Refinaria Isaac Sabbá (Reman)

Reman foto de capa
Abrir Mapa

Informações gerais

A Refinaria Isaac Sabbá (Reman) foi inaugurada em 3 de janeiro de 1957 e está localizada à margem esquerda do Rio Negro, em Manaus, estado do Amazonas.

Em 31 de maio de 1974, foi incorporada ao Sistema Petrobras e, atualmente, sua capacidade de processamento é de 46 mil barris/dia.

Terminais aos quais se liga: Três portos de recebimento e entrega de derivados geridos pela Transpetro.

Endereço: Rua Rio Quixito, 1, Vila Buriti - Distrito Industrial - Manaus - AM
CEP: 69072-070

Telefone: (92) 3616-4195

Fax: (92) 3616-4344

Breve história

A Refinaria Isaac Sabbá, localizada às margens do Rio Negro, em Manaus, iniciou suas operações em 6 de setembro de 1956 com a denominação de Companhia de Petróleo da Amazônia (Copam). Fundada pelo empresário Isaac Sabbá, a refinaria foi inaugurada oficialmente em 3 de janeiro de 1957, com a presença do Presidente Juscelino Kubitschek.

Em 31 de maio de 1974, foi incorporada ao Sistema Petrobras como Refinaria de Manaus (Reman) e, em 1996, em homenagem ao pioneirismo de seu fundador, rebatizamos como Refinaria Isaac Sabbá.

Desde 1995, a refinaria vem realizando investimentos em todas as suas áreas. Em 2000, com a entrada da nova Unidade de Destilação foi ampliada a capacidade de produção para 46 mil barris de petróleo por dia. Hoje, sintonizada com as novas tecnologias e com as exigências do mercado, executa um arrojado planejamento em várias frentes de trabalho, buscando assegurar sua permanente modernização e elevação do diferencial competitivo.

Características técnicas

Capacidade instalada: A Isaac Sabbá opera, desde o ano 2000, com capacidade de processamento de 7 milhões e 300 mil litros de petróleo por dia, ou seja, 46 mil barris por dia.

A refinaria é autossuficiente em energia, dispondo de uma central termoelétrica que produz e distribui 5,8 megawatts, uma capacidade suficiente para atender a demanda por energia de uma cidade com 35 mil habitantes.

Unidades existentes

- Unidade de Destilação Direta;
- Unidade de Craqueamento Catalítico.

Unidades em construção

- Hidrodessulfurização (HDS) de Nafta;
- Unidade de Fracionamento;
- Unidade de Reforma Catalítica;
- Unidade de Craqueamento Térmico Brando;
- Unidade de Hidrotratamento de Diesel;
- Unidade de produção de Ácido Sulfúrico;
- Unidade de Tratamento com Dietanolamina;
- Unidade de Tratamento de Águas Ácidas.

Principais produtos

GLP, nafta petroquímica, gasolina, querosene de aviação, óleo diesel, óleos combustíveis, óleo leve para turbina elétrica, óleo para geração de energia, asfalto.

Mercados que atende

Estados do Pará, Amapá, Rondônia, Acre, Amazonas e Roraima.