Link de exemplo
Ícone do botão Button Label
Ícone de carregamento

Polo GasLub Itaboraí

Informações Gerais

Em sintonia com nossa atual estratégia, o antigo Complexo Petroquímico, localizado na região metropolitana do Rio de Janeiro, passa por transformações e agora se chama Polo GasLub Itaboraí.

Novas soluções estão sendo avaliadas para o local. Estamos estudando a construção de uma planta de processamento de lubrificantes, a partir de interligações já existentes de algumas unidades do Polo com a Refinaria de Duque de Caxias (Reduc), permitindo a produção de lubrificantes e combustíveis de alta qualidade a partir de produtos intermediários da refinaria.

O local segue com as obras para concluir a construção do Projeto Integrado Rota 3, que inclui uma Unidade de Processamento de Gás Natural (UPGN) e um gasoduto. Previsto para ser concluído em 2022, o Rota 3 terá capacidade para escoar e processar diariamente 21 milhões de metros cúbicos de gás do pré-sal.


Parque Termelétrico GasLub

O Parque Termelétrico GasLub terá capacidade de gerar 1.867 MW de energia elétrica e será composto pela UTE GasLub I (capacidade de 1.245 MW) e UTE GasLub II (capacidade de 622 MW) e suas respectivas Subestações Elevadoras.

O combustível utilizado será o gás natural (GN) proveniente da Unidade de Processamento de Gás Natural (UPGN) Rota 3 por meio de uma planta de Ciclo Combinado que utiliza turbinas a gás e a vapor. A UPGN Rota 3 está localizada dentro do Polo GasLub próxima a área de instalação do Parque.

O Projeto contará com os sistemas de conexões elétricas dedicados as UTEs I e II com a finalidade de elevar a tensão que sairá das usinas e será composto por um módulo de conexão de transformador e um módulo de entrada da linha de transmissão.  

O Parque Termelétrico terá uma Linha de Transmissão (LT) de 345 kV com extensão aproximada de 10 km que interligará a UTE GasLub II à Subestação existente SE-5140, localizada dentro do Polo GasLub. Esta Subestação, SE-5140, será adequada para a construção de uma nova entrada para a LT 345 kV.

Realizaremos uma Audiência Pública sobre este Empreendimento. Veja as informações sobre como participar abaixo.
 

Contato

Quer saber mais? Temos um canal sempre aberto para ouvir as comunidades. Esclareça dúvidas, envie sugestões e reclamações ao Polo GasLub Itaboraí. Fale com a gente: 0800 7289001 - opcao 9
 

​​​​​​​Localização

​​​​​​​Rodovia Estadual RJ-116 - Km 5,2 - Acesso A-1, s/n, Complemento

Sambaetiba - Zona Urbana do 4º Distrito de Itaboraí - RJ - CEP: 24841-203

Audiência Pública

Confira os documentos e saiba como participar da Audiência Pública do Parque Termoelétrico Gaslub.
Sobre a audiência
Como se inscrever
O que é
Quem participa
Tire suas dúvidas
A Audiência Pública foi realizada dia 14 de agosto de  2024, às 19h no Clube Vera Gol Esporte e Lazer, localizado na Av. Vinte e Dois de Maio, 3428, Outeiro das Pedras em Itaboraí. 

A Audirência Pública realizada pode ser assistida em nosso canal no Youtube, clicando neste link.

Os documentos da Audiência Pública (EIA, RIMA e Publicação no Diário Oficial) podem ser acessados em nosso Portal da Transparência.

Processo de licenciamento ambiental conduzido pelo INEA – Instituto Estadual do Ambiente, sob o número de processo SEI-07-0007/001247/2022.

O INEA obteve delegação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – IBAMA para a condução deste licenciamento ambiental através do Acordo de Cooperação Técnica Nº 39/2023, sob o número de Processo nº 02001.027419/2021-67.”
A Audiência Pública foi realizada em 14/08/2024.
 
 A Audiência Pública é uma reunião aberta à população para divulgação do estudo de impacto ambiental (EIA) e do relatório de Impacto Ambiental (RIMA) de determinado empreendimento. Faz parte de uma das etapas do processo de licenciamento ambiental e é determinada pela Resolução CONEMA nº 35 de 15 de agosto de 2011.

O principal objetivo é incentivar e permitir que as comunidades interessadas e afetadas por um empreendimento a ser licenciado possam conhecer, se informar e ter papel participativo no processo de licenciamento ambiental, além de dar transparência e maior publicidade ao processo de licenciamento.
 
 Participaram da Audiência Pública integrando a Mesa Diretora: um presidente e um secretário, nomeados pela Comissão Estadual de Controle Ambiental (CECA), um integrante do Grupo de Trabalho do Instituto Estadual do Meio Ambiente (INEA), que analisou o EIA, além de convidados como: membros do Ministério Público e outras autoridades de nível federal, estadual e/ou municipal. Em mesa distinta, houve os representantes do empreendedor e da empresa técnica responsável pela elaboração do Estudo de Impacto Ambiental. Eles foram encarregados de expor os principais aspectos do empreendimento e seus impactos.

A plateia (presencial e virtual) foi formada pela população, que pôde se manifestar após a apresentação dos estudos diretamente pelo microfone ou através dos canais disponíveis no dia da audiência. As participações foram coordenadas pela presidência da mesa.
Caso você deseje realizar perguntas ou contribuições para o projeto, até o dia 24/08/2024, utilize os canais de comunicação listados abaixo.

Petrobras
SAC 0800 728 9001 – Opção 9
WhatsApp (21) 96556-0237

CECA - Comissão Estadual de Controle Ambiental
(21) 2334-5905 ou ceca.ambiente@yahoo.com.br

INEA – Instituto Estadual do Ambiente
COOEAM - Coordenadoria de Estudos Ambientais
ceam.inea@gmail.com
Boletins
Boletins do Comperj
Relatórios
Edições
Audiência Pública
Confira as informações sobre a Audiência Pública em nosso Portal da Transparência.

Faça uma busca:

Sugestões de busca

Link do botão
Ícone do botão Exibir mais resultados
Ícone de carregamento

Mais pesquisados

Preço dos combustíveis

Pré-Sal

Time Petrobras





Canais

Idioma

Acessibilidade

Escolha um Canal:

Acessibilidade

Alto-Contraste

Desligado

Ligado

Texto Grande

Desligado

Ligado

Idioma:

Selecione um idioma: