Petrobras . Blog Fatos e Dados

home

Blog Fatos e Dados

home

MOVA-Brasil: dez anos contribuindo para a redução do analfabetismo

13.Jan.2014

Mova-BrasilO Projeto MOVA-Brasil, que tem como objetivo contribuir para a redução do analfabetismo no país entre jovens e adultos, comemora o marco de mais de 200 mil educandos atendidos. Desenvolvida pelo Programa Petrobras Desenvolvimento e Cidadania em parceria com o Instituto Paulo Freire e a Federação Única dos Petroleiros (FUP), a iniciativa promoveu, somente em 2013, a instalação de 1.262 salas de aula e cadastrou 29.044 alunos em 187 municípios nos dez estados onde funcionam seus polos: Alagoas, Bahia, Amazonas, Ceará, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Sergipe, Pernambuco e Paraíba.

Ao longo de uma década de atuação na garantia dos direitos à educação de jovens e adultos, o projeto desenvolveu, por meio do Instituto Paulo Freire, procedimentos metodológicos próprios relacionados às áreas de educação, ação política, participação cidadã e geração de trabalho e renda. A trajetória completa da iniciativa está registrada no Livro de Memória dos 10 anos do MOVA.

Para os educandos foi construído um Almanaque que dialoga com os saberes das culturas regionais, com informações diversas, atividades lúdicas, entre outros conteúdos. O material também serve de subsídio aos educadores no processo de alfabetização.

Formação profissional

Mova-Brasil3Em sua 5ª etapa, o MOVA-Brasil busca contribuir agora para a inserção dos educandos no mundo do trabalho, por meio de parcerias com instituições que atuam na área de formação profissional nas localidades onde o projeto está. O trabalho começou nos nove polos com o mapeamento das potencialidades profissionais das comunidades e do perfil profissional dos educandos. Também foram implantadas atividades de formação profissional num total de 10% do número de turmas de alfabetização formadas.

Seguindo a perspectiva socioambiental e sociocultural, com base na “tecnologia social freireana”, o projeto busca desenvolver no educando a consciência de que o seu trabalho pode ser colocado a serviço da construção de uma sociedade sócio e ambientalmente justa, inclusiva e solidária. De acordo com os organizadores, do total de 2.177 alunos envolvidos, cerca de mil estão em atividades relacionadas à economia solidária, tendo o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e as redes de economia solidária como principais instituições parceiras nessa ação. A outra parte (1.177 educandas e educandos) está em atividades ligadas à economia de mercado, tendo os Institutos Federais de Educação e Tecnologia e as instituições do sistema S, principalmente o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) nessa parceria.

Saiba mais sobre o projeto em www.movabrasil.org.br.

Postado em: [Sociedade e Meio Ambiente]

2 comentários

Paula fernanda de moraes

18.Ju.2015

gostaria de fazer parte desse projeto e somar com o projeto.

Cristiani de Oliveira Brasil

19.Ma.2014

Parabéns pela iniciativa.Sou líder comunitária e diretora da Federação das Associações de Moradores dp município de Saquarema na região dos Lagos RJ. Tenho vários analfabetos nas comunidades em que atuo.È impressionante saber que essas pessoas ficam exclusas de uma série de atividades por causa do analfabetismo.Gostaria de saber como posso incluir essas pessoas neste projeto, através da Federação.Sem mais, obrigada e parabéns.

Fatos e Dados

20.Ma.2014

Olá, Cristiani.

Sugerimos que você tente contato diretamente com o projeto. O site deles é www.movabrasil.org.br.

Saudações,

a equipe.