Fomento à Cultura

Uma peça, um livro, um espetáculo de dança, uma obra de arte, um filme... São inúmeras as manifestações culturais que marcam nossa vida e nos ajudam a nos tornarmos cidadãos mais críticos e conscientes. Para nós, apoiar a cultura é uma forma de garantirmos o acesso aos bens culturais e de afirmarmos a identidade brasileira, com toda a sua diversidade étnica e regional.

Desde a década de 80, investimos em ações voltadas para a criação, a circulação e a fruição dos bens culturais, fortalecendo a formação tanto de técnicos como de novas plateias. Exercemos importante papel, por exemplo, na retomada do cinema nacional na década de 90. Patrocinamos também restauros de edificações históricas e ações voltadas para a memória e a reflexão, incluindo iniciativas relativas a acervos materiais e imateriais.

Conheça nossas diretrizes gerais de patrocínio cultural.

Saiba mais sobre nossa atuação na cultura.

Programa Petrobras Cultural

Articulado com as políticas públicas para o setor, o Programa Petrobras Cultural é o principal programa de patrocínios culturais do país. Apoiamos projetos em todas as regiões e de diversos portes, sejam convidados ou contemplados via seleção pública.

As seleções públicas são um processo transparente, que democratiza o acesso às nossas verbas de patrocínio. Para cada área existem diferentes critérios, amplamente divulgados. A análise dos projetos é feita por comissões renovadas a cada edição, formadas por representantes da sociedade civil com importante atuação na sua área.

O Programa tem três linhas de atuação:

  • Produção e Difusão
  • Preservação e Memória
  • Formação/Educação para as Artes

Veja outras informações pelo site do Programa Petrobras Cultural.

Theatro Municipal do Rio de Janeiro - Patrimônio edificado brasileiro

Theatro Municipal do Rio de Janeiro - Patrimônio edificado brasileiro
Theatro Municipal do Rio de Janeiro - Patrimônio edificado brasileiro

O Theatro Municipal do Rio de Janeiro foi inaugurado em 1909 e é a principal casa de espetáculos do país, com três corpos artísticos próprios: um coro, uma orquestra sinfônica e uma companhia de ballet.

No cenário internacional, se destaca como um dos mais relevantes espaços dedicados à música erudita, à dança clássica e ao teatro da América do Sul. Desde 2004, a Petrobras patrocina parte da programação do Theatro, que inclui óperas, balés e o aniversário da Casa, com um dia inteiro de espetáculos gratuitos.

Estreitamos os laços com o Theatro Municipal durante os 18 meses de sua restauração, da qual fomos um dos patrocinadores. Durante esse período, essa bela edificação ficou fechada para o mais amplo e cuidadoso restauro dos seus 101 anos.

Concluído em maio de 2010, esse processo foi responsável pela preservação e manutenção das suas dependências, mas também por sua adequação a novas necessidades, levando em conta sua representatividade histórica, socio-cultural e artística.

Grupo Galpão - Teatro popular

Grupo Galpão - Teatro popular
Grupo Galpão - Teatro popular

Fundado em 1982, o Grupo Galpão tem reafirmado, ao longo da sua história, sua vocação e seu primeiro compromisso: reinventar a vida através da arte, tornando possível ao público vivenciar o teatro como alegria, transformação, crescimento e reflexão sobre o ser humano.

Ao longo dessa jornada, iniciada em Belo Horizonte, o grupo se renovou constantemente, trilhando variadas possibilidades: o teatro na rua e o teatro em espaços fechados; técnicas de distintas escolas dramáticas; o trabalho com diferentes diretores; a arte do circo; o canto e a música ao vivo; os textos clássicos, modernos e criados pelo próprio grupo.

A Petrobras compreendeu a proposta do Galpão em toda sua extensão. Hoje, somos mais do que patrocinadores: somos parceiros atentos, apostando no trabalho artístico do grupo e investindo em uma série de atividades de alcance social e comunitário que eles desenvolvem.