Leilão Eletrônico de Gás Natural

Confira o Comunicado ao Mercado.

Comunicado ao Mercado de Gás Natural de Curto Prazo

No dia 16/08/12, foi enviado às companhias distribuidoras de gás natural modelo de instrumento contratual referente à nova modalidade de comercialização de gás natural de curto prazo. Após esta data foi mantido um canal de diálogo entre a Petrobras e as distribuidoras de gás natural com objetivo de sanar eventuais dúvidas, bem como aprimorar as regras, quando pertinente.

Com o intuito de atender às necessidades do mercado brasileiro de gás natural, após contribuições provenientes das distribuidoras, a Petrobras decidiu incorporar na venda de gás natural de curto prazo um mecanismo que possibilita que parte do volume de gás adquirido nesta modalidade possa ser considerada nos compromissos de retirada de gás provenientes dos Contratos de Longo Prazo quando assim estiver previsto na Plataforma Eletrônica, a critério da Petrobras.

Tal mecanismo será denominado “Fator de compensação” e consistirá em um percentual do volume contratado de curto prazo, que será estabelecido pela Petrobras na Plataforma Eletrônica anteriormente aos processos de venda de gás natural de curto prazo.