Acessibilidade

Estamos comprometidos em oferecer conteúdo acessível a todos os usuários da nossa página na web, incluindo deficientes motores, cognitivos e sensoriais.

Por isso, desenvolvemos um guia para auxiliar usuários com algum tipo de deficiência a ter a melhor experiência possível de navegação no site da Petrobras.

Conformidade

Os pontos aqui considerados baseiam-se nas recomendações estabelecidas nas Diretrizes para a Acessibilidade de Conteúdo Web (WCAG 2.0) do Consórcio Mundial de Internet (W3C).

Escopo desta declaração

Esta declaração abrange as páginas do site petrobras.com.br.

O site da Petrobras conta com os seguintes recursos facilitadores

Pontos de atenção correntes.

Linguagem/Estilo

  • Utilização, quando assim definido, de unidades relativas nos valores de textos;
  • Fornecimento, quando necessário, de alternativa de texto para as imagens presentes nas páginas.

Visual

  • Fundo e primeiro plano contrastantes, permitindo uma leitura confortável do conteúdo;
  • Estilo de apresentação coerente e sistemático ao longo das diferentes páginas;
  • Evitou-se o uso de programação para a criação de efeitos visuais, para chamar atenção a algum tipo de conteúdo, que poderiam causar problemas à sua compreensão.

Estrutura / Funcionalidade

  • Possibilidade de leitura das páginas sem uso de folha de estilo;
  • Uso de títulos relevantes nos frames;
  • Implementação de soluções alternativas a determinados recursos, como aplicativos e programas interpretáveis (Flash, Ajax, Vídeos, etc), que podem não ser acessíveis em determinadas situações de uso;
  • Marcação de listas e pontos de enumeração em listas ordenadas;
  • Evitou-se o uso de tabelas para efeitos de disposição em página e o uso de marcação para efeitos de formatação visual;
  • Associação dos rótulos aos respectivos controles dos formulários e cuidado com o seu posicionamento correto.

Navegação

A navegação foi construída para um fluxo simples, tanto via mouse, quanto via teclado. Para isso, foram realizados vários testes e estudos para que não haja interferência na ação e o entendimento de todos os usuários ser mais fácil.

  • Evitou-se o uso de páginas que sofram atualização automática;
  • Evitou-se o uso de marcação para redirecionamento de páginas automaticamente;
  • Recurso de saltar as opções de navegação para ir direto para o conteúdo.

Conteúdo Alternativo

Após entrar em uma página de conteúdo alternativo, o usuário navega por todas as páginas em "Modo Acessível" não precisando escolher esta opção a cada Gráfico ou apresentação Multimídia.

Se quiser voltar ao conteúdo original, basta clicar no link "volte para a versão original", que está disponível nessas páginas.

Caso este recurso não funcione, verifique se o seu navegador está habilitado para receber cookies. Se tiver dúvidas consulte a ajuda de seu navegador.

Vídeos

Sempre que possível os vídeos do portal são legendados. Para habilitar as legendas basta clicar nesta opção no tocador do vídeo.

Caso o usuário esteja navegando em “modo acessível” ou com javascript desabilitado, ou ainda não possuir Adobe Flash Player instalado (como do caso de tecnologias móveis como celulares), sempre que possível estarão acessíveis as transcrições dos conteúdos dos vídeos.

Funcionalidades com Javascript

O portal possui algumas funcionalidades extras que fazem uso de Javascript para melhorar a experiência de usuários que podem, porém, dificultar a acessibilidade para usuários utilizando tecnologias assistivas. Tratamos ao máximo cada situação para contornar estas dificuldades.

Entretanto, o usuário pode ter acesso a todo conteúdo mesmo sem ter javascript em seu navegador.