Petrobras . Blog Fatos e Dados

home

Blog Fatos e Dados

home

Firmamos compromisso em favor dos Direitos Humanos

10.Dez.2018

O compromisso do país com os Direitos Humanos é histórico. Em 1948, no dia 10 de dezembro, o Brasil foi um dos países membros da Organização das Nações Unidas que assinaram a Declaração Universal dos Direitos Humanos. A companhia reitera esse compromisso firmado há 70 anos ao divulgar a assinatura de documento a favor dos Direitos Humanos: a Carta Aberta Empresas pelos Direitos Humanos. Junto a outras seis empresas públicas, – Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social, Caixa Econômica, Correios e Eletrobras – ao Ministério dos Direitos Humanos, à Procuradoria Geral da República e ao Ministério Público do Trabalho, afirmamos nosso firme propósito de garantir os direitos universais nas atividades empresariais.

Ao assinar a carta, a companhia se compromete a:

- adotar uma política de Direitos Humanos que alcance todas as áreas da empresa;
- implementar atividades educativas em Direitos Humanos para sua força de trabalho;
- contribuir para valorizar o trabalho de afrodescendentes, pessoas com deficiência, mulheres e pessoas idosas;
- adotar política de comunicação, apuração de denúncias e sanção, de forma a reprimir práticas que contrariem seu Código de Ética;
-  divulgar os canais públicos de denúncias de ofensas aos Direitos Humanos (Disque 100 ou Ligue 180);
- e prestar contas à sociedade dos avanços conquistados nas atividades empresariais.

img_1225_1_1.jpg

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Histórico de nossas ações de compromisso com os Direitos Humanos

Aderimos em 2003 ao Pacto Global da ONU, cujos princípios estão relacionados a Direitos Humanos e práticas de trabalho. Em 2010, foi a vez de aderir aos Princípios de Empoderamento da ONU Mulheres, cujos 7 princípios tratam da promoção da igualdade entre homens e mulheres no mercado de trabalho e na sociedade. Nesse mesmo ano, assinamos a Declaração de Compromisso Corporativo no Enfrentamento da Violência Sexual de Crianças e Adolescentes por meio da qual declaramos nosso compromisso contra a exploração sexual, em favor à proteção dos direitos da criança e do adolescente.

Em 2015, assinamos o Pacto Nacional de Erradicação do Trabalho Escravo, do Instituto Pacto Nacional de Erradicação de Trabalho (INPACTO), que tem como objetivo o enfrentamento do trabalho escravo contemporâneo. Mais recentemente, em novembro de 2018, aderimos à Iniciativa Empresarial pela Igualdade, proposta pela ONG Afrobras e pela Faculdade Zumbi dos Palmares, cujos 10 compromissos visam o respeito e a promoção da igualdade racial, igualdade de oportunidades e tratamento justo a todas as pessoas.

Em termos de nossas políticas corporativas, nosso compromisso com Direitos Humanos está expresso nos valores “respeito à vida e às pessoas”. O Código de Ética, aplicável a todas as operações e aos fornecedores, trata de temas de Direitos Humanos como o respeito às diferenças, igualdade de oportunidades, relações justas de trabalho, garantia de saúde e segurança aos trabalhadores e direito à livre associação.

Acesse o Relato Integrado e conheça mais sobre nossa atuação.

Postado em: [Institucional, Atividades]