Refinaria Potiguar Clara Camarão

Unidade de Diesel / Querosene de Aviação (QAV): U270 / U280
Abrir Mapa

Informações gerais

Situada no Polo Industrial Petrobras de Guamaré, a Refinaria Potiguar Clara Camarão produz diesel, nafta petroquímica, querosene de aviação e, desde setembro de 2010, gasolina automotiva, o que tornou o Rio Grande do Norte o único estado do país autossuficiente na produção de todos os tipos de derivados do petróleo.

Endereço: Rodovia RN 221, KM 25 - Guamaré - RN
CEP: 59.598-000

Tel.: (84) 3235-4483 / 5230

Características técnicas

Capacidade: 6.000 m3/dia.

- Duas unidades de destilação atmosféricas: U-260 e U-270 (diesel e QAV);
- Uma unidade de tratamento cáustico regenerativo: U-280;
- Uma unidade de produção de gasolina: UGG - U-280-A;

Breve história

No dia 1º de outubro de 2009, com a adequação das instalações existentes no Polo de Guamaré, o Rio Grande do Norte passou a abrigar oficialmente mais uma Unidade de Operações da Petrobras: a Refinaria Potiguar Clara Camarão.

É a primeira refinaria do Brasil batizada com o nome de uma mulher, uma homenagem à índia brasileira que se casou com Poti, chefe da tribo Potiguares, e junto a ele adotou o sobrenome Camarão, tradução exata do nome Poti. Clara Camarão, nascida no início do século 17, tornou-se heroína ao liderar um grupo de nativas contra a colonização holandesa numa batalha em Porto Calvo, Alagoas, no ano de 1637.

Como todas as refinarias da Petrobras, a Clara Camarão poderá refinar tanto petróleo pesado da Bacia de Campos como petróleo leve do pré-sal. Entretanto, nesta primeira fase, o petróleo que será processado pela refinaria será o produzido no Rio Grande do Norte.

Principais produtos

- Diesel
- Gasolina
- Querosene de aviação

Mercados que atende

A refinaria atende os mercados do Rio Grande do Norte e do sul do Ceará.