Relacionamento com as Comunidades

Manter um relacionamento comunitário de longo prazo, baseado no diálogo e na transparência é um dos nossos compromissos.  Para isso, buscamos conhecer a dinâmica das comunidades próximas aos locais onde atuamos, seus atores sociais, assim como desenvolver planos de relacionamento, que são monitorados e avaliados pela Companhia.

As ações desenvolvidas pela Petrobras buscam fomentar o desenvolvimento de parcerias, de forma a alcançar o fortalecimento de vínculos, a atuação em rede e a geração de benefícios mútuos, oportunizando o respeito aos direitos sociais, ambientais, territoriais e culturais das comunidades. São promovidos comitês, reuniões, palestras, visitas e o investimento em programas e projetos socioambientais, em alinhamento com os objetivos dos nossos negócios e contribuindo para a conservação do ambiente e melhoria das condições de vida das comunidades onde atuamos.

No relacionamento com povos indígenas e comunidades tradicionais a Petrobras segue a legislação vigente. No Brasil, observamos o disposto na Política Nacional de Desenvolvimento Sustentável dos Povos e Comunidades Tradicionais (Decreto nº 6040/07) e as Instruções Normativas e Portaria Interministerial de cada órgão gestor responsável, no caso, Fundação Nacional do Índio-FUNAI (www.funai.gov.br), Fundação Cultural Palmares-FCP (www.palmares.gov.br) e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional-IPHAN (www.portal.iphan.gov.br).