Unidade de Industrialização do Xisto (SIX)

visão parcial da área industrial e prédios administrativos, com a cidade ao fundo.
Abrir Mapa

Informações gerais

A Industrialização do Xisto (SIX) é uma unidade de operações localizada em São Mateus do Sul (PR) sobre uma das maiores reservas mundiais de xisto, ou folhelho pirobetuminoso - uma rocha sedimentar, com conteúdo de matéria orgânica na forma de querogênio, que somente por aquecimento (pirólise) pode ser convertido em óleo e gás.

Endereço: Rodovia do Xisto, BR 476, km 153
São Mateus do Sul – PR
CEP: 83900-000

Telefone: (42) 3520-7200

Unidades/terminais aos quais se liga

O Petrosix®, tecnologia que criamos e patenteamos para a exploração do folhelho pirobetuminoso, contempla todas as etapas do processo industrial. Os óleos combustíveis industriais obtidos a partir do xisto são indicados para o consumo industrial em centros urbanos. O gás é encaminhado para a unidade de tratamento, para a produção de GLP, enxofre e gás combustível (que por sua vez é destinado via gasoduto para uma indústria cerâmica, cliente e vizinha à SIX). A nafta é destinada para a Refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar), em Araucária (PR) para a geração de combustíveis a partir do processamento na refinaria.

Breve história

A nossa exploração do xisto iniciou em 1954, no município de Tremembé, Vale do Paraíba (SP). Em 1959, decidimos pela construção de uma usina em São Mateus do Sul (PR). O início da operação da primeira unidade de produção ocorreu em 1972. Com a entrada em operação, da segunda unidade, o módulo industrial, em dezembro de 1991, concluímos uma etapa importante de consolidação da nossa tecnologia de extração e processamento do xisto, denominada Petrosix®.

Os produtos que geramos com o xisto são o óleo combustível, a nafta, gás combustível, gás liquefeito e enxofre, e ainda produtos que podem ser utilizados nas indústrias de asfalto, cimenteira, agrícola e de cerâmica.

Os óleos combustíveis industriais obtidos a partir do xisto são indicados para o consumo industrial em centros urbanos. Trata-se de um tipo de óleo de alta fluidez e de elevada facilidade de manuseio, eliminando a necessidade de pré-aquecimento, com conseqüente redução dos custos operacionais de queima, caracterizando-se assim como ideal para regiões de clima frio.

Características técnicas

A SIX funciona também como um centro avançado de pesquisa na área de refino, onde são desenvolvidos vários projetos em conjunto com o nosso centro de pesquisa (Cenpes) e universidades. O parque tecnológico da SIX é o maior da América Latina e um dos maiores do mundo em plantas-piloto, composto por 15 unidades criadas para atender as necessidades dos variados processos de refino. Utilizamos esse insumo tecnológico para ampliar nossa eficiência e rendimentos.

Capacidade instalada

A capacidade instalada é de 5.880 t/d.

Principais produtos

Óleos Combustíveis, GLP, gás combustível, nafta, enxofre e insumos para pavimentação que são utilizados pelos mais diversos segmentos industriais, tais como cerâmica, refinaria de petróleo, cimenteira, usinas de açúcar e agricultura. No ramo de fertilizantes, a SIX produz a Água de Xisto que é um insumo para a formulação de fertilizantes foliares, com eficácia comprovada por extensas pesquisas realizadas pela EMBRAPA e IAPAR através do Projeto Xisto Agrícola.

Mercados que atende

O principal mercado da SIX se concentra no estado do Paraná. No entanto os produtos alcançam vários estados, entre eles, Santa Catarina, São Paulo e Rio Grande do Sul.