Petrobras . Blog Fatos e Dados

home

Blog Fatos e Dados

home

Destaques Internacionais – 14/02/2014

14.Fev.2014

Leia as principais notícias internacionais que repercutem nesta sexta-feira

Ver post completo

Termelétrica Baixada Fluminense já está gerando 344 MW

13.Fev.2014

Turbogerador_UTEBaixadaEntrou em operação na última terça-feira (11/02), em fase de teste, o segundo turbogerador movido a gás natural da nossa Usina Termelétrica (UTE) Baixada Fluminense, localizada no município de Seropédica (RJ). O primeiro começou a gerar no dia 1º de fevereiro deste ano. Cada turbogerador tem capacidade para gerar 172 MW. Com isso, a usina já está disponibilizando 344 MW para o Sistema Interligado Nacional (SIN), energia suficiente para abastecer uma cidade com 1,1 milhão de habitantes.

Com esta usina, vencemos o 12º leilão de energia nova de 2011 (A-3). A conclusão da instalação das turbinas para geração em ciclo simples (geração a gás natural) viabiliza o atendimento ao compromisso contratual assumido com as distribuidoras para fornecimento de energia a partir de 1º de março.

Ver post completo

Graça Foster é indicada à lista de mais influentes no mundo dos negócios

13.Fev.2014

graca-100-mais-influentesNossa presidente, Maria das Graças Silva Foster, está entre as 200 personalidades que tiveram mais influência no mundo dos negócios nos últimos 25 anos. A lista feita pela emissora de TV norte-americana CNBC será reduzida nos próximos meses a 25 pessoas, em referência ao 25º aniversário do canal. A escolha será feita diretamente pelos espectadores através do site www.cnbc.com/25.

Entre os consultores que participaram da seleção estão Herminia Ibarra, da Escola de Negócios Insead, Jeffrey Sonnenfeld, da Universidade de Yale e o ex-editor-chefe do Wall Street Journal, Paul Steiger. O critério de escolha foi a influência em mudanças significativas no cenário dos negócios, comércio, gestão ou comportamento humano que tenham contribuído para uma mudança mundial. A CNBC é um canal de TV a cabo especializado em negócios e pertence ao grupo norte-americano de televisão NBC. 

Ver post completo

Livro marca 10 anos do Prominp e o renascimento da indústria naval

13.Fev.2014

capa-prominp.jpgImpulsionado por nossas demandas, 2003 se consolidou como um ano importante para a indústria naval e offshore brasileira. Foi um momento de retomada, que teve início nos processos licitatórios de duas de nossas plataformas, a P-51 e a P-52. Essas unidades seriam contratadas no exterior e suas licitações foram refeitas para que elas fossem construídas no Brasil com exigência de conteúdo local mínimo de 75%. A partir de então, as plataformas e, depois, os navios passaram a ser feitos em estaleiros nacionais.

Naquele mesmo ano, o então presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, decretou a criação do Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural (Prominp) com o objetivo de fomentar a participação da indústria nacional de bens e serviços, de forma competitiva e sustentável, na implantação de projetos de petróleo e gás no país e no exterior. Dez anos depois, os dados comprovam os avanços: o número de profissionais trabalhando em estaleiros saltou de 7.465 para 78.706 e o cenário é promissor. A perspectiva é que em 2017 chegue a cem mil, segundo o Sinaval (Sindicato Nacional da Indústria de Construção e Reparação Naval e Offshore).

Ver post completo

Destaques Internacionais – 13/02/2014

13.Fev.2014

Confira as principais notícias internacionais que repercutem nesta quinta-feira

Ver post completo

Conheça as tecnologias que vão nos ajudar a produzir cada vez mais

12.Fev.2014

Tecnologias-do-Futuro600x600.jpgInovação e desenvolvimento tecnológico são a base de todas as nossas atividades. Só superamos nossos desafios e nos preparamos para o futuro porque contamos com grandes pesquisadores e recursos tecnológicos que nos permitem antecipar cenários, diversificar a geração de energia, melhorar nossos produtos e tornar o negócio cada vez mais sustentável. Na área de Tecnologia e Inovação do nosso novo site, você pode se aprofundar nesse tema e saber mais sobre as atividades desenvolvidas no Cenpes, sobre nossos principais resultados tecnológicos, parcerias e ideias inovadoras. Lá, está disponível também o infográfico Tecnologias do Futuro, que mostra alguns estudos em andamento. Acesse!

Ver post completo

Fatos e Dados ganha novo formato e entra no ar integrado ao site

12.Fev.2014

empregado-olhaA partir de hoje (12/02), o Fatos e Dados está de casa nova, integrado ao novo site Petrobras. Essa mudança é mais uma ação comemorativa dos nossos 60 anos.

Agora, a área de notícias do site será alimentada por nossos posts, organizados de acordo com as áreas de conteúdo. Cada categoria de post do blog estará associada a uma seção do site: Canais de Negócios, Quem Somos, Meio Ambiente e Sociedade, Nossas Atividades e Produtos e Serviços. Assim, o leitor estará sempre em contato com as novidades das suas áreas de interesse e terá uma navegação mais eficaz.

Continuaremos publicando, diariamente, posicionamentos, resultados, esclarecimentos, vídeos,   entrevistas, investimentos, novos empreendimentos e  informações sobre os projetos patrocinados, além de abordarmos nossa atuação nas áreas de cultura, responsabilidade social, sustentabilidade, esporte, tecnologia, entre outras.

Ver post completo

Destaques Internacionais – 12/02/2014

12.Fev.2014

Leia as notícias que repercutem nesta quarta-feira na imprensa internacional

Ver post completo

Promef: Mercado da indústria naval brasileira está em franca expansão

10.Fev.2014

industria-naval.jpgEm 2014, a Transpetro deve bater o recorde de recebimento de novas embarcações. O planejamento do Programa de Modernização e Expansão da Frota (Promef) prevê o recebimento de seis navios e três comboios hidroviários construídos por estaleiros brasileiros. O recorde é o de 2013, com quatro entregas: o navio de produtos Rômulo Almeida (janeiro) e o suezmax Zumbi dos Palmares (maio), ambos em operação, e o José Alencar (produtos) e o Dragão do Mar (suezmax), estes dois últimos que devem ter suas viagens inaugurais definidas nos próximos dias. Até 2020, a frota passará dos atuais 60 para 110 navios.

As embarcações previstas para 2014 são dois panamax (Anita Garibaldi e Irmã Dulce), dois suezmax (Henrique Dias e outro ainda sem nome) e dois gaseiros, sendo um deles o Oscar Niemeyer, que está em fase de acabamento.

Ver post completo

Petrobras Biocombustível produzirá mais biodiesel a partir de óleo de cozinha usado

07.Fev.2014

tanque-biodiesel-chamada.jpg

A Petrobras Biocombustível ampliará o uso de Óleos e Gorduras Residuais (OGR), o óleo de cozinha usado, na produção do biodiesel em 2014. O uso dessa matéria-prima, resíduo comum em residências e restaurantes e, na maioria das vezes, descartado indevidamente no lixo ou no ralo, garante importantes benefícios ambientais, sociais para a região, além de produção sustentável e preços competitivos para a companhia.
Até janeiro desse ano, foram processadas 485 toneladas de OGR em suas três usinas próprias de biodiesel (Candeias-BA, Montes Claros-MG e Quixadá-CE). 
Para ampliar o uso dessa fonte de suprimento alternativa ao longo do ano, a companhia estruturou o Programa Cuidar, que tem promovido o aumento da coleta e do beneficiamento de OGR por meio de parceria com cooperativas, associações e entidades de catadores na Bahia e no Ceará, estados onde estão localizadas duas das suas três usinas próprias de biodiesel.
Ver post completo