Petrobras . Blog Fatos e Dados

home

Blog Fatos e Dados

home

Primeira Expo Robótica destaca aumento da eficiência operacional

28.Nov.2018

Um cenário em que apenas 20% do tempo é utilizado de fato para o trabalho em si e os 80% restantes são empregados nas operações de segurança ligadas à preparação da atividade. Essa é a realidade de quem trabalha em espaços confinados nas nossas unidades offshore, uma situação de risco que demanda toda e qualquer precaução necessária para evitar acidentes. E se pudéssemos utilizar robótica para checagem da área, diminuindo a exposição de uma pessoa ao risco e otimizando o tempo dedicado à atividade? O exemplo é uma das oportunidades do uso de robôs para melhoria da eficiência operacional, foco da primeira edição da Petrobras Expo Robótica, que teve início nesta terça-feira (27/11) e acontece no Cenpes até a próxima quinta-feira (29/11).

20181127_081536.jpg

Representantes de mais de 30 empresas do setor e instituições acadêmicas estão reunidos para discutir os desafios tecnológicos da indústria de óleo e gás. É um momento de reflexão e conexão com outras universidades, empresas de petróleo e fornecedores, para trabalharmos juntos e transformar desafios em oportunidades. São três dias de palestras, exposições e demonstrações de equipamentos, envolvendo tecnologias de robôs, drones, veículos subaquáticos autônomos (AUV), veículos operados remotamente (ROV) e inteligência de softwares.

20181127_090338.jpg

Mais de 60 anos em uma década

Se até pouco tempo atrás era comum utilizarmos discos compactos (CDs - compact discs, no original) para ouvir música, hoje a maioria dos computadores nem possuem entrada para ler esse tipo de mídia. Mudamos a forma como ouvimos música e adotamos os formatos digitais – sejam arquivos ou por serviços de streaming.

A alta velocidade com que as tecnologias mudam foi lembrada no primeiro dia do evento pelo gerente Hércules Padilha, da área de Transformação Digital. “Temos atualmente um cenário de evolução exponencial de todas as tecnologias. Quando estivermos em 2028 e olharmos para 2018, vai ser como se estivéssemos, hoje, olhando para a capacidade de processamento da década de 50. Essa evolução habilita o desenvolvimento de novas tecnologias”, disse.

As mudanças no nosso dia a dia estão acontecendo de forma muito rápida e contínua e os robôs são uma parte dessa transformação que estamos vivendo. “Temos uma grande oportunidade para desenvolver, aplicar e inovar. São necessárias articulação, conexão e integração – as instituições acadêmicas com visão do estado da arte das tecnologias, empresas com visão de negócio e as companhias de energia indicando o que precisam para suas operações”, comentou Padilha.

Computadores com alta capacidade de processamento, novos materiais, inteligência artificial, impressão 3D e comunicação de dados de alta velocidade são algumas das possibilidades tecnológicas que podem ser aplicadas na indústria de óleo e gás, aumentando a segurança, agilizando as atividades e reduzindo custos operacionais.

20181127_080557.jpg

Exposição e demonstrações de equipamentos

A Expo Robótica tem ainda um espaço para demonstrações de equipamentos onde é possível ter contato com fornecedores de drones, por exemplo, como a Skydrones, SMX, Drone Inspetor, Farol Serviços e DJI SPE. Um carro autônomo da Universidade Federal do Espírito Santo também está exposto no local.

Postado em: [Tecnologia e Inovação]