Petrobras . Blog Fatos e Dados

home

Blog Fatos e Dados

home

Recebemos maior prêmio da OTC e destacamos importância das nossas parcerias no pré-sal

04.Mai.2015

otc-premio.jpg

A diretora da nossa área de Exploração e Produção, Solange Guedes, recebeu na noite de ontem (3/5), o prêmio OTC Distinguished Achievement Award for Companies, Organizations and Institutions, reconhecimento mais importante que uma empresa de petróleo pode receber na qualidade de operadora offshore. A cerimônia de premiação ocorreu durante jantar em Houston, Estados Unidos, na Offshore Technology Conference (OTC), maior evento do mundo dedicado à área de exploração e produção de petróleo no mar.

Em seu discurso de agradecimento, Solange Guedes destacou a importância do reconhecimento para o nosso corpo técnico e da parceria com sócios, e o papel destacado dos fornecedores e da comunidade acadêmica. “A exploração e produção do pré-sal tem sido uma missão desafiadora, que estamos desempenhando em estreita colaboração com nossos parceiros, com os fornecedores e com a comunidade técnica e científica. Este prêmio é resultado do trabalho conjunto, baseado em uma ampla rede de cooperação”, disse.

Ela ressaltou que, apenas oito anos após o anúncio da descoberta do pré-sal, a nova província petrolífera já responde por mais de 20% da nossa produção de petróleo no Brasil.

Após enumerar algumas tecnologias que nos levaram a conquistar o prêmio, a executiva destacou que todo o dióxido de carbono produzido no pré-sal está sendo reinjetado. “Com isso, evitamos a emissão de 1 milhão de toneladas de CO2”, contabilizou, lembrando que a iniciativa aumenta o volume de petróleo extraído dos campos.

A diretora lembrou os desafios trazidos pelo pré-sal, localizado a 300 quilômetros da costa, sem infraestrutura instalada na época da descoberta, com profundidade total de até 7 mil metros e espessa camada de sal. “Este cenário representava uma grande oportunidade para desenvolver tecnologias viabilizadoras junto com a indústria. Percebemos que seriam necessárias soluções inovadoras para extrair petróleo destes campos de maneira segura, rentável e ambientalmente sustentável”, disse.

Por fim, Solange Guedes nomeou e agradeceu a todos os parceiros nos projetos do pré-sal e disse esperar que essas conquistas tornem-se um importante legado tecnológico para a indústria offshore.

Conheça as tecnologias premiadas do pré-sal em www.petrobras.com.br/tecnologiasdopresal.

Postado em: [Reconhecimento, Institucional, Tecnologia e Inovação]

4 comentários

Dalmo de Souza Amorim Junior

22.Ou.2015

A Universidade Vila Velha estará promovendo dia 18/11, em Vila Velha - ES, um evento para mostrar ao público as dez tecnologias componentes do prêmio OTC. Esperamos poder contar com representantes da Petrobrás, para que possam transmitir aos alunos e visitantes a grandeza da conquista. Parabéns aos envolvidos, em Houston representados pela Solange.

Leandro Novis

09.Ma.2015

PARABÉNS PETROBRAS !!! Lembro que muitos desconfiavam da viabilidade do pré-sal que hoje representa 20% da produção. Um feito extraordinário somente possível com muita competência e determinação! Gostaria que essa mesma garra seja utilizada para atravessar esse momento, muitas vezes potencializado por se tratar da Petrobras, pois sabemos que corrupção existe em várias empresas brasileiras, tanto públicas quanto privadas. Mesmo assim a empresa não utiliza a política do "eu não sabia", assume os fatos e age para corrigir os problemas. Tenho muito orgulho da Petrobras que comquista o sucesso pelo trabalho e competência, mesmo que a política venha a atrapalhar com o indevido bloqueio dos ajustes dos combustíveis que causou uma dívida de R$ 60 B, muito maior que o valor da corrupção de R$ 6 B. Creio que os políticos devem utilizar a Petrobras como exemplo e não para fazer política mais uma vez. Gostaria que os políticos deixassem o competente corpo técnico em paz.

Lafaiete de Souza Spínola

05.Ma.2015

A luta pelo "O Petróleo é Nosso", que levou muitos Brasileiros (com letra maiúscula) a serem presos ou perseguidos e até sendo um dos fatores da morte do Presidente que assinou a sua criação, continua. A Petrobrás não deve ser esfacelada e entregue às multinacionais como alguns desejam. O Petróleo continuará sendo nosso para ajudar na consolidação da nossa independência. Parabéns a todos seus funcionários que estão recebendo esse merecido prêmio e que lutam para torná-la mais forte e brasileira!

José Roque Voltolini da Silva

05.Ma.2015

Parabéns Petrobrás pelo feito! Apesar de todos os problemas enfrentados, estais mostrando serviço. Espero que com esta nova conquista acabes com "corvos de plantão", que tanto mal têm feito a esta nação (principalmente políticos que não sabem perde e onde a democracia é somente para eles, e não para todos!). Ainda, se possível gostaria de saber o nome dos parceiros, de preferência em ordem de importância para a conquista do referido prêmio e que também os mesmos fossem publicados.