Transparência e Ética

Para garantir que nossa atuação seja sempre orientada pela ética e pela transparência, adotamos mecanismos de monitoramento, fiscalização e prestação de contas. Uma série de códigos e normas estabelece parâmetros para nosso relacionamento com os públicos de interesse.

Nosso Código de Ética e nosso Guia de Conduta incluem temas como o relacionamento com clientes, parceiros e fornecedores, o combate à corrupção e o compromisso de recusarmos apoio e contribuições para campanhas ou partidos políticos de candidatos a cargos eletivos. Cabe à Comissão de Ética orientar, disseminar e promover o cumprimento desses princípios e compromissos.

A Ouvidoria-Geral da Petrobras é o órgão responsável pelo tratamento de reclamações, solicitações de informação, denúncias, pedidos, consultas, opiniões e sugestões de todos os públicos de interesse, de forma confidencial, independente, isenta e acessível. Está vinculada ao Conselho de Administração da Petrobras e acolhe denúncias de caráter anônimo, desde que referentes a questões de natureza contábil, de controles internos ou de auditoria interna e externa. A Ouvidoria interage com as áreas pertinentes, com o objetivo de aprofundar e promover o tratamento das demandas, e contribui para a gestão com recomendações formuladas a partir do conhecimento adquirido no exercício de sua função.

Criamos o Programa Petrobras de Prevenção da Corrupção (PPPC), constituído por ações contínuas de prevenção e combate à fraude, à corrupção e à lavagem de dinheiro, que estão sintetizadas no documento do PPPC, reafirmando nosso compromisso com a transparência e a ética.

Prestamos contas à sociedade por meio do nosso Portal de Transparência e de publicações como o Relatório de Sustentabilidade.

O Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) e o Fale Conosco também recebem manifestações por meio de correio eletrônico interno e externo.

Além disso, discutimos e disseminamos ações de promoção da transparência e combate à corrupção, participando de grupos de trabalho e outras iniciativas, como o Pacto Global da ONU, a Iniciativa de Transparência das Indústrias Extrativistas (Eiti) e o Pacto Empresarial pela Integridade e contra a Corrupção.

Como reconhecimento de nossa atuação, fomos uma das empresas vencedoras do Troféu Transparência 2014, organizado pela Associação dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac), em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras (Fipecafi) e a Serasa Experian.