Relacionamento com as Comunidades

Manter um relacionamento ético e transparente com as comunidades próximas aos locais onde atuamos é um dos nossos compromissos.  Por isso, avaliamos os possíveis impactos ambientais, sociais e econômicos de nossas atividades e valorizamos o diálogo permanente, promovendo reuniões, fóruns de discussão e estimulando o desenvolvimento da cadeia produtiva das economias locais. Ao conhecer a realidade que nos cerca, podemos respeitar a diversidade e contribuir para a qualidade de vida das comunidades.

O Projeto Ordenamento Costeiro do Arquipélago de Santana, no estado do Rio de Janeiro, é um exemplo bem-sucedido. Construímos soluções conjuntas, com base no conhecimento dos pescadores, e conseguimos organizar o espaço para o uso das áreas marítimas, tanto pela Petrobras como pela comunidade pesqueira.

Temos ainda uma série de iniciativas para as comunidades do entorno das faixas de dutos, terminais e demais instalações, além de ações preventivas na rede de postos e serviços.

Programa Petrobras Agenda 21

A Agenda 21 é uma metodologia que surgiu na Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio 92) para a criação de planos comunitários e locais de desenvolvimento sustentável.

O Programa Petrobras Agenda 21 já funciona em mais de 200 comunidades nas áreas de influência de nossas unidades. Os planos são elaborados pelas próprias comunidades e contam com a participação de outros atores sociais e a mediação de instituições facilitadoras. Promovemos também o Programa Agenda 21 Comperj, que atua nos 14 municípios do entorno do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro.