecer no dia 21/9, com ações dos nossos projetos em 15 estados brasileiros.

A expectativa, com base em atividades semelhantes realizadas este ano, é que nossos projetos colham 12 toneladas de resíduos sólidos urbanos que foram descartados de forma incorreta e terminaram nos rios e oceanos. Serão realizadas ações em 60 praias, em uma extensão aproximada de 140 quilômetros.

Convidamos as pessoas que queiram ser voluntários para integrar essa ação. Serão mais de 18 milhões de voluntários ao redor do mundo que vão erguer as mangas para recolher itens como latas, materiais plásticos e isopor, além das pontas de cigarros, garrafas e ferragens. Esses foram os itens mais encontrados em edições anteriores, mas até mesmo objetos maiores, como brinquedos, poltronas e restos de aparelhos de televisão, já foram recolhidos em nossas praias. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), estima-se que mais de oito milhões de toneladas de plástico vão parar nos oceanos todos os anos, causando danos à vida marinha e a atividades econômicas como a pesca e o turismo.

Além da coleta de resíduos, alguns projetos também vão promover atividades de educação ambiental para crianças, com oficinas, atividades lúdicas e recreativas. É uma oportunidade para mostrar a importância de cuidar da natureza desde a infância e em família, contribuindo para formar cidadãos ambientalmente mais conscientes.

Veja no mapa abaixo onde as ações irão acontecer e se programe para fazer parte desse mutirão:

mapa cleanup day F3_600.jpg

Para ver a relação de todas as praias, pontos de encontro e atividades para crianças, clique aqui. Lembre-se de usar filtro solar e boné, e levar sua garrafa de água. Como as luvas que serão disponibilizadas no local têm quantidade limitada, você também pode colaborar levando um par de luvas de borracha, como as utilizadas para limpeza de cozinha. Confira a lista completa de praias e endereços.

O que é o World Cleanup Day?

O Dia Mundial da Limpeza (World Cleanup Day) é uma ação social global voltada para o combate ao acúmulo inadequado de resíduos sólidos urbanos. Uma vez por ano, em meados de setembro, milhões de voluntários ao redor do mundo se mobilizam para a limpeza de cidades, bairros, praias, praças e parques, promovendo ações com o objetivo de conscientizar e orientar a população sobre boas práticas que diminuem o descarte de resíduos sólidos na natureza.