Refinaria Presidente Bernardes (RPBC)

Abrir Mapa

Informações gerais

A Presidente Bernardes é uma unidade com alta capacidade de conversão, produzindo dezenas de derivados de grande valor de mercado e padrão internacional. Localizada no sopé da Serra do Mar e cortada pela Estrada Velha São Paulo-Santos - a primeira rodovia asfaltada do Brasil, a refinaria teve o mérito de abrir caminho para o surgimento, em São Paulo, do pioneiro polo petroquímico de Cubatão.

Endereço: Av. 9 de abril, 777 - Jardim das Indústrias
Cubatão - SP
CEP: 11505-000

Telefone: (13) 3328-4004

Terminais aos quais se liga

A refinaria é interligada com o Terminal Aquaviário de Santos, o Terminal Terrestre de Cubatão (ambos da Transpetro) e o Tecub-Terminal de Cubatão (da Petrobras Distribuidora).

Breve história

A Presidente Bernandes foi a primeira grande refinaria que construímos, logo após nossa criação. A construção foi resultado de um plano de investimentos do governo brasileiro, no pós–guerra.

Quando foi inaugurada, em 16 de abril de 1955, a refinaria era responsável por 50% do mercado nacional. Hoje, abastece 8% da produção nacional de derivados.

Até o ano de 1983, a refinaria recebeu investimentos de US$ 20 milhões para melhorias dos processos industriais, visando o controle da poluição.

Nesse mesmo ano, lançamos o Programa de Recuperação Ambiental de Cubatão. A partir de 1984, realizamos novos investimentos em tratamento de efluentes líquidos, emissões atmosféricas e resíduos sólidos, atingindo cerca de US$ 140 milhões de dólares até 2003. A Refinaria possui certificações ISO 14001 (meio ambiente), ISO 9002 (qualidade de processos) e OHSAS 18001 (segurança e saúde).

Características técnicas

  • Unidades de Gasolina de Aviação, Coque de Petróleo, Destilações Atmosféricas, Tratamento de Diesel, Recuperação de Aromáticos, Reforma Catalítica, Separação de Hexano e Tratamento de GLP, Etilação, Gás Natural, Tratamento de Gasolina.
  • Instalações para Transferência e Estocagem de petróleo, butano, propano e GLP, produtos intermediários e produtos finais.
  • Estação de Tratamento de Despejos Industriais (ETDI).
  • Sistema e Lagoas de Tratamento Biológico.
  • Sistema de Tochas.

Capacidade instalada

A capacidade instalada é de 178 mil barris/dia (28.300 m³/d).

Principais produtos

Gasolina A, gasolina Podium, gasolinas de competição, coque de petróleo, gasolina de aviação, óleo diesel, gás de cozinha, nafta petroquímica, gás natural, combustível para navios (bunker), hidrogênio, butano desodorizado, benzeno, xilenos e tolueno, hexano, enxofre, resíduo aromático, etc.

Mercados que atende

A maior parte dos produtos destina-se à capital paulista. Há, ainda, uma parcela para Baixada Santista e regiões Norte, Nordeste e Sul.