Recursos Hídricos

 

Cientes da importância da água, visamos garantir o suprimento de recursos hídricos necessários às nossas atividades e contribuir com sua conservação em nossas áreas de influência, investindo na racionalização do seu uso.

A partir das condições locais de disponibilidade de recursos hídricos, direcionamos ações para minimizar o uso de água em nossas instalações, incluindo a adoção de tecnologias menos intensivas em uso de água, otimizações nos processos de produção e a implantação de tecnologias que permitem o reúso de água em nossas atividades.

Com todas essas iniciativas, obtemos economias significativas. Em 2013, o volume de água que reusamos, por exemplo, foi de 24 bilhões de litros, quantidade suficiente para suprir 11,1% do total da demanda de água doce no período e para abastecer uma cidade de cerca de 600 mil habitantes por um ano. Estimamos que, em 2015, a economia anual seja superior a 35 bilhões de litros de água.

Conheça algumas de nossas ações:

  • Temos iniciativas voltadas ao tratamento de efluentes para reúso em diferentes unidades, especialmente as em implantação na Refinaria Duque de Caxias (Reduc), no Rio de Janeiro, e na Refinaria Abreu e Lima (Rnest), em Pernambuco.
  • Em 2013, começou a funcionar o sistema de reúso da Refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar), no Paraná, com capacidade de produzir até 240 m3 por hora de água dessalinizada, a ser reutilizada para a produção de vapor, gerando uma economia de até 2 milhões de m3 de água por ano.

Patrocínio de projetos

Além das ações em nossas unidades, patrocinamos projetos ligados à gestão de recursos hídricos e à recuperação ou conservação de espécies e ambientes costeiros, marinhos e de água doce, por meio do Programa Petrobras Ambiental e do Programa Petrobras Desenvolvimento & Cidadania.

Um exemplo é o Programa Uma Terra, Duas Águas (P1+2), que vai receber R$ 200 milhões, num período de 12 meses. Em 210 municípios que vivem um intenso período de estiagem, serão construídos 20 mil sistemas de captação e armazenamento de água, que poderão ser utilizados na produção de alimentos, na criação de animais para consumo de subsistência, em trocas solidárias e na comercialização em pequena escala.