Estágios - Perguntas Frequentes

Veja as principais dúvidas relacionadas ao Programa de Estágio Petrobras 2015.

duvidas frequentes

Existe a possibilidade de efetivação na empresa após a conclusão do estágio?

Não. O ingresso nos quadros de pessoal da Petrobras está condicionado à existência de vagas e aprovação do candidato em processo seletivo público, conforme art. 37 da Constituição Federal.

Para qual curso posso me candidatar?

No Anexo II do edital estão todas as formações previstas para este Processo de Recrutamento e Seleção. O estudante deve se candidatar ao curso em que esteja matriculado, e com frequência regular, quando da convocação para contratação. Não há a possibilidade de se candidatar para uma formação diferente ou similar. Requisitos diferentes daqueles ali expressos não serão aceitos.

Todos os estudantes matriculados em cursos previstos no Anexo II do edital podem se candidatar?

Não. Conforme o item 3.2 do edital, as vagas estão condicionadas aos requisitos mínimos dispostos em cada vaga. Foram definidos pela Petrobras os pré-requisitos requeridos para cada vaga, tais como formação, período, idioma e fluência, conforme o item 3.9 do edital. De acordo com as informações cadastradas pelo candidato, no ato da inscrição, serão disponibilizadas as vagas que atendam a estes pré-requisitos, considerando a relação disposta no Anexo VI, de cidades e formações abrangidas neste edital.

Não encontrei minha formação na lista de cursos, como devo fazer?

O estágio da Petrobras contempla as formações utilizadas como requisitos de carreira para os nossos processos seletivos públicos. Você pode conhecer melhor nossas 54 carreiras de níveis médio e superior, com os respectivos requisitos de formação, na página Profissões do nosso site. Caso não encontre sua formação no Anexo II do edital, fique atento para os próximos processos de recrutamento e seleção de estagiários.

Para quais formações são aceitos cursos superiores de tecnologia?

No Anexo II do edital estão todas as formações previstas para este Processo de Recrutamento e Seleção. As formações específicas para cursos superiores de tecnologia estão indicadas, as demais são relativas a Bacharelado. Requisitos diferentes daqueles ali expressos não serão aceitos.

Após concluir meu curso, poderei continuar estagiando até o fim dos 2 anos de contrato ou só poderei estagiar na empresa enquanto estiver frequentando o curso?

O estágio só poderá ser realizado por estudantes com matrícula e frequência regular em curso de nível médio, técnico ou superior. Se o estágio for parte obrigatória definida no projeto pedagógico do curso, o estudante poderá estagiar somente a carga horária exigida como requisito para aprovação e obtenção do diploma.

Como sei que minha inscrição foi concluída?

Após a conclusão da inscrição é disponibilizado o número da mesma e encaminhada uma confirmação para o e-mail cadastrado. Eventuais esclarecimentos poderão ser prestados pelo CIEE preferencialmente no e-mail petrobras2015@cieerj.org.br.

Realizei a prova online. Quando serei convocado?

De acordo com a conveniência e a necessidade da Petrobras, e em conformidade com os critérios de seleção estabelecidos no edital, os candidatos poderão, durante a vigência do referido processo de seleção e recrutamento, ser convocados para a 2ª etapa do processo (entrevistas), observada a classificação obtida na 1ª etapa (prova online) e a prioridade indicada pelo candidato na inscrição.

Sempre que ocorrerem convocações para contratação, a lista com os candidatos aprovados e convocados será divulgada no nosso site, conforme aprovação e classificação final.