Petrobras . Blog Fatos e Dados

home

Blog Fatos e Dados

home

Produção no pré-sal bate novo recorde e ultrapassa 400 mil barris de petróleo por dia

25.Fev.2014

407mil-barris.jpgAtingimos novo recorde de produção diária no pré-sal. No dia 20 de fevereiro, alcançamos a marca de 407 mil barris de petróleo por dia (bpd) produzidos nos campos que operamos na chamada província do pré-sal nas bacias de Santos e Campos. Leia abaixo o comunicado oficial que divulgamos nesta terça-feira:

"A Petróleo Brasileiro S.A. - Petrobras informa que a produção de petróleo nos campos operados pela Companhia na chamada província do pré-sal nas bacias de Santos e Campos atingiu, no dia 20 de fevereiro, a marca de 407 mil barris de petróleo por dia (bpd), configurando novo recorde de produção diária.

Essa produção foi alcançada oito anos após a primeira descoberta, ocorrida em 2006, tempo inferior ao que foi necessário para se chegar ao mesmo patamar em outras importantes áreas de produção marítima no mundo. Na porção americana do Golfo do México, por exemplo, foram necessários 19 anos, depois da primeira descoberta, para se alcançar a produção de 400 mil barris de petróleo por dia. Na Bacia de Campos, foram 16 anos. E no Mar do Norte, nove. Diferentemente dessas áreas, na camada pré-sal toda a produção de petróleo ocorre em águas profundas, o que torna o resultado obtido ainda mais expressivo.

O presente recorde de produção está associado à entrada em operação do poço 9-SPS-77, ocorrida em 18/fev, o primeiro poço produtor a entrar em operação por meio da primeira Bóia de Sustentação de Risers (BSR), instalada no FPSO Cidade de São Paulo, no campo de Sapinhoá. A produção inicial do poço SPS-77 alcançou o patamar de 36 mil barris de petróleo por dia. No dia 07 de fevereiro foi concluída a instalação da segunda SR, sendo esta no FPSO Cidade de Paraty."

Ver post completo

Esclarecimento sobre produção na Bacia de Campos

24.Fev.2014

Leia o nosso esclarecimento a respeito da matéria "Metade da produção da Petrobras na Bacia de Campos é de água", publicada no jornal O Estado de S. Paulo, neste domingo (23/02):

A Petrobras informa que, ao contrário do que foi divulgado pela Agência Estado, graças ao bom gerenciamento dos reservatórios de petróleo, a empresa conseguiu manter o declínio natural da produção dos seus campos em produção na Bacia de Campos abaixo de 10% nos últimos dois anos. É importante lembrar que esse percentual de declínio é inferior ao padrão mundial de referência. Frisa, também, que o bem-sucedido trabalho de recuperação que a empresa vem desenvolvendo na Bacia de Campos conseguiu, em 2013, aumentar em 2% a sua eficiência operacional, o que equivale a um aumento médio de 40 mil barris de petróleo por dia.

Ver post completo

Conheça as profissões que nos ajudam a expandir limites

24.Fev.2014

profissoes600.jpgPara superar nossos desafios, contamos com o comprometimento de profissionais de diferentes perfis. Na Petrobras, temos 54 profissões de níveis médio e superior. Em nosso site, você conhece essas carreiras, os requisitos de formação e atribuições. Lembrando que, para trabalhar conosco, é necessário participar de nossos concursos públicos.

Na última quinta-feira (20/02), lançamos edital para novo processo seletivo, com o objetivo de preencher 100 vagas em diversas localidades, além de formar cadastro de reserva.  As inscrições estão abertas a partir de hoje (24/02), e vão até 17 de março. Elas devem ser realizadas exclusivamente pelo site da Fundação Cesgranrio. 

Ver post completo

Destaques Internacionais – 24/02/2014

24.Fev.2014

Confira as principais notícias internacionais que repercutiram no fim de semana.

Ver post completo

A Magia de Miró chega a São Paulo

22.Fev.2014

MiroInédita no Brasil, estreia neste domingo (23/02), em São Paulo, a exposição “ A Magia de Miró, desenhos e gravuras”. Com nosso patrocínio, a mostra itinerante apresenta obras do pintor espanhol e fotografias registradas pelo curador Alfredo Melgar.

Reunindo 69 obras de Joan Miró, entre telas, desenhos e notas, a exposição procura revelar um plano mais íntimo e pessoal do artista, além de explorar o universo onírico de sua obra.

Muitas das peças expostas foram realizadas em papel, com desenhos a lápis e giz de cera. As ilustrações correspondem a diferentes épocas da sua produção, entre 1962-1983, e remetem ao universo do processo criativo do artista, que pintou e desenhou sobre vários tipos de superfície.

Ver post completo

Projeto De Olho na Água completa cinco anos

21.Fev.2014

olho-na-agua.jpgO projeto De Olho na Água, criado pela Fundação Brasil Cidadão e contemplado com nosso patrocínio por meio do Programa Petrobras Socioambiental, completa cinco anos tendo beneficiado diretamente 1.500 moradores de Ponta Grossa, Requenguela, Barrinha, Retiro Grande, Córrego do Sal, entre outras comunidades, no município de Icapuí (CE). Indiretamente, 18 mil pessoas da região participaram de suas atividades.

Esta semana, foi lançada a terceira fase do projeto, que foi premiado pelo Ministério da Agricultura em 2012, como uma das 25 melhores experiências em agricultura familiar. O De Olho na Água possui três diretrizes: planejamento e gestão ambiental, desenvolvimento econômico sustentável e mudança de atitude.

Cinco comunidades foram totalmente saneadas. Com a construção de 425 fossas biológicas e 442 cisternas para captação de águas pluviais, essa população passou a ter acesso à água de boa qualidade. Além disso, atividades socioeconômicas de baixo impacto ambiental, como o cultivo sustentável de algas marinhas e a criação das abelhas nativas Jandaíra, têm gerado renda à comunidade local.

Ver post completo

Destaques Internacionais – 21/02/2014

21.Fev.2014

Leia as principais notícias internacionais que repercutem nesta sexta-feira.

Ver post completo

Iniciamos produção em novo poço de Sapinhoá

20.Fev.2014

card_33mil_sapinhoaEntrou em produção, na última terça-feira (18/02), às 17h15, o poço 9-SPS-77A, no campo de Sapinhoá, no Polo Pré-Sal da Bacia de Santos. Esse poço, com produção de 33 mil barris de petróleo por dia, está interligado ao FPSO Cidade de São Paulo, por um sistema pioneiro de conexão à plataforma. Por esse sistema, o trecho ascendente das tubulações de produção é sustentado por uma boia submersa ancorada a 240 metros de profundidade. O poço está localizado a uma profundidade d’água de 2.118m. Esse é um dos 22 novos poços produtores que entrarão em operação este ano, contribuindo para o alcance de novos recordes de produção no pré-sal.

Na posição em que está instalada, a boia de sustentação dos dutos, denominada BSR (Boia de Sustentação de Risers), fica imune aos movimentos da plataforma. Esse sistema inovador viabiliza o uso, em partes do projeto, de dutos rígidos de aço (Steel Catenary Risers - SCR) em grandes profundidades.

Ver post completo

Aberto novo processo seletivo público para níveis médio e superior

20.Fev.2014

Lançamos, nesta quinta-feira (20/02), edital para processo seletivo público, com o objetivo de preencher 100 vagas em diversas localidades. Do total, 89 vagas são para cargos de nível médio e 11 vagas para cargos de nível superior.

As inscrições estarão abertas de 24 de fevereiro a 17 de março e deverão ser realizadas exclusivamente pelo site da Fundação Cesgranrio. O valor das inscrições é de R$ 40,00 para cargos de nível médio e R$ 58,00 para nível superior.

Ver post completo

Destaques Internacionais – 20/02/2014

20.Fev.2014

Confira as principais notícias internacionais que repercutem nesta quinta-feira.

Ver post completo