Refinaria Gabriel Passos (Regap)

Vista aérea da refinaria
Abrir Mapa

Informações gerais

A Refinaria Gabriel Passos (Regap) está localizada em Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte. Em março de 2013, completou 45 anos de operação, sendo um dos empreendimentos mais marcantes na história de Minas Gerais.

Endereço: Av. Refinaria Gabriel Passos, 690
Distrito Industrial Paulo Camilo Sul
Betim - MG
CEP: 32669-205

Telefone: (31) 3529-4000

Terminais aos quais se liga

A refinaria é interligada aos dutos Orbel I, Orbel II, ao gasoduto Gasbel. Também há o gasoduto Gasbel 2, que não é ligado à Regap, mas traz gás para Minas Gerais.

Breve história

A Gabriel Passos foi inaugurada em 30 de março de 1968, com capacidade inicial de 7.200 m³/dia. Seu nome é uma homenagem ao engenheiro e político Gabriel de Resende Passos, ex-ministro de Minas e Energia.

No ano de 1970, se tornou uma refinaria completa, com unidades de destilação atmosférica e um parque de tanques adequado à sua produção. Em 1982, grandes obras ampliaram a capacidade de processamento: entram em operação as primeiras unidades de hidrodessulfurização e são construídos diversos tanques, esferas de GLP e novos flares. Ela recebeu uma unidade de coque, em 1994.

A unidade de hidrotratamento de diesel começou a operar em 2009. Enquanto que, em 2011, foi a vez das unidades da carteira de gasolina (HDS de nafta craqueada e HDT de nafta de coque). Iniciamos também as obras da nova unidade HDT de diesel. Em 2012, inauguramos a unidade de cogeração de energia.

Características técnicas

A refinaria possui uma área total de 12.800.000 m² e sua área industrial é de 2.305.515 m². Possui, ainda, uma reserva ecológica com 50.000 m².

Suas principais unidades são:
- Duas Unidades de destilação atmosférica e a vácuo
- Duas Unidades de craqueamento catalítico
- Unidade de Hidrodessulfurização de querosene
- Duas Unidades de Hidrodessulfurização de Diesel
- Unidade de Coqueamento Retardado
- Unidade de Hidrotratamento de Diesel
- Unidade de Hidrodessulfurização de nafta craqueada
- Unidade de Hidrotratamento de nafta leve de coque
- Três Unidades de geração de hidrogênio
- Unidade de cogeração

Capacidade instalada

Capacidade de processamento de 24.000 m³/dia ou 150.000 bbl/dia.

Principais produtos

Gasolina A, diesel, combustível marítimo (bunker), querosone de aviação (QAV), gás liquefeito de petróleo (GLP), asfaltos, coque verde de petróleo, óleo combustível, enxofre e aguarrás.

Mercados que atende

Grande parte do mercado mineiro e, eventualmente, o mercado do Espírito Santo.