Refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar)

Legenda muito Grande
Abrir Mapa

Informações gerais

A Presidente Getúlio Vargas (Repar) tem capacidade de processamento de 33 mil m³ de petróleo por dia. Localizada no município de Araucária, no Paraná, é responsável por aproximadamente 12% da produção nacional de derivados de petróleo. Seus produtos atendem principalmente os mercados do Paraná, Santa Catarina, sul de São Paulo e do Mato Grosso do Sul.

Endereço: Rodovia do Xisto, BR 476, km 16
Araucária - PR
CEP: 83707-440

Telefone: (41) 3641-2020

Terminais aos quais se liga

A refinaria é interligada a dois terminais marítimos e três oleodutos:
- Terminal marítimo de São Francisco do Sul (SC);
- Terminal marítimo de Paranaguá (PR);
- Ospar (Oleoduto Santa Catarina-Paraná);
- Olapa (Oleoduto Araucária-Paranaguá);
- Opasc (Oleoduto Paraná-Santa Catarina).

Ela também está interligada a sete bases de distribuição com sede em Araucária:
- Bases de distribuição de GLP (Utingas, NGB, SHV);
- Bases de distribuição de diesel e gasolina (Sadipe, Unibraspe, Pontuax e Idaza);
- Base de distribuição de diesel, gasolina, QAV e óleos combustíveis (Sindicom).

Outra interligação é com a fábrica de fertilizantes de Araucária (PR), que adquirimos em 2012, e para qual fornecemos resíduo asfáltico, óleos combustíveis e utilidades.

Breve história

As obras de construção iniciaram em 1973 e a refinaria foi inaugurada no dia 27 de maio de 1977. No início de suas operações, a capacidade de processamento era de 20 mil m³/dia de petróleo. Atualmente é a maior indústria em porte do sul do Brasil. Ocupa uma área de 10 milhões de metros quadrados.

A tecnologia utilizada nos empreendimentos permite a redução do consumo de água e seu reuso e também garantem que as unidades promovam uma gestão eficiente de resíduos. Outro ganho é adequação da produção de derivados às exigências de qualidade e sustentabilidade ambiental dos mercados nacional e internacional, além da redução das emissões atmosféricas com a instalação de novos equipamentos de abatimento que melhoram a qualidade do ar na região.

Características técnicas

A refinaria conta com unidades de destilação, craqueamento catalítico, desasfaltação a propano, hidrotratamento de diesel e instáveis, coqueamento, reforma catalítica, fracionamento de solventes; propeno, hidrogenação de solventes; recuperação de enxofre; e MTBE.

Capacidade instalada

A capacidade instalada é de 33 mil m³/d ou 207.563 bbl/d.

Principais produtos

Diesel, gasolina, GLP, coque, asfalto, óleos combustíveis, QAV, propeno, óleos marítimos.

Mercados que atende

A refinaria destina 85% dos seus produtos para o abastecimento do Paraná, Santa Catarina, sul de São Paulo e do Mato Grosso do Sul. O excedente da produção total é destinado para outras regiões do país ou exportado.