Concursos - Perguntas Frequentes

Veja as principais dúvidas relacionadas aos processos seletivos realizados pela Petrobras.

Perguntas Frequentes

Estou no cadastro de aprovados. Quando serei convocado?

As convocações de candidatos aprovados nos processos seletivos realizados pela Petrobras ocorrem segundo as necessidades administrativas e operacionais da companhia, observados o prazo de validade dos referidos processos seletivos e a ordem de classificação publicada no Diário Oficial, na forma da legislação vigente.

Quais os canais de contato com a Petrobras, nos casos de dúvidas sobre processos seletivos públicos?

Disponibilizamos o e-mail concursos@petrobras.com.br e o telefone (21)3224-2011 para tirar dúvidas e fornecer informações a respeito dos processos seletivos públicos. Também há outros canais corporativos, como o da Ouvidoria (ouvidoria@petrobras.com.br) e o do Serviço de informação ao Cidadão.

Fui aprovado no processo seletivo. Quando serei convocado?

As convocações de candidatos aprovados nos processos seletivos ocorrem segundo as necessidades administrativas e operacionais da companhia. São observados o prazo de validade dos referidos processos seletivos e a ordem de classificação publicada no Diário Oficial, na forma da legislação vigente. A convocação é realizada via documento postal com aviso de recebimento. Este é o documento oficial de convocação. Complementarmente, na nossa página da internet, há o acompanhamento das convocações realizadas.

Recebi um e-mail me convocando para comparecer na Petrobras. Posso me dirigir ao local ali informado?

Nosso meio oficial de convocação para as etapas do processo seletivo é o documento enviado via postal com aviso de recebimento. Para mais informações, sugerimos consultar o número (21)3224-2011.

Posso deixar meu currículo para me candidatar a uma oportunidade de emprego na empresa?

O ingresso nos quadros de pessoal da Petrobras está condicionado à existência de vagas e aprovação do candidato em processo seletivo público, conforme art. 37 da Constituição Federal. Baseado nisso, a companhia não mantém arquivo de currículo de candidatos. Os processos seletivos são amplamente divulgados na mídia e os editais são disponibilizados na página da Petrobras e da entidade executora, na internet.

Caso eu seja aprovado para um cargo de nivel médio, mas consiga me formar em um cargo de nível superior, eu posso mudar de cargo na Petrobras?

Na Petrobras, para que um empregado de nível médio possa ser enquadrado em um cargo de nível superior faz-se necessário que o mesmo seja aprovado em novo processo seletivo e participe das etapas pré- admissionais com os demais candidatos.

Fiz o processo seletivo para um cargo cujo polo é nacional. Eu posso escolher a cidade onde irei trabalhar?

Os candidatos que concorrem a cargos cujo polo de trabalho é Nacional poderão ser alocados, de acordo com a necessidade e conveniência da Petrobras, em qualquer localidade do Brasil onde a Petrobras tenha Unidade, independentemente do domicílio do(a) candidato(a) e/ou da cidade escolhida para realização das provas.

De quanto em quanto tempo a Petrobras abre um novo processo seletivo público?

Não há periodicidade exata para a realização dos processos seletivos públicos. Eles ocorrem de acordo com a demanda de pessoal, identificada em cada uma das áreas de negócios da companhia.

Fui aprovado em um processo seletivo que ainda está com cadastro válido. A Petrobras iniciou um novo processo seletivo para o mesmo cargo e polo para o qual estou em cadastro. Como fica minha situação?

Conforme definido em edital, os(as) candidatos(as) que constam em cadastro de processo seletivo público, anteriormente realizado, terão prioridade na convocação, na hipótese de surgirem vagas para o mesmo cargo/polo, durante o prazo de validade do referido processo seletivo público.

O programa de formação é parte do processo seletivo?

Não. O processo seletivo se inicia com a divulgação da abertura de sua realização e se encerra com a admissão do candidato que atendeu a todos os requisitos. O Programa de Formação dos Empregados da Petrobras ocorre após a assinatura do contrato de trabalho. Ele é citado nos editais em respeito ao princípio da transparência. O Programa é um desenvolvimento específico, aplicado aos empregados recém-admitidos, composto por um conjunto de atividades pedagógicas e/ou práticas, que visa capacitá-los nas especificidades intrínsecas aos processos existentes na nossa empresa.

Fui aprovado no processo seletivo, mas ainda não me formei. Eu vou poder ser admitido ?

De acordo com a súmula 266 do Superior Tribunal de Justiça (STJ), os candidatos aprovados nos processos seletivos têm até a data da admissão para comprovar todos os requisitos exigidos no edital. Dessa forma, caso um candidato não consiga comprová-los até a data da admissão será eliminado do processo.

Como posso saber se minha formação é aceita em um determinado cargo?

Os requisitos exigidos para cada um dos cargos estão definidos nos editais dos respectivos processos seletivos. Requisitos diferentes daqueles ali expressos não serão aceitos.

Sou tecnólogo. Posso ser admitido na Petrobras?

O edital do processo seletivo possui item expresso quanto aos cargos em que a formação de tecnólogos será admitida.

A Petrobras faz reserva de vagas para negros ou índios?

A lei não prevê obrigatoriedade de reserva de vagas para negros ou índios nas sociedades de economia mista.

Por que a companhia convoca candidatos na condição de suplentes?

Devido à possibilidade de desistências e eliminações de candidatos ao longo das etapas de um processo seletivo público, convocamos alguns candidatos na condição de suplentes.

Nessa condição, o candidato é informado de que sua possível admissão está condicionada à eliminação e/ou desistência de candidato(s) melhor posicionado(s) e às necessidades administrativas e operacionais da companhia, desde que haja tempo hábil para a finalização do processo pré-admissional e consequente convocação e apresentação, observado o prazo de validade do referido processo seletivo, na forma da legislação vigente.

A Petrobras pode deixar de convocar para admissão os candidatos aprovados em processo seletivo público da companhia, dentro das vagas publicadas no respectivo edital?

Aos candidatos, aprovados em todas as etapas do processo seletivo público e classificados dentro do número de vagas previstas em edital, é assegurada a admissão na companhia, observada a necessidade empresarial e o prazo de validade do respectivo processo seletivo, na forma da legislação vigente.

Como são criadas as vagas de um processo seletivo?

A Petrobras é uma sociedade de economia mista, integrante da Administração Indireta, que desenvolve suas atividades em caráter de livre competição com outras empresas, em função das condições de mercado. Diferentemente do que ocorre em relação às entidades da Administração Direta, cujo quadro de pessoal é estabelecido em lei, a fixação do quantitativo de vagas nos processos seletivos públicos da Petrobras é feita com base na demanda de pessoal, identificada por cada uma das áreas de negócios, levando-se em conta a estratégia mercadológica da companhia.

É possível saber para quais gerências são as vagas publicadas no edital de um processo seletivo?

Enquanto empresa de economia mista, a companhia está abrangida pelo disposto no Art. 5º, §1º, do Decreto 7.724, de 16/05/2012, que regulamenta a Lei 12.527/2011. Logo, a divulgação de informações sobre a Petrobras estará submetida às normas pertinentes da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a fim de assegurar sua competitividade, governança corporativa e, quando houver, os interesses de acionistas minoritários.

As informações relativas às demandas de pessoal consideradas públicas são aquelas divulgadas nos editais de abertura dos processos seletivos da companhia: cargos, exemplos de atribuição, requisitos exigidos, quantitativos de vagas, polos de trabalho nos quais os candidatos poderão vir a ser admitidos, remuneração e os benefícios oferecidos pela Petrobras.

Informações além das mencionadas têm relação e impactam a competitividade e a governança corporativa e dessa forma é assegurada a reserva das mesmas. Ressaltamos que a informação sobre as demandas de pessoal não estão relacionadas dentre aquelas que devem ser disponibilizadas pelas companhias abertas, no que tange a recursos humanos, conforme apregoa o Anexo 24 da Instrução CVM n.º 480/2009.

No caso de demissão, aposentadoria ou falecimento de empregados da Petrobras, os candidatos aprovados em processos seletivos públicos da companhia deverão ser obrigatoriamente convocados para admissão?

A Petrobras é uma sociedade de economia mista, integrante da Administração Indireta, que desenvolve suas atividades em caráter de livre competição com outras empresas, em função das condições de mercado. Diferentemente do que ocorre em relação às entidades da Administração Direta, cujo quadro de pessoal é estabelecido em lei, a fixação do quantitativo de pessoal da Petrobras é feita com base na demanda de pessoal identificada por cada uma das áreas de negócios, levando-se em conta a estratégia mercadológica da companhia. Dessa forma, não há obrigatoriedade de reposição na hipótese de desligamentos de empregados da Petrobras, sendo possível que tais postos venham, inclusive, a ser extintos pela companhia, no caso de otimização de processos.

A validade do processo seletivo em que fui aprovado expirou. Ainda tenho chances de ser convocado?

A Constituição Federal limita a validade do Processo Seletivo Público em até 2 (dois) anos, prorrogável por igual período. A fixação do prazo de cada processo seletivo consta do respectivo edital. Após o vencimento de sua validade, a Petrobras está impedida, por lei, de admitir os candidatos aprovados.