Petrobras . Blog Fatos e Dados

home

Blog Fatos e Dados

home

filtro data: 2/2017

Anunciamos redução nos preços dos combustíveis

24.Fev.2017

revisao-combustiveis.jpg

De acordo com nossa política de preços anunciada em outubro de 2016, decidimos reduzir o preço do diesel nas refinarias em 4,8%, em média, e da gasolina em 5,4%, em média. Os novos valores começam a ser aplicados a partir de 25/02/2017.

A decisão é explicada principalmente pelo efeito da valorização do real desde a última revisão de preços, pela redução no valor dos fretes marítimos e ajustes na nossa competitividade no mercado interno. (...)

Ver post completo

Aprovamos acordos com investidores para encerrar quatro ações individuais nos EUA

24.Fev.2017

Fechamos acordos para encerrar mais quatro ações individuais movidas por investidores contra a companhia nos Estados Unidos. Com este anúncio, nossos acordos com acionistas para encerrar ações individuais naquele país chegam a dezenove, de um total de vinte e sete, que foram consolidadas com a ação coletiva contra a empresa, para fins de julgamento.

Foram encerradas com os novos acordos as ações movidas na Corte Federal de Nova York pelo New York City Employees Retirement System, Transamerica Income Shares, Internationale Kapitalanlagegesellschaft e Lord Abbett Investment Trust. (...)

Ver post completo

Empresas do setor de petróleo reconhecem avanço em nova política de conteúdo local

23.Fev.2017

trabalhador.jpg

A política de conteúdo nacional que vigorou entre 2005 e 2016 não alcançou seus objetivos. A avaliação feita pelo Tribunal de Contas da União no ano passado mostrou como o acúmulo de multas, atrasos na entrega de equipamentos e custos elevados afetaram a indústria de óleo e gás no Brasil, concluindo que “a política de conteúdo nacional não está atrelada a uma política industrial ampla, não possui prazo de vigência definido e tem objetivos genéricos, sem metas, e métricas que possam mensurar objetivamente seus resultados”.

Na Petrobras, houve atrasos de mais de três anos na entrega de dez plataformas contratadas em 2010, fazendo com que os governos federal, estadual e municipal deixassem de arrecadar R$ 33 bilhões num período de oito anos. (...)

Ver post completo

Petrobras Biocombustível finaliza incorporação da Nova Fronteira à São Martinho

23.Fev.2017

usinaboavista.jpg

Nossa subsidiária integral Petrobras Biocombustível (PBio) finalizou, hoje, a operação de incorporação da Nova Fronteira à São Martinho S.A.

A operação foi concluída com o recebimento pela PBio de 24 milhões de novas ações ordinárias emitidas pela São Martinho, representando 6,593% do capital social votante e total desta companhia, em substituição e na proporção das ações que a PBIO detinha na Nova Fronteira. (...)

Ver post completo

Decisão judicial permite que prossiga venda da PetroquímicaSuape e da Citepe

22.Fev.2017

Petroquimica_Suape.jpgInformamos, em continuidade ao fato relevante divulgado em 31/01/2017, que hoje foi proferida decisão concedendo o efeito suspensivo de recurso que apresentamos no Tribunal Regional Federal da 5ª Região para a alienação das ações da Companhia Petroquímica de Pernambuco (“PetroquímicaSuape”) e da Companhia Integrada Têxtil de Pernambuco (“Citepe”).

Com a decisão favorável do referido Tribunal, poderemos prosseguir com esta operação de venda. O projeto faz parte das cinco transações que podem ter seus contratos assinados de acordo com a decisão cautelar do Tribunal de Contas da União (TCU), conforme divulgado em fato relevante de 20/12/2016.

Ver post completo

Nosso presidente garante a prefeitos prioridade para unidade de gás

16.Fev.2017

Pedro-Parente-prefeitos2.jpg

Nosso presidente, Pedro Parente, assegurou hoje a conclusão da Unidade de Processamento de Gás Natural (UPGN) no Complexo Petroquímico do Estado do Rio de Janeiro (Comperj), em encontro com prefeitos do consórcio que reúne 16 municípios da região do empreendimento. Os recursos para a finalização da unidade, de aproximadamente US$ 2 bilhões, já estão previstos no nosso orçamento.

“Podem ter absoluta certeza de que a obra será reiniciada. Esta unidade tem que acontecer, é prioritária para nós”, declarou Parente, ressaltando que caso a unidade não fique pronta, teremos que diminuir a produção de campos do pré-sal, de onde parte da produção de gás será escoada pela UPGN. A previsão é de retomada das obras no segundo semestre de 2017 e a conclusão da unidade está prevista para 2020. Ao longo do ano, serão licitados outros 23 contratos voltados às utilidades que viabilizarão a operação da UPGN, a exemplo de unidades de tratamento de água, fornecimento de energia e instalação de dutos. (...)

Ver post completo

Produção de petróleo e gás natural em janeiro

15.Fev.2017

cidade_de_saquarema.jpg

Nossa produção total de petróleo e gás natural, em janeiro, foi de 2,86 milhões de barris de óleo equivalente por dia (boed), sendo 2,74 milhões boed produzidos no Brasil e 120 mil boed no exterior.

A produção média de petróleo no país foi de 2,23 milhões de barris por dia (bpd), volume 3% inferior ao de dezembro do ano passado. Esse resultado se deve, principalmente, à parada programada na plataforma P-40, localizada no campo de Marlim Sul, na Bacia de Campos, e à manutenção em um dos poços produtores interligados ao FPSO Cidade de Anchieta, no Parque das Baleias, também naquela Bacia. (...)

Ver post completo

Standard & Poor’s melhora nossa classificação de risco

10.Fev.2017

standard-300.jpegComunicamos que a agência de classificação de risco Standard & Poor’s anunciou a elevação do nível de risco (rating) da nossa dívida corporativa de B+ para BB- e alterou a perspectiva de negativa para estável.

A agência observou, em seu relatório, que a melhora no nosso nível de risco reflete a evolução da nossa liquidez e uma robusta posição de caixa que confere maior capacidade para lidar com possíveis contingências. A recuperação do relacionamento com bancos domésticos e internacionais e da nossa capacidade de acessar o mercado de capitais também foi ressaltada pela agência, que considerou como positivas as operações de gestão da dívida. Também foi destacado o avanço do Programa de Desinvestimentos e as perspectivas para o atingimento da meta estabelecida para 2017 e 2018. (...)

Ver post completo

Vistoriamos 380 instalações no combate ao Aedes Aegypti

06.Fev.2017

combate-mosquito.jpgMais uma vez, unimos esforços no combate ao mosquito transmissor da dengue, do vírus zika, da febre chikungunya e da febre amarela, em alinhamento com o novo ciclo do Plano Nacional de Enfrentamento ao Aedes Aegypti do Governo Federal. As ações programadas para implementação nas nossas instalações e nossos prédios compreendem vistorias, limpeza e treinamentos.

As ações de vistoria tiveram início em 16 de dezembro de 2016 e se estenderão até abril. Ao todo, estão sendo vistoriadas 380 instalações da companhia, onde vamos verificar a existência de água parada e/ou larvas de mosquito. (...)

Ver post completo

P-66 deixa estaleiro rumo ao campo de Lula

06.Fev.2017

P-66 - 2.jpg

O navio-plataforma P-66 deixou no último sábado (04/02) o Estaleiro Brasfels, em Angra dos Reis (RJ), rumo à locação no módulo de Lula Sul, no pré-sal da Bacia de Santos. Esta será a sétima unidade instalada no campo de Lula. O início da operação do sistema de produção conectado à unidade ocorrerá após os trabalhos de ancoragem e de interligação do primeiro poço produtor.

Tem destaque o fato da P-66 ser o primeiro FPSO próprio do Consórcio de Lula a ser instalado no Pólo Pré-Sal da Bacia de Santos. Sua integração foi concluída no Estaleiro Brasfels em Angra dos Reis, onde também ocorreram os testes dos equipamentos e sistemas. FPSO (Floating Production Storage Offloading Unit) é a sigla em inglês que identifica uma unidade flutuante de produção, armazenamento e transferência de óleo. (...)

Ver post completo