Petrobras . Blog Fatos e Dados

home

Blog Fatos e Dados

home

Refinaria Abreu e Lima: diversos sistemas e unidades já estão em operação

06.Nov.2014

Com o objetivo estratégico de aumentar a oferta de combustíveis principalmente no Nordeste, a Refinaria Abreu e Lima (RNEST) está prestes a operar. Localizada no Complexo Portuário de Suape, em Pernambuco, suas obras atingiram no mês de setembro o avanço físico de 90,2%. O empreendimento é composto de dois trens de refino, tendo o primeiro atingido 95%. A refinaria, que elevará a capacidade nacional de refino em 230 mil barris de petróleo por dia (bpd), está em pre-operação. Assim, vários de seus sistemas e unidades já entraram em operação, obedecendo ao sequenciamento planejado de partida da planta.

Saiba o que já está operando:

• Foi iniciada a operação dos sistemas de utilidades, com a partida da Estação de Tratamento de Águas, do Sistema de Ar Comprimido e da primeira Torre de Resfriamento. O Emissário Submarino, a rede de gás natural e de gás combustível, a tocha principal e parte da Estação de Tratamento de Despejos Industriais (ETDI) também estão em operação.

• As instalações do Porto de Suape para operar os navios de petróleo foram concluídas e o duto que o interliga à refinaria entrou em operação, tendo sido recebida, em setembro de 2014, a primeira carga de petróleo. O petróleo já está armazenado no parque de tanques da refinaria.

• Todas as subestações e equipamentos de distribuição de energia necessários para a partida do primeiro trem de refino já estão em operação.

• As caldeiras a óleo combustível foram acesas e o vapor gerado está sendo utilizado para a sopragem (limpeza) das tubovias e linhas de vapor das unidades de processo.

• A pré-operação da Unidade de Destilação Atmosférica (UDA) e da Unidade de Geração de Hidrogênio (UGH) foram iniciadas em outubro, e as demais unidades de processo (Coqueamento Retardado e Hidrorrefino) logo entrarão em pré-operação.

A Refinaria Abreu e Lima será a nossa refinaria com a maior taxa de conversão de petróleo cru em diesel: a cada 100 barris de petróleo cru processados, 70 barris de diesel S-10 (com baixo teor de enxofre) serão produzidos. No total, a produção de diesel da RNEST será de 161 mil bpd, o que representa cerca de 17% do volume de diesel consumido no Brasil (base: primeiro semestre de 2014).

Ocupando uma área de 6,2 km², o equivalente a 826 campos de futebol, a RNEST possui sistema flexível de processamento, podendo receber tanto cargas de petróleo pesado, de menor valor, quanto cargas de petróleo mais leve. Sua integração às nossas demais refinarias contribuirá para a otimização operacional e logística do parque de refino nacional, colaborando para a redução na importação de derivados.

Postado em: [Atividades]

8 comentários

José Mauricio Barbosa

10.No.2014

Ao ver este filme retornei a 1974 quando ingressei na REPLAN e anos depois acontecia na REVAP o que hoje está acontecendo na RNEST. Eu tenho orgulho de ter participado destes eventos, isso é motivo suficiente para quem é brasileiro de verdade se orgulhar. Parabéns a todos que de alguma maneira contribuíram para que este evento acontecesse. Boa sorte e felicidades pra quem vai operá-la. Um abraço a todos. JMbarbosa

Wellington Gabriel de Borba

10.No.2014

Olá, poderiam fazer reportagem sobre as outras refinarias que estão sendo projetadas?

Fatos e Dados

11.No.2014

Olá, Wellington.

Agradecemos pela sugestão. Vamos avaliar.

Saudações,

a equipe.

Ademilson Campos Folly Ferrari

10.No.2014

Boa tarde como faço para cadastrar currículo para tentar a oportunidade de trabalhar para essa empresa sendo que tenho 01 ano de aux. de tst e varios anos de aux. administrativo.

Fatos e Dados

10.No.2014

Olá, Ademilson,

a admissão na Petrobras se dá somente por meio de concurso público. Sugerimos que acesse nossa página de Carreiras para obter mais informações. Sobre admissão nas empresas que nos prestam serviços, as mesmas devem ser procuradas diretamente.

Saudações,

a equipe

Natanael Andrade da Silva

10.No.2014

Este é mais um sinal do crescimento da Petrobras no Nordeste, gerando empregos e desenvolvimento para o povo nordestino de Pernambuco. Este também é um sinal da estratégia positiva do governo em melhorar a qualidade de vida do povo nordestino. Parabéns Petrobras!

GILDIONES CONCEIÇÃO DOS SANTOS

09.No.2014

INCRÍVEL A PRODUTIVIDADE E A CAPACITAÇÃO DESSA REFINARIA, ADORARIA TRABALHAR EM UMA EMPRESA ASSIM

Roberto

09.No.2014

Eu gostaria de saber como podemos fazer parte desta equipe?

Fatos e Dados

10.No.2014

Olá, Roberto

a admissão na Petrobras se dá somente por meio de concurso público. Sugerimos que acesse nossa página de Carreiras para obter mais informações. Sobre admissão nas empresas que nos prestam serviços, as mesmas devem ser procuradas diretamente.

Saudações,

a equipe

Nanci Jonavicius

08.No.2014

Eu achei muito bom está refinaria estar dando certo para todos nós.

Juares

08.No.2014

Orgulho de fazer parte desta História! Há dois anos quando cheguei ainda faltava montar os equipamentos.

*Campos obrigatórios




Enviar