Petrobras . Blog Fatos e Dados

home

Blog Fatos e Dados

home

"Energia para transformar" foi o tema da Rio Oil Gas 2018

19.Set.2018

Foi realizada, na última semana de setembro, no Riocentro, a Rio Oil & Gas, evento já tradicional no calendário dos profissionais do setor de óleo e gás. O tema da 19ª edição do maior evento do segmento na América Latina foi "Energia para transformar”. Além da participação no congresso, tivemos um estande, a Arena Petrobras, com apresentações, exposição e uma experiência de realidade virtual. 

Promovida a cada dois anos pelo Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP), a conferência contou com mais de 200 palestrantes, 35 sessões especiais, plenárias e apresentação de cerca de 600 trabalhos técnicos. O evento abordou os temas tradicionais da área (Exploração & Produção, Gás e Energia, Downstream - Refino e Abastecimento - e Gestão da Indústria) e, pela primeira vez, contou com um bloco dedicado às tecnologias digitais.

Durante a conferência, também ocorreram eventos paralelos que trataram de temas transversais à área. Um dos grandes destaques foi a Oil & Gas Techweek, maior evento de tecnologia voltado para o segmento, no qual foram discutidos os desafios e as demandas futuras da indústria, bem como as últimas inovações e tendências. Lá, promovemos o Hackathon Petrobras, que abordou os desafios na construção de soluções tecnológicas no âmbito do projeto Libra Digital.

Nosso estande

A Arena Petrobras estava localizada no Pavilhão 4. Nesse espaço, fizemos uma exposição sobre os 10 anos de produção no pré-sal e as iniciativas da companhia ligadas à transição para uma economia de baixo carbono e foram realizadas sete apresentações com os seguintes temas: Libra Firsts, Libra Digital, Revitalização de Marlim, Transição para Energia de Baixo Carbono, Eólica Offshore, CNCL Petrobras Transporte e Desenvolvimento de Produtos F1.

Outra grande atração foi a "Super Fórmula”, uma experiência em realidade virtual relacionada com a nossa parceria tecnológica com a McLaren. Nela, equipes de até três participantes puderam interagir no desenvolvimento do combustível para Fórmula 1, montar um carro de corrida da McLaren e assistir a uma performance do veículo nas pistas.

As equipes com os melhores tempos foram premiadas com um boné da escuderia e uma visita ao nosso Centro de Pesquisas. Além disso, fizemos a exposição de um Show Car da McLaren, em tamanho real.

Postado em: [Institucional, Tecnologia e Inovação]