Cenários

Visões de futuro para um mundo em transformação

A indústria mundial de energia está enfrentando grandes desafios. A demanda segue em expansão em resposta ao crescimento econômico e populacional. E, ao mesmo tempo, o setor necessita realizar medidas mitigadoras que reduzam as emissões associadas ao consumo de energia. Os riscos relacionados à mudança climática intensificaram as demandas por produtos com impacto reduzido sobre as emissões e a inclusão, cada vez maior, de fontes renováveis.

O setor de transportes, principal destino dos produtos da indústria de óleo e gás é uma das mais importantes forças transformadoras nesse cenário, que inclui serviços de transporte baseados em aplicativos digitais, aumento da oferta de veículos elétricos e surgimento dos veículos autônomos, entre outros fatores.

Tudo isso se enquadra em um contexto ainda mais amplo de transformação tecnológica, cujo alcance transcende e conforma a indústria de energia. A convergência de um grupo de tecnologias cujas aplicações crescem exponencialmente vem chamando a atenção de especialistas para uma possível nova revolução industrial.

legenda teste
 

Cenários são visões de mundo, criadas a partir de inúmeras variáveis. Permitem a observação e a análise de situações com potencial de afetar direta ou indiretamente as organizações.

Considerando os futuros possíveis, analisamos fatores com alto grau de impacto sobre a indústria de energia, tendências consolidadas ou incertezas críticas para elaborar o Cenários Petrobras 2040

Cenários Petrobras 2015-2040

 

Principais transformações em curso:

  • Metas de emissão e precificação de carbono;
  • Crescimento da demanda por energia;
  • Novas cadeias de valor e padrões de consumo.
  • Desconexão entre crescimento econômico e energético;
  • Eletrificação do setor de transportes rodoviário;
  • Deslocamento da dinâmica energética para a Ásia.

Todos os cenários apresentam crescimento da demanda de energia. O petróleo perde participação, mas continua como uma fonte relevante. Nos cenários Cardume e Coral, as fontes renováveis protagonizam o atendimento da demanda de energia no mundo.

Os Cenários Petrobras 2040 são o ponto de partida para o nosso processo de planejamento de longo prazo. Constituem um processo vivo e dinâmico de concepção e validação contínua das nossas estratégias e das escolhas apontadas em nosso Plano de Negócios e Gestão 2019-2023. Estamos permanentemente atentos ao ambiente externo e debruçados sobre as ameaças e oportunidades.