Petrobras . Blog Fatos e Dados

home

Blog Fatos e Dados

home

filtro data: 6/2017

Anunciamos reajuste na gasolina e no diesel

30.Jun.2017

preco-combustivel2.jpgO Grupo Executivo de Mercado e Preços (GEMP), após avaliação, decidiu reduzir o preço médio nas refinarias em 5,9% para a gasolina e 4,8% para o diesel, de acordo com a nossa política de preços. Os novos valores começam a ser aplicados a partir das 0h de 01 de julho.

Este é o último reajuste decidido pelo GEMP antes da delegação da decisão de reajustar os preços da gasolina e do diesel à área de Marketing e Comercialização até o limite de 7% acumulado para mais ou para menos sobre os preços vigentes dos derivados nas refinarias.  A delegação, que permitirá reajustes mais frequentes, podendo até ser diários, entra em vigor na segunda-feira, dia 03 de julho. Portanto, o reajuste aqui anunciado e decidido pelo GEMP não entra na conta do limite de 7% para mais ou para menos que será adotado a partir da segunda-feira. (...)

Ver post completo

Revisão da política de preços de diesel e gasolina

30.Jun.2017

revisao-combustiveis.jpg

Nossa Diretoria Executiva aprovou, ontem, a revisão da política de preços de diesel e gasolina comercializados em nossas refinarias, visando aumentar a frequência de ajustes nos preços, que passará a vigorar na próxima segunda-feira, dia 3 de julho.  A partir desta data, nossa área técnica de marketing e comercialização terá delegação para realizar ajustes nos preços, a qualquer momento, inclusive diariamente, desde que os reajustes acumulados por produto estejam, na média Brasil, dentro de uma faixa determinada (-7% a +7%), respeitando a margem estabelecida pelo Grupo Executivo de Mercado e Preços (GEMP). Qualquer alteração fora dessa faixa terá que ser autorizada pelo GEMP.   

A avaliação feita pelo GEMP, composto pelo nosso presidente e os diretores executivos de Refino e Gás Natural e  Financeiro e de Relacionamento com Investidores, é de que os ajustes que vinham sendo praticados, desde o anúncio da nova política em outubro de 2016, não têm sido suficientes para acompanhar a volatilidade crescente da taxa de câmbio e das cotações de petróleo e derivados, recomendando uma maior frequência nos ajustes. (...)

Ver post completo

Carta Anual de Políticas Públicas e de Governança Corporativa

29.Jun.2017

funcionario14.jpg

Divulgamos hoje nossa Carta Anual de Políticas Públicas e de Governança Corporativa 2016.  O documento é uma exigência da Lei 13.303/2016, do Decreto 8.945/2016 e do Programa Destaque em Governança de Estatais da B3 e está em linha com os requisitos de transparência requeridos pela legislação.

A Carta é destinada ao público em geral e reúne, de forma sintética, as principais informações contidas no Formulário de Referência 2016 relativas a compromissos com o alcance de objetivos de políticas públicas, atividades desenvolvidas, estrutura de controle, dados econômico-financeiros, fatores de risco, políticas e práticas de governança corporativa e descrição da composição e da remuneração da administração da companhia. (...)

Ver post completo

Mostra de Cinema e Direitos Humanos encerra circuito no RJ e SP

23.Jun.2017

mostra-cinema.jpgA 11º Mostra de Cinema e Direitos Humanos encerra o circuito pelas 27 cidades do país neste fim de semana, com as exibições de curtas, médias e longas-metragens no Rio de Janeiro e São Paulo, até domingo, dia 25/6. Com o nosso patrocínio, a mostra teve início em 8 de maio, na cidade de Rio Branco, no Acre e ocupou centros culturais, instituições públicas, privadas e escolas. No Rio de Janeiro, os filmes estão em cartaz no MAM – Museu de Arte Moderna e em São Paulo, na Biblioteca Mário de Andrade. O projeto é uma realização do Ministério de Direitos Humanos, com produção nacional do Instituto Cultura em Movimento.

Os debates realizados após as sessões foram uns dos destaques da Mostra em cada cidade por onde passou. No Rio de Janeiro, amanhã, 24, a discussão será sobre gênero, após a exibição dos filmes da Mostra Temática Madrepérola e Meu Nome é Jaque, às 17h. No dia 25, também às 17h, será exibida a obra Chega de Saudade, da cineasta Laís Bodansky, que tem cinco filmes em exibição na mostra. (...)

Ver post completo

Quatro novas plataformas na Bacia de Campos

23.Jun.2017

funcionario16.jpgPlanejamos instalar quatro novas plataformas na Bacia de Campos nos próximos anos. A primeira será o FPSO Cidade de Campos de Goytacazes para produção de petróleo nos campos de Tartaruga Verde e Tartaruga Mestiça. Além dela, estão previstas duas novas unidades no campo de Marlim e uma no pré-sal da concessão de Albacora.

“A ideia é que, com a revitalização de Marlim, a gente consiga produzir até 2052 neste campo”, informou o gerente da área de Projetos Complementares da Bacia de Campos, Mauro Destri, em apresentação hoje (22/6), na Brasil Offshore, em Macaé. O projeto de revitalização de Marlim é uma das nossas apostas para reduzir o declínio natural da produção nesta bacia. Segundo Destri, o declínio estável da Bacia de Campos está em torno de 9%, enquanto a média mundial está em 12%. “Estamos há 40 anos descobrindo, desenvolvendo, produzindo e trazendo unidades novas na Bacia de Campos, afirmou Destri. (...)

Ver post completo

Diretoria aprova estudos para abertura de capital da Petrobras Distribuidora

22.Jun.2017

BR-posto.jpg

Informamos que nossa Diretoria Executiva, em reunião realizada hoje, autorizou a elaboração de estudos para abertura de capital de nossa subsidiária integral Petrobras Distribuidora S.A., tornando esta subsidiária uma companhia listada no segmento especial do mercado de ações da B3 (antiga BM&FBOVESPA) denominado Novo Mercado e aderente às melhores práticas de governança corporativa. A opção pelo modelo de abertura de capital e oferta pública secundária de ações da Petrobras Distribuidora, destinada ao mercado em geral, será submetida à apreciação do Conselho de Administração.

A Diretoria Executiva entende que, após encerramento do processo de desinvestimento anterior, conforme comunicado ao mercado em 31/03/17, a abertura de capital da Petrrobras Distribuidora pode ser considerada como a melhor opção de captura de valor, ao se analisar a situação atual de mercado. Caso aprovada, esta será conduzida por meio de oferta pública secundaria de ações, e terá como um de seus objetivos promover a dispersão acionária da Petrobras Distribuidora. (...)

Ver post completo

Desafios e ganhos no gerenciamento de reservatórios offshore

22.Jun.2017

antonio-pinto.jpgAs técnicas usadas por nós para extrair o maior volume de petróleo possível de nossos reservatórios foram tema de palestra realizada, nesta quarta-feira (21/6), pelo gerente de Engenharia de Reservatórios, Elevação e Escoamento, Antônio Carlos Capeleiro Pinto. O executivo participou da sessão técnica Reservatórios, presidida por Priscila Moczydlower, também da área de Engenharia de Reservatórios da companhia, na Brasil Offshore, Feira e Conferência Internacional de Petróleo e Gás, em Macaé (RJ). Priscila apresentou o assunto na sessão plenária do evento.

O conjunto de técnicas que nos permite extrair o maior volume possível de petróleo dos nossos reservatórios é chamado de gerenciamento de reservatórios. Essa é uma atividade crítica na indústria de petróleo, pois está ligada diretamente ao aumento da receita proveniente do aproveitamento ótimo do potencial dos campos de petróleo. (...)

Ver post completo

Recebemos homenagem da Brasil Offshore pelos 40 anos da Bacia de Campos

21.Jun.2017

Marcelo_Batalha.jpgFomos homenageados, nesta terça (20/6), na abertura da Brasil Offshore, em Macaé (RJ), pelos 40 anos de produção na Bacia de Campos. Representando a companhia na solenidade, o  gerente geral Marcelo Batalha defendeu a importância estratégica da Bacia de Campos e comentou sobre alguns planos para a continuidade do desenvolvimento da produção na região. "Vamos iniciar, nos próximos meses, a produção nos campos de Tartaruga Verde e Tartaruga Mestiça e também implantaremos ações para conclusão das atividades do plano de análise de descoberta do reservatório de Forno, localizado no pré-sal da concessão de Albacora", destacou.   

Batalha também mencionou a obtenção recente, junto à ANP, da autorização de extensão do contrato de concessão dos campos de Marlim e Voador até 2052. "Isto abre para a Petrobras oportunidade de novos investimentos nessa importante área de produção offshore. Continuaremos a contar com a parceria de fornecedores, força de trabalho e poder público, o que foi fundamental para chegarmos até aqui”, ressaltou. (...)

Ver post completo

Aprovamos acordo com investidores para encerrar ação individual nos EUA

19.Jun.2017

senado_300.jpgNosso Conselho de Administração aprovou, nesta segunda-feira (19/06), a celebração de um acordo para encerrar uma ação individual proposta perante a Corte Federal da Pensilvânia, nos Estados Unidos, por um grupo de afiliadas do The Vanguard Group, Inc. (“Vanguard”).

Vanguard é um dos nossos maiores acionistas, após a União Federal e entidades relacionadas.

Já havíamos celebrado acordos para encerrar outras 19 ações individuais apresentadas perante a Corte Federal de Nova York, nos Estados Unidos, conforme divulgado em 21 de outubro de 2016, em 23 de novembro de 2016 e em 24 de fevereiro de 2017. (...)

Ver post completo

Confira nossa produção de petróleo e gás natural em maio

19.Jun.2017

producao-blog.jpg

A nossa produção total de petróleo e gás natural, em maio, foi de 2,80 milhões de barris de óleo equivalente por dia (boed), sendo 2,68 milhões boed produzidos no Brasil e 120 mil boed no exterior. A produção média de petróleo no país foi de 2,18 milhões de barris por dia (bpd), volume 3,9% superior ao de abril.

O resultado se deve, principalmente, ao início de produção de mais um projeto, no sul do campo de Lula, na Bacia de Santos, através da plataforma P-66, no dia 17 de maio; ao retorno à produção após parada para manutenção das plataformas P-37 (campo de Marlim na Bacia de Campos) e FPSO Cidade de Angra dos Reis (campo de Lula), assim como a entrada de um novo poço produtor no campo de Marlim Sul, na Bacia de Campos. (...)

Ver post completo