Link de exemplo
Ícone do botão Button Label
Ícone de carregamento

Nossas práticas trabalhistas

Acreditamos e defendemos as boas práticas de relações trabalhistas, obedecendo à legislação brasileira e às convenções internacionais do trabalho. Isso inclui o repúdio ao trabalho infantil, ao trabalho escravo e degradante em toda a nossa cadeia produtiva, conforme os compromissos da nossa Política de Responsabilidade Social.

A Nossa Política de Recursos Humanos possui as premissas e as diretrizes que norteiam as relações e as práticas trabalhistas e são desdobradas em toda a Companhia.

Nosso Código de Conduta Ética também orienta as nossas relações de trabalho, definindo os princípios éticos e as políticas de governança corporativa que norteiam as ações da Petrobras e seus compromissos de conduta, tanto institucionais quanto de seus empregados. Nesses documentos, são abordados também os mecanismos de governança da Companhia, com base no sentido ético da nossa missão, nossa visão e estratégias, contribuindo para aumentar a transparência e a confiança de todos os nossos públicos de interesse.

Cadeia de fornecedores

Estamos comprometidos com os mais altos padrões de integridade, responsabilidade social e ambiental e com a conduta ética. Por isso, exigimos a mesma postura de nossa cadeia de fornecedores, de acordo com nossas diretrizes de compliance.

Exemplo disso é a realização de lives mensais com o mercado fornecedor para que possamos disseminar práticas de conformidade, instruir quanto ao nosso modelo de negócios e procedimentos da contratação, além de compartilhar informações de projetos relevantes. Conheça mais sobre essa e mais iniciativas em nosso Relatório de Sustentabilidade de 2022.

Atenção total às pessoas

Nossa gestão de pessoas busca atender às necessidades do negócio, com respeito e valorização das pessoas, por meio de processos que proporcionem seu desenvolvimento, desempenho e o bom clima organizacional, tendo como base os valores e os princípios éticos da Companhia, e o mérito como base do reconhecimento.

Dessa forma, oferecemos aos nossos empregados igualdade de oportunidades, respeitando as diferenças de gênero e a diversidade de culturas, conhecimentos e aptidões. Também é prioridade promovermos o trabalho com segurança, prevenindo riscos e incentivando estilos de vida mais saudáveis.

Em 2023, lançamos o Posicionamento Petrobras de Diversidade e Combate ao Assédio e à Discriminação no Ambiente de Trabalho, que expressa nosso compromisso de não tolerar nenhuma atitude de assédio ou discriminação. Atuamos assertivamente na conscientização sobre a importância do respeito às pessoas para um ambiente saudável, inclusivo e seguro, e estamos comprometidos com o tratamento de casos de assédio ou discriminação eventualmente identificados.

Desenvolvimento do Capital Humano

De tempos em tempos, algumas questões referentes a recursos humanos — remuneração, benefícios e condições de trabalho, por exemplo — precisam ser revisitadas. A negociação leva à celebração de um novo acordo de trabalho (coletivo ou individual), com vigência que varia conforme o que for acordado entre as partes, observando o prazo máximo de 2 (dois) anos, de acordo com a legislação. Veja aqui os principais destaques de nosso Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) vigente.

As nossas práticas trabalhistas abrangem todos os empregados em todas as suas unidades (administrativas e operacionais). Seguem alguns destaques¹:

a) 100 % dos empregados cobertos pelo ACT 2023-2025;
b) 100% dos empregados elegíveis receberam análise regular de desempenho em 2023 referente a 2022, representando 99,9% do total de empregados;
c) 99,6 % dos empregados participaram de ações de treinamento e desenvolvimento em 2022.


Visando à sustentabilidade do negócio e das boas práticas de nossas relações trabalhistas, buscamos desenvolver pessoas para o alcance das metas e a preservação da capacidade técnica única e de gestão da companhia.

Destaques de Desenvolvimento do Capital Humano

Clima organizacional

Essas e outras iniciativas contribuíram para o resultado obtido em pesquisa interna, em 2021/22, que apontou 85% de índice geral de engajamento com o trabalho na companhia¹. A pesquisa contou com a participação de 12.538 empregados, representando 33% do efetivo, e teve meta estabelecida entre 85% e 90%, com a seguinte estratificação dos dados:

  • Grupo de Idade – índice de engajamento de 79% até 30 anos, 83% de 31 a 40 anos, 86% de 41 a 50 anos, 88% de 51 a 60 anos e 90% acima de 60 anos.
  • Gênero – índice de engajamento de 85% tanto para mulheres como para homens.
  • Nível gerencial – índice de engajamento de 94% para as lideranças e 81% para empregados não gestores.
  • Raça/etnia – índice de engajamento de 85% para brancos, 86% para pardos/pretos e 84% para as demais raças/etnias.
 

Adicionalmente, os seguintes aspectos foram abordados nesta pesquisa:

  • Satisfação com o trabalho/Orgulho: índice geral de 89%
  • Propósito/Significado: índice geral de 86%
  • Felicidade/Entusiasmo: índice geral de 75%

(¹)Petrobras Holding (Controladora)

 

Faça uma busca:

Buscar

Sugestões de busca

Link do botão
Ícone do botão Exibir mais resultados
Ícone de carregamento

Mais pesquisados

Preço dos combustíveis

Pré-Sal

Time Petrobras





Canais

Idioma

Acessibilidade

Idioma:

Selecione um idioma:

Acessibilidade

Alto-Contraste

Desligado

Ligado

Texto Grande

Desligado

Ligado

Escolha um Canal: