Petrobras . Blog Fatos e Dados

home

Blog Fatos e Dados

home

Navio-plataforma Cidade de Itaguaí chega ao campo de Lula

03.Jul.2015

itaguai.jpgO navio-plataforma FPSO Cidade de Itaguaí já está ancorado na Área de Iracema Norte do campo de Lula, no polo pré-sal da Bacia de Santos, litoral do estado do Rio de Janeiro. A unidade tem capacidade de produção de 150 mil barris de óleo por dia e compressão de 8 milhões de metros cúbicos de gás natural por dia. A produção de petróleo no campo tem previsão de ser iniciada ainda no terceiro trimestre deste ano.

Ancorado a 240 km do litoral do Rio de Janeiro, em profundidade d´água aproximada de 2.240 metros, o FPSO Cidade de Itaguaí será conectado a oito poços produtores e nove poços injetores. O gás natural será exportado para terra via gasoduto submarino. Adicionalmente, a unidade tem capacidade de armazenamento de 1,6 milhão de barris de petróleo e capacidade de injeção de 264 mil barris de água por dia.

Com conteúdo local de 65%, o Cidade de Itaguaí teve 12 módulos construídos no Brasil, sendo 10 no canteiro da Empresa Brasileira de Engenharia (EBE), em Itaguaí (RJ) e dois no canteiro da Schahin, em São Sebastião (SP). A integração dos módulos foi realizada no estaleiro BrasFELS, em Angra dos Reis.
O navio-plataforma foi contratado junto ao consórcio Schahin/Modec, responsável pela conversão do casco, construção e integração dos módulos e pela operação da unidade.

A área de Iracema Norte do campo de Lula está localizada no bloco exploratório BM-S-11, no polo pré-sal da Bacia de Santos. O BM-S-11 é desenvolvido em parceria, na qual somos líder e a operada do consórcio com participação de 65%. As outras parceiras são a BG E&P Brasil Ltda com 25% e Petrogal Brasil SA com 10% de participação.

Dados do FPSO Cidade de Itaguaí:

· Processamento de petróleo: 150 mil barris/dia;
· Tratamento e compressão de gás: 8 milhões m³/dia;
· Tratamento de água de injeção: 264 mil barris/dia;
· Capacidade de armazenamento: 1,6 milhão de barris de óleo;
· Profundidade de água: 2.240 metros;
· Comprimento Total: 332 metros;
· Boca: 58 metros;
· Pontal (altura): 31 metros;
· Peso: 82 mil toneladas.

Postado em: [Atividades, Institucional]

4 comentários

MArcia Ribeiro de Almeida Moreira

27.Ou.2015

Olá pessoal! Projeto bem bacana para o crescimento de nosso país. Poderiam por gentileza informar se existe algum contato Itaguaí, RJ. Pois não consegui localizar nenhuma informação quanto a CIDADE DE ITAGUAÍ, mencionada nas reportagens. Desde já agradeço,

Fatos e Dados

17.No.2015

Olá, Marcia,

sugerimos que entre em contato com o Fale Conosco, em nosso site.

Saudações,

a equipe

claudio

06.Ju.2015

a petrobras esta de parabens

luis claudio dos santos vianna

03.Ju.2015

Honrado de ter feito parte desse projeto, em angra dos reis. Fazendo lançamento de cabos na equipe da eletrica GAS BRASIL

Lauro

03.Ju.2015

Ótima notícia!