Segurança Operacional

D10163_391x235.jpg

Trabalhamos diariamente pensando na segurança de nossos empregados e de nossas operações. Por isso, nos preparamos para riscos, procurando também aperfeiçoar nossa atuação para mitigar os impactos das operações no meio ambiente, na saúde das pessoas e no patrimônio próprio e das comunidades onde estamos instalados.

Para prevenir acidentes, cumprimos normas e adotamos padrões e procedimentos operacionais rigorosos. Somos treinados para operar com segurança e em caso de qualquer dúvida, durante a execução de um procedimento, somos orientados a interrompê-lo imediatamente.

Reforçamos nossas ações de Segurança, Meio Ambiente e Saúde (SMS) com o programa “Compromisso com a Vida”, que tem o foco na prevenção de acidentes e estamos sempre em busca de novas soluções para o controle de riscos. Em nossas áreas de negócio e subsidiárias, implementamos o Plano Vazamento Zero, com ações voltadas à redução dos riscos de vazamento. E em caso de emergências, contamos com Centros de Defesa Ambiental distribuídos por todo Brasil.

Centros de Defesa Ambiental

Para minimizar possíveis impactos no caso de situações de emergência, procuramos tornar mais ágeis e eficazes nossos planos de resposta. Temos uma equipe de profissionais especializados, 12 Centros de Defesa Ambiental, 12 Bases Avançadas e Centros de Resposta à Emergência, distribuídos por todo o Brasil. Além de lanchas, embarcações, equipamentos recolhedores e barreiras de contenção, os Centros de Defesa Ambiental contam com equipamentos de comunicação e veículos que podem ser rapidamente deslocados de forma rodoviária ou aérea. 

Programa Compromisso com a Vida

O programa foi concebido com base na análise dos resultados e avaliações das causas básicas identificadas em acidentes ocorridos nos últimos anos. A iniciativa reforça aspectos como o compromisso da liderança, a capacitação da força de trabalho, fiscalização de serviços contratados, análise de risco de tarefas e instalações, disciplina operacional, conformidade com procedimentos, inspeção e manutenção.

Um dos principais focos do programa é o reforço à implementação dos procedimentos reunidos em 10 Regras de Ouro, que orientam sobre comportamentos e cuidados aplicáveis às atividades operacionais no dia a dia. Sua aplicação sistemática tem o potencial de assegurar a redução consistente do número de acidentes em nossas atividades e operações.