Fomento à Cultura

Uma peça, um livro, um espetáculo de dança, uma obra de arte, um filme... São inúmeras as manifestações culturais que marcam nossa vida e nos ajudam a nos tornarmos cidadãos mais críticos e conscientes. Para nós, apoiar a cultura é uma forma de garantirmos o acesso aos bens culturais e de afirmarmos a identidade brasileira, com toda a sua diversidade étnica e regional.

Desde a década de 80, investimos em ações voltadas para a criação, a circulação e a fruição dos bens culturais, fortalecendo a formação tanto de técnicos como de novas plateias. Exercemos importante papel, por exemplo, na retomada do cinema nacional na década de 90. Patrocinamos também restauros de edificações históricas e ações voltadas para a memória e a reflexão, incluindo iniciativas relativas a acervos materiais e imateriais.

Conheça nossas diretrizes gerais de patrocínio cultural.

Prêmio Petrobras de Cinema

Em 2017, reforçamos nosso apoio à cultura com o lançamento do Prêmio Petrobras de Cinema junto a três festivais icônicos que recebem nosso patrocínio: o Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, o Festival do Rio e a Mostra Internacional de Cinema em São Paulo. De acordo com categorias e critérios pré-estabelecidos, o prêmio contemplará os melhores filmes brasileiros - avaliados pelos juris dos próprios festivais - com contratos para distribuição comercial em salas de cinema.

Ao todo, serão R$ 900 mil para seis longas-metragens, com prêmios nas faixas de R$ 200 mil e R$ 100 mil. Os prêmios de R$ 200 mil vão contemplar a distribuição do filme em pelo menos 15 salas e 5 praças ao longo dos primeiros 90 dias de lançamento comercial. Já os prêmios de R$ 100 mil vão garantir a distribuição em pelo menos 10 salas e três praças ao longo dos primeiros 90 dias de lançamento comercial.

As inscrições dos projetos devem ser feitas diretamente junto aos festivais, que são responsáveis pelo regulamento, pelos processos de seleção e avaliação dos longas metragens, bem como pela divulgação dos vencedores de cada festival. Saiba mais sobre o Prêmio Petrobras de Cinema.

Programa Petrobras Cultural

Articulado com as políticas públicas para o setor, o Programa Petrobras Cultural é o principal programa de patrocínios culturais do país. Apoiamos projetos em todas as regiões e de diversos portes, sejam convidados ou contemplados via seleção pública.

As seleções públicas são um processo transparente, que democratiza o acesso às nossas verbas de patrocínio. Para cada área existem diferentes critérios, amplamente divulgados. A análise dos projetos é feita por comissões renovadas a cada edição, formadas por representantes da sociedade civil com importante atuação na sua área.

O Programa tem três linhas de atuação:

  • Produção e Difusão
  • Preservação e Memória
  • Formação/Educação para as Artes

Veja outras informações pelo site do Programa Petrobras Cultural.

Theatro Municipal do Rio de Janeiro - Patrimônio edificado brasileiro

Theatro Municipal do Rio de Janeiro - Patrimônio edificado brasileiro
Theatro Municipal do Rio de Janeiro - Patrimônio edificado brasileiro

O Theatro Municipal do Rio de Janeiro foi inaugurado em 1909 e é a principal casa de espetáculos do país, com três corpos artísticos próprios: um coro, uma orquestra sinfônica e uma companhia de ballet.

No cenário internacional, se destaca como um dos mais relevantes espaços dedicados à música erudita, à dança clássica e ao teatro da América do Sul. Desde 2004, a Petrobras patrocina parte da programação do Theatro, que inclui óperas, balés e o aniversário da Casa, com um dia inteiro de espetáculos gratuitos.

Estreitamos os laços com o Theatro Municipal durante os 18 meses de sua restauração, da qual fomos um dos patrocinadores. Durante esse período, essa bela edificação ficou fechada para o mais amplo e cuidadoso restauro dos seus 101 anos.

Concluído em maio de 2010, esse processo foi responsável pela preservação e manutenção das suas dependências, mas também por sua adequação a novas necessidades, levando em conta sua representatividade histórica, socio-cultural e artística.

Grupo Galpão - Teatro popular

Grupo Galpão - Teatro popular
Grupo Galpão - Teatro popular

Fundado em 1982, o Grupo Galpão tem reafirmado, ao longo da sua história, sua vocação e seu primeiro compromisso: reinventar a vida através da arte, tornando possível ao público vivenciar o teatro como alegria, transformação, crescimento e reflexão sobre o ser humano.

Ao longo dessa jornada, iniciada em Belo Horizonte, o grupo se renovou constantemente, trilhando variadas possibilidades: o teatro na rua e o teatro em espaços fechados; técnicas de distintas escolas dramáticas; o trabalho com diferentes diretores; a arte do circo; o canto e a música ao vivo; os textos clássicos, modernos e criados pelo próprio grupo.

A Petrobras compreendeu a proposta do Galpão em toda sua extensão. Hoje, somos mais do que patrocinadores: somos parceiros atentos, apostando no trabalho artístico do grupo e investindo em uma série de atividades de alcance social e comunitário que eles desenvolvem.