Mudanças no Clima

Capa Mudanças no Clima

Diversos estudos apontam o aumento das emissões de gases de efeito estufa (GEE), associado aos setores de energia e de transporte, como uma das consequências da elevação do consumo de energia, especialmente a partir de combustíveis fósseis. Por isso, estamos empenhados em entender os impactos de nossa atividade sobre as condições climáticas e em aplicar medidas para sua mitigação.

Nossa estratégia se concentra em iniciativas de eficiência energética, melhorias operacionais, pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias, uso de fontes de energia renováveis (principalmente os biocombustíveis) e promoção da utilização eficiente de nossos produtos. Com essas ações, atenuaremos a curva de crescimento das emissões de gases de efeito estufa gerados por nossas operações e nossos produtos, contribuindo para que a expansão de nossos negócios se faça a partir de bases sustentáveis.

Gerenciamento de emissões

Nosso inventário anual de emissões atmosféricas reuniu, em 2013, dados de mais de 15 mil fontes de emissão e é divulgado voluntariamente em publicações próprias e por meio da participação em iniciativas como o Carbon Disclosure Project (CDP) – uma organização independente, sem fins lucrativos, que detém o maior banco de dados global em impacto climático corporativo do mundo. Trata-se de um requerimento coletivo, por meio de questionário anual formulado por investidores institucionais e endereçado às empresas listadas nas principais bolsas de valores do mundo, visando obter a divulgação de informações sobre as políticas corporativas de mudança do clima.

Desde 2002, as emissões da Petrobras são compiladas por meio do Sistema de Gestão de Emissões Atmosféricas (Sigea®), sistema informatizado cujos resultados são submetidos periodicamente à verificação por terceira parte, segundo a norma ISO 14064.

Principais ações mitigadoras e resultados

Nas atividades de exploração e produção obtivemos significativa redução da intensidade de emissão de GEE, com destaque para a diminuição de 11,4% de queima de gás em tocha em 2013. A continuidade do Programa de Otimização do Aproveitamento de Gás Natural (POAG 2015) permitiu o aproveitamento de gás associado em 93% em 2013, superando o desempenho do ano anterior.

Entre nossos programas tecnológicos de P&D, estão o Programa Tecnológico para Mitigação de Mudanças Climáticas (Proclima), que desenvolve soluções para mitigar as emissões de GEE de nossos processos e produtos, o Programa Tecnológico de Gerenciamento do CO2 no Desenvolvimento do Pré-Sal e o Programa Tecnológico de Biocombustíveis.

Por meio do Programa Petrobras Ambiental, também patrocinamos projetos ambientais de conservação da água, fixação de carbono e mitigação de emissões.