Petrobras . Blog Fatos e Dados

home

Blog Fatos e Dados

home

Reestruturação da área de Comunicação: resposta ao Estado de S.Paulo

05.Out.2015

resposta-estadao.jpgLeia a resposta que enviamos ao Estado de S.Paulo sobre reestruturação da nossa área de Comunicação:

Resposta:
A reestruturação da comunicação foi planejada com apoio da consultoria Bain, que já possuía um contrato com a Petrobras para esse tipo de serviço. O novo modelo – que é parte de uma revisão mais ampla do modelo de gestão da Petrobras como um todo – foi aprovado pela Diretoria Executiva e entrará em vigor a partir de 1 de novembro.

O trabalho teve como premissas principais a centralização das atividades, melhoria dos processos e otimização de recursos. Com o novo modelo, haverá redução de 30% dos gastos referentes ao corpo gerencial, com gerências que deixarão de existir ou que mudarão de status.

Como resultado dos estudos realizados, também foram identificadas possibilidades de redução dos serviços contratados, em licitações futuras. Após os novos processos licitatórios, caberá às empresas prestadoras de serviço definir o efetivo necessário para execução das atividades.

Pauta:
Estamos prevendo aqui um material para segunda-feira sobre a reestruturação da área de comunicação da Petrobras.

Meu objetivo é entender o quanto avançou a proposta de reestruturação da área, que tinha 1.146 pessoas em maio, segundo reportagem da “Folha”. Na época, três empresas (Ernst & Young, A&M e Bain) estavam na disputa pelo contrato que cortaria o efetivo na área.

No entanto, tenho a informação de que o presidente da empresa, apesar de ter definido uma proposta vencedora, mas teria decidido na última hora de fazer a reestruturação com esses parceiros internos.

A partir dessa desistência, nada teria acontecido em termos de enxugamento até o momento.

As minhas perguntas são:
a) A empresa ainda pretende enxugar a área ou desistiu da ideia?
b) Esse enxugamento, caso seja feito, será com um parceiro externo?
c) Esse parceiro externo pode ser um dos que já concorreram pelo contrato ou terá de ser com alguém novo?
d) É possível fazer esse enxugamento dentro de casa, sem ajuda externa?

Obs.: a matéria foi publicada, nesta segunda-feira (05/10), somente na versão impressa do jornal.

Postado em: [Respostas à imprensa]