Link de exemplo
Ícone do botão Button Label
Ícone de carregamento

Plano Estratégico: novos movimentos, pés no presente e olhos no futuro

Estamos nos preparando para o futuro. Saiba como em nosso plano estratégico 2024 – 2028+.
Ícone do botão Conheça o PE 24-28+
Ícone de carregamento
Imagem do Banner

Novos Movimentos

Vamos fazer a transição energética de forma gradual, responsável e crescente. Uma transição que seja boa para o planeta e justa para as pessoas.

Estamos expandindo nossos investimentos novas energias, sem abrir mão, de uma hora para outra, da produção de petróleo, ainda necessária para atender a demanda global de energia e financiar a transição energética.

Visão, propósito, valores e direcionadores estratégicos


Nossa visão representa uma síntese do que queremos ser. Nosso propósito, por outro lado, representa a razão da nossa existência. Ambos são apoiados por nossos valores, que representam nosso compromisso com as pessoas, a sociedade, nossos parceiros e acionistas.

Direcionadores Estratégicos

  •  Atenção total às pessoas.
  •  Foco em ativos rentáveis de exploração e produção, com descarbonização crescente.
  •  Ênfase na adequação e aprimoramento do parque de refino.
  •  Busca pela transição energética justa.
  •  Aproveitar as diferentes potencialidades do Brasil.
  • Fortalecer o acesso a mercados e buscar a vanguarda global na transição energética.
Dots icone

Nossa Visão

  • Ser a melhor empresa diversificada e integrada de energia na geração de valor, construindo um mundo mais sustentável, conciliando o foco em óleo e gás com a diversificação em negócios de baixo carbono (inclusive produtos petroquímicos e fertilizantes), sustentabilidade, segurança, respeito ao meio ambiente e atenção total às pessoas.
Dots icone

Nosso Propósito

  • ​​​​​​Prover energia que assegure prosperidade de forma ética, justa, segura e competitiva.​​​​​​​
Dots icone

Nossos Valores

  • Cuidado com as Pessoas: cuidar das pessoas, promovendo diversidade, equidade e inclusão, saúde, bem-estar e segurança física e psicológica.
  •  Integridade: agir com ética, transparência e
    coerência entre discurso e prática.
  • Sustentabilidade: gerar valor para a Companhia e as partes
    interessadas com visão de longo prazo e compromisso com a vida, a transição energética justa, o meio ambiente e a sociedade.
  • Inovação: Construir novos caminhos para a companhia, superando barreiras com colaboração, tecnologia, capacidade técnica e aprendizagem contínua.
  • Comprometimento com a Petrobras e com o país: trabalhar com excelência e propósito em prol do desenvolvimento da Petrobras e do país.

Métricas de topo

No PE 2024-28+ a revisão das métricas de topo considerou o alinhamento ao mercado, as nossas ambições e a importância e aderência aos principais objetivos organizacionais estabelecidos. Assim, as métricas de topo que traduzem e quantificam os principais atributos da visão e fornecem uma orientação mais explícita dos principais objetivos da organização, passou por ajustes pontuais na forma de comunicar as métricas de valor (DELTA VALOR) e de sustentabilidade (ICMA). Adicionalmente, houve a inclusão da métrica da Taxa de Acidentados Graves (TAG), que se junta a métrica da Taxa de Acidentados Registráveis (TAR) no Indicador de Compromisso com a Segurança das Pessoas (ICSP).
​​​​​​​
Continuamos com quatro métricas de topo, sendo que três dessas são utilizadas para remuneração variável de todos os nossos empregados (IAGEE, ICMA e DELTA VALOR). Dessas três métricas, duas são correlacionadas à temática ASG, o indicador de atendimento às metas de gases de efeito estufa (IAGEE) e o indicador de compromisso com o Meio Ambiente (ICMA), que considera o volume vazado de óleo e derivados.
Imagem do Card
1 IAGEE: medido pela média ponderada do IGEE E&P e IGEE REFINO
2 ICMA: indicador de compromisso com o Meio Ambiente
3 ICSP: medido pelo  TAR:Taxa de Acidentados Registráveis e TAG: Taxa de Acidentados Graves

Conheça nossas estratégias de negócio

Com pés no presente e olhos no futuro, estamos nos preparando para o futuro.

Pés no presente, porque a gente sabe a importância de pensar no hoje, investindo na produção do combustível que ajuda o país a seguir em frente, expandindo fronteiras e colocando em prática soluções inovadoras em nossas operações. 

Olhos no futuro, porque nos planejamos para um mundo alinhado ao Acordo de Paris, mais sustentável, em busca da neutralidade das emissões de gases de efeito estufa.

Imagem do Card

Exploração e Produção

mulher de uniforme e capacete e plataforma

Exploração e Produção

  • Maximizar o valor do portfólio com foco em ativos rentáveis, repor as reservas de petróleo e gás inclusive com a exploração de novas fronteiras, aumentar a oferta de gás natural e promover a descarbonização das operações.
Imagem do Card

Refino, transporte e comercialização

homem de uniforme e capacete com refirnaria ao fundo

Refino, Transporte e Comercialização

  • Atuar de forma competitiva e segura, maximizar a captura de valor pela adequação e aprimoramento do nosso parque industrial e da cadeia de abastecimento e logística, buscar a autossuficiência em derivados, com integração vertical, processos mais eficientes, aprimoramento de produtos existentes e desenvolvimento de novos produtos em direção a um mercado de baixo carbono.
Imagem do Card

Gás e energia

Gás & Energia

  • Atuar de forma competitiva e integrada na operação e comercialização de gás e energia, otimizando o portfólio e atuando na inserção de fontes renováveis.
homem de óculos e ilustração de uma árvore

Sustentabilidade​​​​​

  • Atuar em negócios de baixo carbono, diversificando o portfólio de forma rentável e promovendo a perenização da Petrobras.
  • Atuar nos nossos negócios de forma íntegra e sustentável com segurança, buscando emissões decrescentes, promovendo a diversidade e o desenvolvimento social, contribuindo para uma transição energética justa e para a formação de especialistas em sustentabilidade.
  • Inovar para gerar valor para o negócio, suportando a excelência operacional e viabilizando soluções em novas energias e descarbonização.

Conheça nosso posicionamento em ASG

Atuar nos nossos negócios de forma íntegra e sustentável com segurança, buscando emissões decrescentes, promovendo a diversidade e o desenvolvimento social, contribuindo para uma transição energética justa.

posicionamento ASG da Petrobras

Faça uma busca:

Buscar

Sugestões de busca

Link do botão
Ícone do botão Exibir mais resultados
Ícone de carregamento

Mais pesquisados

Preço dos combustíveis

Pré-Sal

Time Petrobras





Canais

Idioma

Acessibilidade

Escolha um Canal:

Acessibilidade

Alto-Contraste

Desligado

Ligado

Texto Grande

Desligado

Ligado

Idioma:

Selecione um idioma: