Petrobras . Blog Fatos e Dados

home

Blog Fatos e Dados

home

Entenda por que investimos em fertilizantes

02.Jan.2014

A produção de fertilizantes nitrogenados se insere na cadeia de valor do gás natural, sendo uma alternativa economicamente atrativa para sua monetização. Fertilizantes nitrogenados são derivados da amônia – que é obtida a partir da transformação química do gás natural – e amplamente utilizados na agropecuária e na indústria.

A amônia é usada na indústria alimentícia e na produção de desinfetantes, tinturas de cabelo, materiais plásticos, couro e explosivos, entre outros produtos, mas sua principal utilização é como matéria-prima para a produção de fertilizantes nitrogenados (ureia, sulfato de amônio e nitrato de amônio).

A demanda do mercado brasileiro de fertilizantes é maior que a produção nacional. Além disso, o segmento encontra-se em expansão tanto no Brasil quanto no mundo. Com o crescimento populacional e o aumento de renda, espera-se aumento no consumo de alimentos, principalmente de proteína animal, que requer mais grãos para sua produção e, por consequência, maior uso de fertilizantes.

No Brasil, entre 2003 e 2012, o consumo de fertilizantes passou de 22,8 milhões de toneladas para 29,6 milhões, o que configurou crescimento de 30% no período. De acordo com a previsão da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), entre 2010 e 2020, somente no Brasil, a produção de alimentos crescerá 40%.

Somos a maior produtora de fertilizantes nitrogenados do Brasil. Com a aquisição da Fafen-PR, reforçamos essa área em alinhamento com o Plano de Negócios e Gestão 2013-2017. Possuimos mais duas fábricas: a Fafen-SE, com capacidade de produção de 657 mil toneladas/ano de ureia e 456 mil toneladas/ano de amônia, e a Fafen-BA, com 474 mil toneladas/ano de ureia e 474 mil toneladas/ano de amônia.

Atualmente, estamos investindo em novas unidades a fim de acompanhar o crescimento do mercado. Em Três Lagoas (MS) está sendo construída uma planta que entrará em operação em setembro de 2014 com capacidade para produzir 1,2 milhão de toneladas/ano de ureia. No município de Laranjeiras (SE), está sendo construída uma planta de sulfato de amônio com capacidade para produzir 303 mil toneladas/ano, que começará a produzir ainda este ano. Duas outras unidades, uma em Uberaba (MG) e outra em Linhares (ES), estão em estudo.

Postado em: [Produtos e Serviços]

11 comentários

José Marcos Trad

18.Ma.2016

Gostaria de conhecer o mercado brasileiro de uréia industrial e de uréia fertilizante, separadamente. Há algum estudo para eu acessar. Na internet só tem dados antigos. Abs, Trad

Fatos e Dados

24.Ma.2016

Olá, José,

sugerimos que leia sobre nossos produtos em nosso portal. Caso ainda tenha dúvidas, entre em contato por meio do Fale Conosco.

Hermas Silva dos Santos

25.No.2015

A impotancia da fabricação de fertilizantes é super importante em todo o mundo e particularmente a propria nação o maior exportador de produtos agricolas, o nitrogenado é o principal fertilizante na economia do país em termos de exportação, a quantidade do produto por ectarres é uma referencia da eficiencia do produto como o valor para quantidade uma vez que é fertilizantes a base de amonia e nitrogenio para produto final de processo a ureia. O nitrogenio poderá ser trabalhado como nitritos e nitratos, referencia do principio o nitogenio como ciclo vital da natureza, cultivo do feijão em sua importancia de aeraçõa do solo.

Anderson Pomponet

17.Ju.2015

Bom dia, Vocês usam acido nítrico na produção de seus fertilizantes? estou fazendo um trabalho acadêmico sobre esse acido.

Fatos e Dados

17.Ju.2015

Olá, Anderson,

sugerimos que entre em contato com o Fale Conosco, em nosso site.

Saudações,

a equipe

JORGE ANTONIO SANTIN

07.Ja.2015

Bom dia! somos distribuidores de produtos para linha agro, gostaríamos do portfolio de vossos produtos na linha de fertilização (soja, milho e trigo) para fazermos um estudo de viabilidade e posterior passarmos a comprar e revender os mesmos, há possibilidade?

Fatos e Dados

07.Ja.2015

Olá, Jorge,

sugerimos que envie sua demanda para o Fale Conosco, na área Negócios com a Petrobras.

Saudações,

a equipe

 

Rodrigo Assis Rodrigues da Cunha

25.No.2014

Ola, Gostaria de saber como consigo comprar Nitrato de amônio, se vocês possuem algum tipo de revenda ou representantes que comercializam fertilizantes. Att Rodrigo Cunha

Fatos e Dados

25.No.2014

Olá, Rodrigo,

sugerimos que entre em contato com o Fale Conosco, em Negócios com a Petrobras.

Saudações,

a equipe

Victor Hugo

14.Ma.2014

Como faço para descobrir a produção nos anos de 2005,2006,2007,2008,2009,2010,2011 e 2012, de Uréia, Amonia, Metanol, Enxofre, Carbono Peletizado e Ureia Solução, na Fafen de Araucária Paraná.. Obrigado

Fatos e Dados

14.Ma.2014

Olá, Victor,

sugerimos que envie sua demanda para o Fale Conosco, em nosso site.

Saudações,

a equipe

ana

19.Ma.2014

Boa tarde preciso muito de uma informação pois gostaria muito de ter a oportunidade de trabalhar na Unidade de Fertilizantes Nitrogenados (UFN-3) da Petrobras,em três lagoas ms, sou técnica em química e sei que vai dar inicio em setembro de 2014, mas como faço vai ter um processo seletivo ou tenho que me especializar fazendo outro curso ?

Fatos e Dados

19.Ma.2014

Olá, Ana.

Ainda não foram divulgadas mais informações sobre a unidade. Sugerimos que acompanhe as notícias pelo nosso blog e visite também a página de Carreiras do nosso site para saber mais sobre as oportunidades em geral.

Saudações,

a equipe.

joão carlos patricio de lima

17.Ma.2014

como eu faso para fazer para arama uma vaga de trabalho ,,so encanado ,mecanico de manutenção

Fatos e Dados

17.Ma.2014

Olá, João Carlos,

acesse o edital em nosso site.

Saudações,

a equipe

Laucenor

22.Fe.2014

Sensacional...digo assim em virtude de ter sido um dos convidados na época para a inauguração da Petrofertil em Laranjeiras-SE,

ERIKA WEBER

21.Fe.2014

Necessito urgente entre 10 e 20 toneladas de adubo NPK 10:10:10 para a região de São José dos Pinhais. Qual o custo da tonelada contra entrega e qual o custo retirando com transporte próprio. Quais as condições de pagamento

Fatos e Dados

24.Fe.2014

Olá, Erika.

Sugerimos que encaminhe sua demanda por meio do Fale Conosco disponível no nosso site. Indique a opção "Negócios com a Petrobras".

Saudações,

a equipe.

ESMAEL DOS ANJOS OLIVEIRA

19.Fe.2014

quanto custa 2mil quilos de ureía

Fatos e Dados

24.Fe.2014

Olá, Esmael,

infelizmente, sua dúvida foge à área de competência do blog. Sugerimos que entre em contato com o Fale Conosco - Negócios com a Petrobras.

Saudações,

a equipe

*Campos obrigatórios




Enviar