Trabalhamos para cuidar dos biomas brasileiros
Em 2024, ampliamos nossos investimentos voltados à conservação e restauração florestal de espécies nativas nos biomas brasileiros. Essas iniciativas de soluções baseadas na natureza contribuem para o sequestro de carbono e para evitar emissões de gases de efeito estufa ao mesmo tempo em que geram benefícios sociais e ambientais.
Iniciativa Floresta Viva
A parceria entre Petrobras e BNDES totalizará um investimento de R$ 100 milhões para financiamento de projetos de reflorestamento, por meio de seleção pública e gestão compartilhada. Essa parceria visa não apenas à conservação ambiental, mas também ao estímulo da economia local e à promoção do desenvolvimento sustentável em diferentes regiões do país.
Floresta Viva: editais e projetos
Esses projetos serão implementados em áreas de manguezal e restinga nas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Sul do Brasil, com o objetivo de recuperar mais de 1700 hectares do ecossistema. O edital foi desenvolvido com base no Plano de Ação Nacional para a Conservação das Espécies Ameaçadas e de Importância Socioeconômica do Ecossistema Manguezal.
O segundo edital da iniciativa "Corredores de Biodiversidade" destinará R$ 42 milhões para até nove projetos, com cada um abrangendo uma área mínima de 200 hectares. Focado na criação de corredores em regiões de Cerrado e Pantanal, o edital visa apoiar a restauração ecológica e fortalecer a cadeia produtiva da restauração na região. Os corredores serão distribuídos em estados como Bahia, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, visando a conservação da biodiversidade e o desenvolvimento socioeconômico sustentável.
Ampliaremos os investimentos em projetos de soluções baseadas na natureza especiais que visam contribuir para capacitar organizações da sociedade civil em projetos de carbono e salvaguardas socioambientais em alinhamento com a Política Nacional sobre Mudança do Clima, ao mesmo tempo em que desenvolver uma cadeia de valor em restauração e conservação, gerando resultados socioambientais de referência.
Investimento socioambiental voluntário
Em 2023, esses projetos conservaram ou restauraram cerca de 358 mil hectares e fortaleceram mais de 27 milhões de hectares em áreas protegidas, com cerca de 3 milhões de mudas plantadas, contribuindo para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e em sinergia com políticas públicas como os Planos Nacionais de Conservação das Espécies Ameaçadas de Extinção e a Política Nacional sobre Mudança do Clima.
Conhecer o Programa Petrobras Socioambiental
Ações de reflorestamento
Você pode se interessar por
Faça uma busca:
Sugestões de busca
Mais pesquisados
Preço dos combustíveis
Pré-Sal
Time Petrobras
Escolha um Canal:
Navegue nas Seções:
Acessibilidade
Idioma:
Selecione um idioma: