Petrobras . Blog Fatos e Dados

home

Blog Fatos e Dados

home

Obtivemos status de alto renome para nossa marca

15.Ago.2016

marca.jpg

Nossa marca obteve o título de alto renome concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Intelectual (Inpi), órgão responsável pelos registros de marcas e patentes no país. Com o status de alto renome, nossa marca passa a contar com proteção jurídica especial em todos os ramos de atividade.

Uma marca de alto renome é uma marca de prestígio, notoriedade e tradição incontestáveis, motivo pelo qual recebe especial proteção quanto a sua propriedade intelectual, para que outras empresas - mesmo que de outras praças ou ramo de atividade - não utilizem a boa imagem da marca de alto renome para promover seus próprios produtos ou serviços.

Além de ser um instrumento de proteção mais efetivo para a nossa marca, é também uma comprovação do reconhecimento e reputação da marca Petrobras como importante ativo no mercado”, explica Graciano Nogueira, coordenador de Desenvolvimento e Integridade da Gerência de Marcas, Publicidade e Mídia.

"Para um titular de registro de marca, obter do INPI o reconhecimento do status de alto renome é a maior conquista que se pode alcançar. Isso porque a proteção jurídica especial conferida vai além dos produtos que o registro especifica. A proteção se dará em todos os ramos de atividade. Em outras palavras, a marca Petrobras detém um prestígio tamanho que nenhum terceiro poderá reproduzi-la ou imitá-la em qualquer outro produto ou serviço, a não ser que haja o prévio consentimento da Petrobras", explica Marcia Maria Almeida, advogada da Coordenação Jurídica para Cenpes e Propriedade Intelectual, do Jurídico de Desenvolvimento da Produção e Tecnologia.

Reconhecimento - O processo para reconhecimento de marca de alto renome é rigoroso. Antes de nós, apenas nove marcas possuíam esse título no Brasil. Iniciado em março de 2014, o pedido de alto renome apresentou uma série de argumentos para demonstrar o reconhecimento da nossa marca por ampla parcela do público em geral, a qualidade, reputação e prestígio que o público associa à marca e aos seus produtos ou serviços e o grau de distintividade e exclusividade da marca.

Para comprovar esses argumentos, apresentamos os resultados obtidos em pesquisas de opinião, como a marca mais lembrada ou mais confiável pelos consumidores, realizadas por institutos independentes e veículos de imprensa. Volume de vendas e investimentos também demonstraram a relevância da nossa marca.

O status de alto renome tem validade de dez anos do seu reconhecimento, sendo necessário um novo procedimento para reaquisição depois desse prazo.

Leia também:

Estamos entre as empresas mais inovadoras do Brasil

Estamos em segundo lugar no ranking de empresa dos sonhos dos jovens brasileiros

Postado em: [Reconhecimento, Institucional]