Petrobras . Blog Fatos e Dados

home

Blog Fatos e Dados

home

Nossa produção de petróleo no Brasil permaneceu estável em fevereiro

08.Abr.2016

marica.jpgNossa produção total média de petróleo e gás natural no Brasil, em fevereiro, foi de 2,48 milhões de barris de óleo equivalente por dia (boed), mantendo-se estável em relação a janeiro (2,47 milhões de boed) e, no exterior, de 178 mil boed, totalizando 2,65 milhões de boed.
 
A produção média de petróleo no país foi de 2 milhões de barris por dia (bpd), mantendo-se o patamar alcançado no mês anterior em virtude da continuidade das paradas programadas para manutenção em plataformas.
 
Produção no pré-sal
 
Em fevereiro, a produção de petróleo e gás natural que operamos na camada no pré-sal cresceu 6,1% em relação ao mês anterior, atingindo 1,091 milhão boed. Esse volume é novo recorde mensal, superando o anterior alcançado em dezembro de 2015 (1,090 milhão boed). Em janeiro, a produção de petróleo e gás no pré-sal foi de 1,029 milhão boed.

A produção de petróleo que operamos, em fevereiro, cresceu 6,2% em relação ao mês anterior, chegando à média diária de 874 mil bpd. No dia 15 daquele mês, registramos novo recorde diário de produção, atingindo o volume de 954 mil bpd. Em janeiro, a produção foi de 822 mil bpd.
 
A entrada em operação do navio-plataforma Cidade de Maricá, instalado na área de Lula Alto, no campo de Lula, no pré-sal da Bacia de Santos, contribuiu para esses resultados. Essa unidade, do tipo FPSO (plataforma flutuante que produz, armazena e transfere óleo), tem capacidade de produzir até 150 mil bpd.
 
Ainda em 2016, dois grandes sistemas definitivos de produção estão programados para entrar em operação no pré-sal: o projeto Lula Central (FPSO Cidade de Saquarema) e o projeto Lapa (FPSO Cidade de Caraguatatuba).
 
Produção de gás natural

Nossa produção média de gás natural no país, excluído o volume liquefeito, foi de 75,4 milhões m³/dia, em fevereiro, 1,8% acima do mês anterior (74,1 milhões m³/dia).

Produção de óleo e gás no exterior

No exterior, produzimos em fevereiro 84 mil bpd, 8,4% abaixo dos 92 mil bpd produzidos no mês anterior. Esse resultado deve-se, principalmente, às paradas para manutenção, já concluídas, das unidades de produção instaladas nos campos de Akpo, na Nigéria, e de Cascade e Chinook, nos EUA.
 
Nossa produção média de gás natural no exterior foi de 16 milhões m³/d, 3,5% acima dos 15,5 milhões m³/d produzidos no mês anterior.
 
Com isso, no mês de fevereiro, a produção de petróleo e gás natural no exterior foi de 178 mil boed, 2,5% abaixo dos 183 mil boed produzidos no mês anterior.

Leia mais:

Campo de Lula já é o maior produtor e exportador de óleo do Brasil

Saiba mais sobre as tecnologias pioneiras do pré-sal.

Postado em: [Atividades]

1 comentários

ÍDOLO DA SILVEIRA TON

24.Fe.2017

Gostaria de saber qual a produção e consumo médio de petróleo por dia. Quando poderemos ser autossuficiente. Listar a produção no mar em terra e no exterior. O PREÇO DOS COMBUSTÍVEIS SARÁ MAIS BAIXO QUANDO FORMOS AUTOSSUFICIENTE ou a política do governo manterá os preços sempre autos prejudicando o desenvolvimento do país

*Campos obrigatórios




Enviar