Biodiversidade

Reflexo de uma floresta no rio

Parte significativa de nossas atividades é realizada em regiões com alta biodiversidade, em ecossistemas terrestres e aquáticos, localizados em importantes biomas. Para atuar em áreas ecologicamente relevantes, além dos requisitos normativos, atendemos aos critérios de nossos padrões e normas voltados para o conhecimento, a prevenção e a minimização dos riscos e impactos à biodiversidade e aos serviços ecossistêmicos.

Consideramos a biodiversidade no planejamento dos novos projetos e no dia a dia das operações. Por exemplo, o método de furo direcional pode ser mais adequado se necessitamos evitar danos em áreas sensíveis quando instalamos um duto porque sua perfuração é feita abaixo da superfície do solo, sem a necessidade de abertura de valas. Já na recuperação de áreas degradadas por processos erosivos ou por efeito de nossas atividades, nos preocupamos em recuperar a função ecológica das áreas, associando métodos de recuperação ecológica às técnicas de geologia e engenharia.

Para aumentar nossa capacidade e nossa atuação nestes e em outros temas, ampliamos nossos conhecimentos realizando cursos e pesquisas, além de participar de projetos parceiros. É o caso do Projeto Proteus, que nos permite acessar dados mundiais sobre áreas protegidas e espécies.

Em parceria com universidades e centros de pesquisa, desenvolvemos ações para proteção de biodiversidade ou recuperação ambiental, tais como novas metodologias, a recuperação florestal em unidades de conservação, a criação de corredores ecológicos, a proteção de espécies ameaçadas ou raras e o monitoramento de fauna e flora. O projeto de caracterização ambiental da Bacia de Campos, por exemplo, contou com 20 instituições de pesquisa e mais de cem pesquisadores para sistematizar dados sobre aspectos físicos, químicos e biológicos da região. As informações geradas nesses processos permitem o desenvolvimento do conhecimento científico e, até mesmo, de políticas públicas.

Outro exemplo, foi mapeamento de espécies na província petrolífera de Urucu, que reuniu informações que deram origem ao livro Biodiversidade na Província Petrolífera de Urucu.

Apoiamos também inúmeras iniciativas da sociedade civil, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, que têm como objetivo promover ações para a proteção e a recuperação de espécies e habitats, bem como dos usos tradicionais associados, como forma de preservar e conservar a biodiversidade nos ecossistemas terrestres e aquáticos, preservando e ampliando também os produtos e saberes da sociobiodiversidade.