Nossa Diretoria

Conheça os integrantes da nossa Diretoria Executiva. Veja o resumo de suas experiências profissionais.

Roberto Castello Branco

foto-roberto-castello-branco.jpgRoberto Castello Branco é presidente da Petrobras. Graduado em economia, com doutorado na Fundação Getulio Vargas (FGV EPGE) e pós-doutorado na University of Chicago. Participou de programas de treinamento executivo da Sloan School of Management (MIT) e International Institute for Management Development (IMD). É professor afiliado da EPGE (FGV), atuando também como diretor do Centro de Estudos em Crescimento e Desenvolvimento Econômico dessa instituição. Foi diretor na Vale S.A., Banco Central do Brasil, Banco Boavista, Banco Boavista Investimentos e Banco InterAtlântico. Foi membro do Conselho de Administração da Petrobras entre maio de 2015 e abril de 2016, GRU Airport e Invepar, assim como membro do Conselho Diretor da ABRASCA, Diretor da Câmara Americana de Comércio (RJ) e membro do Conselho de Administração do IBEF e do Conselho Curador da FGV. Foi presidente do Instituto Brasileiro de Relações com Investidores, presidente executivo do IBMEC e vice-presidente da Câmara de Comércio Brasil-Canadá. 

Andrea Marques de Almeida

diretora-andrea-marques.jpgAndrea Marques de Almeida é Diretora Executiva de Finanças e Relacionamento com Investidores. É engenheira de produção, com MBA em Finanças pelo IBMEC-RJ e MBA em gestão pela USP, além de cursos de gestão na Wharton School of Finance e na Sloan School of Management - MIT. Atuou na Vale S.A. por 25 anos possuindo ampla experiência nas áreas de Finanças Corporativas, Tesouraria Global e Gerenciamento de Risco. Entre 2015 e 2018 atuou como Chief Financial Officer (CFO) da Vale Canada em Toronto, ocupando mais recentemente o cargo de Gerente Executiva de Tesouraria Global da Vale.

Anelise Lara

Anelise LaraAnelise Lara é diretora executiva de Refino e Gás Natural. Graduada em engenharia química pela Universidade Federal de Minas Gerais, com mestrado em engenharia de petróleo pela Universidade Federal de Ouro Preto e doutorado em Sciences de la Terre pela Université Pierre et Marie Curie, na França. Possui MBA em gestão executiva pelo IBMEC e em gestão empresarial avançada pela COPPEAD. Atua na Petrobras há mais de 30 anos, tendo ocupado diversas funções gerenciais nas áreas de pesquisa, engenharia de reservatórios e desenvolvimento de projetos do pré-sal. Desde maio de 2016 ocupa a função de gerente executiva de Aquisições & Desinvestimentos. Presidiu a Seção Brasil da Society of Petroleum Engineers (SPE), foi membro do board da SPE International até 2017. Atualmente é membro do Comitê de Diversidade do IBP, tendo participado da sua criação em 2018.

Carlos Alberto Pereira de Oliveira

curriculo_diretor_carlos-alberto.jpgCarlos Alberto Pereira de Oliveira é diretor executivo de Exploração e Produção. É graduado em Engenharia Mecânica pelo Instituto Militar de Engenharia e em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem mestrado em Finanças e Análise de Investimentos pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Janeiro. Atua na Petrobras há 38 anos, tendo ocupado diversas funções executivas na área de Exploração e Produção ligadas à alta administração das empresas do Sistema Petrobras.

Eberaldo de Almeida Neto

eberaldo-de-almeida-neto.jpgEberaldo de Almeida Neto é diretor de Assuntos Corporativos. É formado em Engenharia Elétrica pela UFRJ, possui MBA em Gestão Avançada Empresarial pela COPPEAD e cursou o Advanced Management Program pela IESE Business School (University of Navarra - Espanha). Trabalha há 31 anos na Petrobras, onde já ocupou diversas posições gerenciais nas áreas de Exploração e Produção e de Serviços Submarinos e de Contratação. Ocupava o cargo de gerente executivo de Suprimento de Bens e Serviços antes de ser nomeado para a Diretoria Executiva.

Marcelo Zenkner

foto-diretor-marcelo.jpgMarcelo Barbosa de Castro Zenkner é o diretor de Governança e Conformidade. Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), tem especialização em Direito Processual Civil pela Universidade Católica de Petrópolis (UCP), é mestre em Direitos e Garantias Constitucionais Fundamentais pela Faculdade de Direito de Vitória (FDV) e doutor em Direito Público, pela Universidade Nova de Lisboa (FDUNL). Atuou como Promotor de Justiça membro do Ministério Público do Estado do Espirito Santo, onde também foi secretário de Estado de Controle e Transparência. Desde fevereiro de 2019, ocupava o cargo de consultor da Presidência da companhia e era membro do Comitê de Medidas Disciplinares, órgão integrante do Sistema de Integridade, ligado diretamente ao nosso Conselho de Administração.

Nicolás Simone

Diretor Nicolas SimoneNicolás Simone é diretor Executivo de Transformação Digital e Inovação. Engenheiro de software e sistemas pela Universidade O.R.T (Uruguai), tem ampla experiência internacional e conhecimento de tecnologia de informação, transformação digital, cyber security, IA, omnichannel, inovação, vendas, logística, reengenharia de processos, indústria 4.0, entre outros. Ocupou cargos de liderança em grandes empresas e liderou projetos globais transformacionais.

 

Roberto Ardenghy

foto-diretor-ardenghy.jpgRoberto Furian Ardenghy é diretor executivo de Relacionamento Institucional. Ardenghy é bacharel em Direito pela Universidade Federal de Santa Maria e possui pós-graduação em Relações Internacionais e Diplomacia na Academia Diplomática do Instituto Rio Branco e em Economia do Petróleo e Gás pela COPPE, na Universidade Federal do Rio de Janeiro .Diplomata de carreira, durante sua trajetória profissional ocupou vários cargos no Governo Federal em Brasília, na Casa Civil da Presidência da República e nos Ministérios das Relações Exteriores, Justiça, Desenvolvimento, Indústria e Comércio, na Secretaria da Administração Federal e nas Embaixadas do Brasil em Washington e Buenos Aires. Também foi presidente honorário da Câmara de Comércio Brasil-Texas (BRATECC) e cônsul geral adjunto no Consulado Geral do Brasil em Nova York, de maio de 2017 a janeiro de 2019. Desde então, passou a ocupar o cargo de chefe de Gabinete da Presidência da Petrobras, até assumir a diretoria.

Rudimar Andreis Lorenzatto

curriculo_diretor_rudimar.jpgRudimar Andreis Lorenzatto é diretor executivo de Desenvolvimento da Produção & Tecnologia. É graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Maria no Rio Grande do Sul, com MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas e em outras instituições no exterior. Atua na Petrobras há mais de 30 anos, tendo ocupado diversas funções gerenciais nas áreas de construção de poços, operação da produção e sistemas submarinos.