Petrobras . Blog Fatos e Dados

home

Blog Fatos e Dados

home

Livro marca 10 anos do Prominp e o renascimento da indústria naval

13.Fev.2014

capa-prominp.jpgImpulsionado por nossas demandas, 2003 se consolidou como um ano importante para a indústria naval e offshore brasileira. Foi um momento de retomada, que teve início nos processos licitatórios de duas de nossas plataformas, a P-51 e a P-52. Essas unidades seriam contratadas no exterior e suas licitações foram refeitas para que elas fossem construídas no Brasil com exigência de conteúdo local mínimo de 75%. A partir de então, as plataformas e, depois, os navios passaram a ser feitos em estaleiros nacionais.

Naquele mesmo ano, o então presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, decretou a criação do Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural (Prominp) com o objetivo de fomentar a participação da indústria nacional de bens e serviços, de forma competitiva e sustentável, na implantação de projetos de petróleo e gás no país e no exterior. Dez anos depois, os dados comprovam os avanços: o número de profissionais trabalhando em estaleiros saltou de 7.465 para 78.706 e o cenário é promissor. A perspectiva é que em 2017 chegue a cem mil, segundo o Sinaval (Sindicato Nacional da Indústria de Construção e Reparação Naval e Offshore).

Nossa carteira de investimentos prevê, até 2020, a construção, no Brasil, de 38 plataformas de produção, 28 sondas de perfuração, 88 navios petroleiros e 146 barcos de apoio. Todas essas embarcações entram em operação, também até 2020.

Essa e outras histórias são apresentadas no livro “Retomada da Indústria Naval e Offshore do Brasil 2003-2013-2020: Visão Petrobras”, lançado oficialmente em dezembro de 2013 pela presidente Graça Foster, no décimo Encontro Nacional do Prominp.

A publicação, que produzimos com a contribuição de presidentes de estaleiros e de outras entidades envolvidas com o tema, mescla textos técnicos e registros fotográficos, em um histórico da indústria naval no Brasil, e aborda a Política de Conteúdo Local na indústria do petróleo e gás natural no país e os principais estaleiros e canteiros espalhados pela costa brasileira. O livro apresenta, ainda, as potencialidades e as ações em andamento para superação de desafios, como a implantação de programas de capacitação profissional específicos para o segmento naval e offshore e a constituição de arranjos produtivos locais no entorno dos grandes estaleiros.

A autoria é da presidente Graça; do coordenador executivo do Prominp e assessor da Presidência para Conteúdo Local, Paulo Alonso; do gestor de Conteúdo Local, Edival Dan Junior; e o coordenador de Desempenho, Fernando Monteiro Cima.

As primeiras 300 unidades foram distribuídas a membros do Comitê Diretivo do Prominp (MME, MDIC, Onip, BNDES e IBP) e da ANP presentes no evento e para nossos diretores, presidentes de subsidiárias e gerentes-executivos. Uma segunda tiragem de 1700 exemplares será entregue ainda neste mês e distribuída a presidentes de estaleiros, prefeitos, empresas que contribuíram com informações, entidades federais, secretarias estaduais, entre outros.
 

Postado em: [Institucional]

11 comentários

Marcos Miguel

17.Fe.2014

Tive opottunidade de concluir o curso de: DESENHISTA PROJETISTA DE ARQUITETURA NAVAL desse programa no RJ, se desse para ganhar um exemplar.........

Agribene Soares Borges

15.Fe.2014

Gostaria de receber um exemplar do livro , sou aposentada e trabalhei como voluntária , lecionando para aluno carente do Projeto Gera Renda, ligado ao PROMINP

Acacio Proença Formoso

14.Fe.2014

Parabenizo pela iniciativa e gostaria de saber como posso obtê-lo? Obrigado

Francisco Benjamin Neto

14.Fe.2014

Importante para todos nós brasileiros este Marco! Aproveito o ensejo para perguntar se este livro estará disponível para a sociedade como um todo. Tenho todo o interesse como profissional de lê-lo e agregar valor ao meu conhecimento tanto a nível profissional como pessoal.Como sugestão, que o mesmo seja disponibilizado para a venda.Como Geólogo e Pós Graduado em Engenharia do Petróleo, quando tenho oportunidade apresento em palestras nas universidades aquilo que tenho como conhecimento na área de Petróleo.Com certeza mais um assunto a ser abordado a nível acadêmico. Tenho orgulho de ser brasileiro e saber que temos uma empresa como a PETROBRAS. Uma empresa que faz a diferença a nível nacional como também internacionalmente.

Naira Nadia assunção

14.Fe.2014

Prezados bom dia! Parabéns! E como trabalho na área Naval, tenho interesse em obter este livro, como consegui-lo? At. Naira campos

Ricardo

14.Fe.2014

O livro deveria ter uma versão on-line em pdf para download, queria lê-lo.

TADAO

14.Fe.2014

Premeiramente, gostaria de manifestar minha admiração à Presidente da Petrobras que, diante de tantos compromissos, ainda se dedica a imortalizar um período tão importante para industria naval brasileira que estava totalmente sucateada até a criação do Prominp. Em seguida, pergunto: "Como faço para adquirir um exemplar deste livro?"

Marco Antônio Baselice

14.Fe.2014

Peço verificar a possibilidade de enviar-me um exemplar dessa importante publicação, para meus estudos e pesquisas pessoais contínuas.

Sebastiao Medeiros

14.Fe.2014

Parabéns a presidente pela iniciativa. A PETROBRAS continua fazendo história, desta vez, na indústria naval e offshore brasileira. Como brasileiro e empregado da PETROBRAS gostaria de receber um exemplar desse livro.

Ana Riani

13.Fe.2014

As bibliotecas Petrobras receberão também exemplares? Gostaria de ter acesso ao material, acho até que seria interessante ter uma versão para download na Petronet.

JAIME TAKA

13.Fe.2014

Os membros titulares do Comitê Regional de Cada Fórum Regional (governança) formalmente constituídos até 2012 poderão receber esta publicação? Pois, foram eles os empreendedores do Programa nos rincões do Brasil.

*Campos obrigatórios




Enviar