Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj)

Abrir Mapa

Informações gerais

Um dos principais empreendimentos de nossa história, o Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj) está sendo construído no município de Itaboraí (RJ). O empreendimento caracteriza-se como um complexo industrial, onde serão produzidos, numa mesma área, derivados de petróleo e produtos petroquímicos de primeira e segunda geração. Esse projeto ajudará no desenvolvimento da região Leste Fluminense, gerando empregos diretos, indiretos e por efeito renda.

Localização Rodovia Estadual RJ-116 - Km 5,2 - Acesso A-1, s/n, Complemento
Sambaetiba - Zona Urbana do 4º Distrito de Itaboraí - RJ
CEP: 24841-203
SAC: 0800 728 9001 - opção 4

Características técnicas

Área: 45 km²

Capacidade de processamento do 1º trem de refino: 165 mil barris de petróleo por dia.

Principais produtos da refinaria: óleo diesel, nafta petroquímica, querosene de aviação (QAV), coque, GLP (gás de cozinha) e óleo combustível.

Infraestrutura logística externa: inclui vias de acesso, emissário de efluentes, adutora, infraestrutura dutoviária, linhas de transmissão etc.

Status da obra

Seguimos o cronograma estabelecido pelo nosso Plano de Negócios e Gestão 2013-2017, tendo alcançado cerca de 68% de avanço físico nas obras em janeiro de 2014.

 

Comperj Informa

Comperj Informa

Confira as informações e fique por dentro do dia-a-dia do projeto. Veja também as edições anteriores.

COMPERJ

Projetos e Convênios

Monitoramento

Acesse abaixo os boletins de monitoramento socioeconômico dos municípios vizinhos ao Comperj.

COMPERJ

Comunidade

O desafio de implantar um empreendimento com a proporção do Comperj leva em consideração o apoio às políticas locais. Nesse contexto, há o Monitoramento de Indicadores Socioeconômicos e os processos de desenvolvimento sustentável da Agenda 21.

Indicadores socioeconômicos

O Monitoramento de Indicadores Socioeconômicos é um convênio com a Universidade Federal Fluminense (UFF), em parceria com o Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU Habitat). Confira os boletins regionais e municipais no box ao lado.

Desenvolvimento Sustentável

Para contribuir com a promoção do desenvolvimento sustentável, criamos a iniciativa Agenda 21 Comperj, que concebe e desenvolve processos de Agenda 21 local em cada um dos 14 municípios da região, além de uma instância regional.

Com a participação de mais de oito mil órgãos de governo, empresas, instituições do terceiro setor, representantes de comunidades e cidadãos, foram criados os Planos Locais de Desenvolvimento Sustentável, com propostas de políticas públicas e ações privadas em prol do desenvolvimento econômico, proteção ao meio ambiente e inclusão social da região. A implementação dessas propostas são acompanhadas periodicamente pelos Fóruns de Agenda 21 Local, também fomentados pela iniciativa.

Agenda 21 Comperj
Para saber mais sobre as Agendas 21, acesse http://www.agenda21comperj.com.br.
 

 

Além disso, patrocinamos projetos sociais no entorno do empreendimento. Conheça essas ações no site http://dec.petrobras.com.br/.

Cultura

Na área do Comperj estão as ruínas do Convento São Boaventura, edificação de 1670. Para conservar esse patrimônio histórico, iniciamos, em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e com o Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac), o projeto de consolidação das Ruínas do Convento São Boaventura, que consiste na manutenção da estrutura original.

Além disso, em parceria com a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), estamos desenvolvendo o Programa de Valorização da Cultura Local. Com ele, 200 professores e agentes locais já foram sensibilizados, em oficinas, sobre a importância da história municipal.

Relatórios

Conheça o Relatório de Impacto Ambiental do Comperj.

COMPERJ

Meio Ambiente

O Plano de Restauração Florestal do Comperj é a maior ação de recomposição vegetal da história do Rio de Janeiro. Uma área de aproximadamente 4,5 hectares receberá o plantio de mudas de espécies nativas da Mata Atlântica em propriedades públicas e privadas.

E para capacitar setores da sociedade para a modificação de hábitos e atitudes da população em relação ao meio ambiente, é desenvolvido o Programa de Educação Ambiental. Por meio de oficinas, o programa já foi realizado em sete municípios da área de influência do empreendimento, com a participação de mais de 350 pessoas.

Oportunidades

Qualificação e emprego

Com o objetivo de qualificar profissionais da região, foi criado o Centro de Integração do Comperj. A iniciativa já está em funcionamento e oferecerá, até a conclusão das obras de implantação do empreendimento, milhares de vagas em cursos gratuitos profissionalizantes nos níveis básico, médio, técnico e superior. Até o momento, mais de 14 mil pessoas já foram qualificadas.