Petrobras . Blog Fatos e Dados

home

Blog Fatos e Dados

home

Plataforma P-61 entra em produção em Papa Terra, no RJ

16.Mar.2015

Plataforma P-61 (TLWP) acoplada a TAD

Iniciamos a produção da plataforma P-61, no campo de Papa-Terra, localizado no extremo sul da Bacia de Campos, no estado do Rio de Janeiro, a 110 quilômetros da costa brasileira e em profundidade d’água que varia de 400 a 1.400 metros.

A plataforma P-61, instalada em profundidade d'água de 1.200 metros, completa o sistema concebido para produzir no campo de Papa-Terra, onde está instalado também o FPSO (unidade flutuante que produz, armazena e transfere petróleo) P-63, que iniciou sua produção em 11 de novembro de 2013.

Na P-61, serão interligados 13 poços produtores, sendo o poço denominado PPT-16, atualmente em produção, o primeiro dessa plataforma. Na P-63, estão atualmente interligados cinco poços produtores e seis poços injetores. Outros cinco poços injetores ainda serão interligados.

A produção da P-61 é transferida por meio de linhas flexíveis para o FPSO P-63, que tem capacidade para processar 140 mil barris por dia (bpd) e 1 milhão de metros cúbicos (m³) de gás, além de capacidade para injetar 340 mil barris de água. O petróleo é escoado do campo por meio de navios aliviadores e o gás, excedente ao consumo nas plataformas, é injetado em reservatório adjacente ao campo.

A plataforma P-61, do tipo TLWP (Tension Leg Wellhead Platform), está conectada a uma plataforma de apoio (Tender Assisted Drilling) e equipada com uma sonda de perfuração e completação de poços. Essa é a primeira vez que uma plataforma desse tipo opera no Brasil. Os poços da P-61 são do tipo completação seca, ou seja, as válvulas de controle do poço ficam na plataforma, ao invés de no fundo do mar.

Os poços produtores da P-63 são conectados à plataforma através de dutos flexíveis submarinos com aquecimento elétrico conhecidos por IPB (Integrated Production Bundle) e os 18 poços de produção do campo contam com bombas centrífugas submersas.

A parte superior da P-61 ( topside) foi construída no estaleiro Keppel Fels, em Cingapura. O casco e a operação de “mating” (etapa de união do casco com o topside) foram concluídos no estaleiro Brasfels, em Angra dos Reis, no Rio de Janeiro.

A presença de reservatórios com petróleo de graus API entre 14 e 17 e a extensa profundidade d' água fazem do desenvolvimento do campo de Papa-Terra um dos nossos projetos mais complexos, exigindo a incorporação de diversas soluções inovadoras.

Operamos o campo de Papa Terra (62,5%) em parceria com a Chevron (37,5%). A participação da Chevron no desenvolvimento do campo tem sido importante em função de sua experiência nesse tipo de projeto.

Postado em: [Atividades]

10 comentários

Adriano de jesus

25.Ma.2017

Muito orgulhoso por fazer parte da produção da p61 .

Marcio Balzana

28.Se.2015

Parabéns a todas pessoas que colaboraram para que a P61 pudesse entrar em produção, com certeza sem vcs não seria possível que este sonho se realiza-se. Foi sem dúvida um grande desafio para todos os envolvidos neste projeto, mas a capacidade ultrapassa fronteiras. Att: Marcio Balzana

Jorge Alexandre

30.Ab.2015

Após um grande desafio que foi a entrega da P-63, fico muito feliz em ver o produto final q é o conglomerado das unidades de Papa Terra. Parabéns a todos que tiveram essa maravilhosa oportunidade de participar desse grande desafio. Att, Jorge Alexandre

Denise Ribeiro Santos

19.Ma.2015

Petrobras Parabéns!!!!!!!! Projeto inovador. Somos brasileiros.

Marcio

17.Ma.2015

Parabéns ! Obra bem feita, com capricho!

LORZENILDA PINHEIRO FEIO

17.Ma.2015

PARABÉNS E MUITO SUCESSO..

carlos zardo

17.Ma.2015

Parabéns Petrobrás e Petroleiros por esta integração de operações. Orgulho de ser Brasileiro e ter a Petrobras.

Osvaldo Santos de Oliveira Filho

16.Ma.2015

Parabéns aos verdadeiros "Guerreiros" desta Empresa,que apesar deste momento delicado,ainda é quem move este País.

Mércia Borges

16.Ma.2015

Parabéns Petrobras! Uma plataforma equipada com uma sonda de perfuração e completação de poços, é um projeto incrível.

Marco Antonio Tomasoni

16.Ma.2015

Parabéns Isto nos faz ter orgulho de sermos Brasileiros. Att